Adestramento: Quando e Como começar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
petycruz
Registado: segunda jun 28, 2004 12:40 pm

quarta ago 11, 2004 11:03 pm

Oi Gente, sou eu de novo...
Tô com umas duvidas que tenho certeza que vcs poderão me ajudar
Queria saber como ensinar pro meu Rot de 3 meses a fazer suas necessidades no local correto. Ele é macho e dizem que por causa do sexo é mais dificil ensinar esse tipo de coisa... é verdade? Mas mesmo assim é possivel?
A outra coisa é sobre o adestramento, ele ja tomou as 3 doses da vacina e comecei a procurar informações sobre quando e como e ele deve ser adestrado. Uns falam que é só depois de 1 ano, outros que devem ser com 5 meses e outros logo após a tres doses de vacina.. o que devo fazer?
E quanto ao adestramento, é melhor que levem o cachorro durante o período do adestramento ou ele deve ser feito em casa comigo por perto?

Acho que ja escrevir demais... espero que possam me ajudar..
Desde já agradeço a Atenção

Pety Cruz
Ariosto
Membro Júnior
Registado: quinta abr 15, 2004 8:15 pm

sábado ago 14, 2004 7:34 pm

Pety, os ensinamentos básicos de como um cão deve se comportar nesta idade independem dele ser macho ou fêmea, pois sua sexualidade e consequente dominância ainda nao se manifestaram. Cães novos e até os mais velhos costumam fazer suas necessidade logo após as refeições, entao logo apos ele comer leve-o para passear no local que deseja que ele evacue e deixe-o avontade para fazer suas necessidade e depois que ele fizer elogie-o, vc deve fazer isso por umas 6 vezes , se ele for acustumado com jornal melhor (caso ele não tenha o hábito de brincar ou comer o jornal) aí é só vc colocar o jornal do lado oposto da onde ele costuma dormir, cães nunca defecam ou urinan onde dormem ou comem, sempre procuram o lado oposto, a urina não precisa ser limpa de imediato pois vai servir de referencia para a próxima, mas as fezes devem ser retiras de imediato pois eles nao gostam de área sujas de fezes e irá procurar outro lugar. Outro detalhe, é que eles gostam muito de fazer suas necessidade em lugares com terra e grama se vc tiver uma área assim melhor é só levá-lo para esta área toda vez que notar que ele deseja evacuar, faça isso umas 6 vezes e depois ele mesmo vai procurar este local.
Quanto ao adestramento, seu cão deve sair para rua somente depois de tomar a vacina contra raiva. E o adestramento começa de acordo com a individualidade de cada cão, caes mais agressivos pode se começar por volta dos 5 meses, e os mais calmos e brincalhoes recomendo iniciar aos 8 meses, lembro que os rott são caes tardios, amadurecem por volta dos 2 anos, por isso do adestramento começar mais tarde, pois eles podem apresentar problemas nas articulaçoes se forem submetidos a treinamentos muito intensivos quando ainda sao novos, mas nao deixe passar dos 14 meses para começar. E independente do adestramento, começe em casa a introduzir comandos como o "NÃO" toda a vez que ele fizer algo indesejado, e nunca bata no cao, afaste-o com empurrao, ele deve crescer com bastante auto-confianca ou sera um cao medroso pelo resto da vida.

"Um dono justo, honesto, mas irredutível em sua autoridade será o melhor amigo de um rottweiler".
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda ago 30, 2004 5:28 pm

petycruz Escreveu: Oi Gente, sou eu de novo...
Tô com umas duvidas que tenho certeza que vcs poderão me ajudar
Queria saber como ensinar pro meu Rot de 3 meses a fazer suas necessidades no local correto. Ele é macho e dizem que por causa do sexo é mais dificil ensinar esse tipo de coisa... é verdade? Mas mesmo assim é possivel?
A outra coisa é sobre o adestramento, ele ja tomou as 3 doses da vacina e comecei a procurar informações sobre quando e como e ele deve ser adestrado. Uns falam que é só depois de 1 ano, outros que devem ser com 5 meses e outros logo após a tres doses de vacina.. o que devo fazer?
E quanto ao adestramento, é melhor que levem o cachorro durante o período do adestramento ou ele deve ser feito em casa comigo por perto?

Acho que ja escrevir demais... espero que possam me ajudar..
Desde já agradeço a Atenção

Pety Cruz
Na minha opinião, a melhor altura para começar a ensinar um Rottweiler (ou qualquer outro cão) é apartir do momento em que passa a umbreira da porta de entrada!
A mãe do cachorro já começou a ensina-lo ainda antes de ele abrir os olhos, por isso ele é perfeitamente capaz de aprender mal chega a casa.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda ago 30, 2004 11:02 pm

Ariosto Escreveu: Quanto ao adestramento, seu cão deve sair para rua somente depois de tomar a vacina contra raiva. E o adestramento começa de acordo com a individualidade de cada cão, caes mais agressivos pode se começar por volta dos 5 meses, e os mais calmos e brincalhoes recomendo iniciar aos 8 meses, lembro que os rott são caes tardios, amadurecem por volta dos 2 anos, por isso do adestramento começar mais tarde, pois eles podem apresentar problemas nas articulaçoes se forem submetidos a treinamentos muito intensivos quando ainda sao novos, mas nao deixe passar dos 14 meses para começar.
Não é bem a da raiva... a da raiva não faz parte da primo vacinação e é este grupo que após completo protege o cão. Raiva em Portugal já não se verifica.

Em relação ao adestramento, não sei onde viu isso mas está completamente errado. O adestramento deve-se iniciar aos 3 meses ou 4 meses (mas a educação a partir do momento que ele entra em nossa casa) seja qual for o cão, grande ou pequeno, calmo ou nervoso... A partir desta idade quanto mais tempo passa, só dificulta as coisas. E 14 meses... :o Adestrar um cão não causa qualquer problema nas articulações. Obediência não é mondioring.

Resumindo, não deixe passar dos 4 meses para começar.
Ariosto
Membro Júnior
Registado: quinta abr 15, 2004 8:15 pm

segunda set 13, 2004 3:13 pm

Dois adestradores jamais usam os mesmos métodos e tem a mesma opinião, e não acho adequado vc escrever que eu estou COMPLETAMENTE ERRADO, o que posso afirmar é que nenhum de nós dois está COMPLETAMENTE CERTO, possuo em meu curriculum vários cães adestrados e inclusime com troféus em prova de adestramento e com juízes internacionais, e se eu estivesse COMPLETAMENTE ERRADO não teria conquistado nada. 4 meses eu aconselho a ainda estarem recebendo ensinamentos da mãe, convivendo em matilha, adquirindo experiencias junto aos outros cães, isso ajudará bastante na formaçao da CINOLIDADE do cão e contribuirá para um bom adestramento. Educaçao é um coisa e adestramento outra.
Responder

Voltar para “Rottweiler”