Seguros - Para conhecimento de todos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta set 24, 2004 8:00 pm

Junto cópia de carta que enviei por mail à Companhia de Seguros Tranquilidade ( e que vou enviar por correio também):
---------------------------------------------------------------------
Assunto: Apólices xxxxxxx e xxxxxxx – Responsabilidade civil animal

Exmos. Senhores

Venho por este meio manifestar a minha mais profunda indignação perante uma atitude de vossas excelências que considero inadmissível e profundamente lesiva dos meus direitos.
De facto, ainda dentro do período de validade do meu seguro ( que apenas acabava em 14/05/2005) e sem qualquer informação prévia, recebi um aviso adicional para pagamento de um seguro de responsabilidade civil animal que estipula um aumento na ordem dos 400%! Considero isso um abuso da vossa parte, sem qualquer tipo de justificação plausível.

Fui, desde o primeiro momento, um acérrimo defensor de que toda a gente devia ter um seguro de responsabilidade civil para o seu cão independentemente da raça ( ou ausência de raça). A vossa companhia, que sempre valorizei, era a minha sugestão para todas as pessoas que me pediam aconselhamento, seja pessoalmente, seja através da minha página “O Rottweiler em Português” (http://www.rottpt.net) . Tenho a certeza que, graças à minha ‘publicidade’, vários foram os que fizeram seguros de responsabilidade civil animal na Tranquilidade.
Confesso que um dos atractivos, que também divulguei amplamente, foram os vossos preços, ainda para mais que faziam um desconto pelo facto de eu ter dois cães .

Foi com alguma surpresa que no inicio do mês de Setembro, recebi um questionário perguntando qual a raça dos meus cães! Com efeito, na apolice de um deles esteve, desde o primeiro dia, escrito “ Cadela Rottweiler de nome Mara” e na do outro “Responsabilidade Civil – Cão Rott”. Ora, perante isto, parece-me que a raça dos meus cães sempre foi do conhecimento de V. Exas.! Fiquei por isso algo supreendido, com este questionário, porque as raças dos cães não mudam ao longo dos anos!
No entanto, como felizmente não sou ingènuo e tento manter-me actualizado no que se refere à legislação que afecta os meus cães, percebi que isto estaria relacionado com as alterações legislativas introduzidas pelas Portarias 422/2004 e 585/2004, sendo que um aumento do preço do seguro se me afigurou como o cenário seguinte. Fiquei por isso à espera de uma comunicação vossa nesse sentido, o que nunca esperei foi um aumento de 400%!
Embora esperásse um aumento, isso não quer dizer que concordásse com ele. Com efeito, não foi o facto da raça dos meus cães ter passado subitamente a fazer parte da lista de “raças potencialmente perigosas” que os tornou mais perigosos. Eles são precisamente os mesmos que já existiam antes da publicação da “Lista”, e em nada aumentou a sua perigosidade. Bem vistas as coisas, se a preocupação de V. Exas. fosse a justiça e a honestidade perante os vossos Clientes, seria até fácil de concluir que a publicação da actual legislação, e mais concretamente da Portaria 585/2004 até veio diminuir o vosso risco! Com efeito, V. Exas. estão a segurar exactamente os mesmos cães que antes, mas com a Portaria referida vieram a beneficiar de um grande acréscimo de exclusões de responsabilidade .
Concordo que a obrigatoriedade de seguro para as “raças potencialmente perigosas” poderá levar à procura dos vossos serviços por parte de pessoas que possuam cães efectivamente perigosos e de risco, como aliás levaria de todas as outras raças se para elas também o seguro fosse obrigatório. Mas porquê tratar de igual modo estes Clientes novos e desconhecidos e os que já são vossos Cliente há vários anos sem que tenham tido nenhum incidente?
Recordo que os meus cães têm seguro na vossa companhia há vários anos, e não apenas desde a publicação da Legislação que a isso obriga.
Isto deveria dizer-vos alguma coisa a respeito do meu perfil como dono, e o facto de nunca ter accionado nenhum seguro deveria dizer-vos também algo sobre o caracter dos meus cães.

Sinto muito que os anos em que fui vosso cliente não contem e, perante esta desconsideração, é com pesar que vos comunico que vou cancelar as minhas apólices nessa companhia. O mesmo vou aconselhar a todos os que anteriormente havia dado o conselho de vos procurar.

Sem outro assunto, de momento, subscrevo-me
Atentamente
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

domingo out 10, 2004 11:49 am

Olá!!
Falando de seguros! A Liberty faz os seguros. Acho que agora está "ligada" ao Rottweiler Clube de Portugal... Pelo menos acho que fizeram um acordo. Li no site do www.rcp.pt. A liberty também estava na PetFil, como muitos devem ter visto!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Responder

Voltar para “Rottweiler”