Pata traseira

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

sábado ago 14, 2004 8:17 pm

Tenho só uma pequena duvida!
A minha cadela ontem queixou-se da pata... e levei-a não ao vet (porque estava fechado) mas a um senhor que tem um stand debaixo do meu predio, e ele sempre teve cães de grande porte e medio porte...Ora, ele viu as duas patas da cadela e não viu nada que a pudesse machucar, visto que de vez em quando andar a coxear...Mas é raro...Quando lhe toco na pata vem logo pra morder, e quando anda na maluqueira ás vezes magoa-se... Falei também com um criador de boxer's e ele disse-me para massagar a pata com agua com sal...Eu já fiz isso tudo e a pata continua na mesma. Tento que ela não se mecha muito... Também me disseram que ela deve ter dado um geito e agora está dorido, porque ela anda normalmente, só que ás vezes coxeia mas é pouco, pra'i dois passos a coxear e volta ao normal... Se isto continuar vou leva-la ao vet, pior é que vou tar sozinha em casa esta semana que vem e qualquer urgencia vai ser dificil, ainda para mais o vet mais proximo cobra 30e por consulta, acho que não me vai cobrar se lhe pedir para ver a patinha dela... Já lá fui com animais abandonados tiveram direito a consulta e eu não paguei nada pelos tratamentos!!

Mas sobre a pata...digam-me qualquer coisa, ok?
Que será!!??
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Ariosto
Membro Júnior
Registado: quinta abr 15, 2004 8:15 pm

sábado ago 14, 2004 11:29 pm

O crescimento de cães de grande porte é bastante rápido em alguns meses de sua vida, e no rott é muito rápido a partir dos 3 meses, e nesse período tendem a apresentar problemas de articulação de vários tipos, podem ocorrer pequenas lesões temporárias e até osteocondrites ou pior osteocondroses, e ainda existe o problema da displasia. De todo jeito somente um vet que provavelmente irá pedir um raio x, pode avaliar. Vc pode fornecer de imediato um medicamento chamado Artroglican, não tem contra indicações, seu efeito é a longo prazo e é dado para cães de grande porte em fase de crescimento para ajudar na formação das articulações. Isso aconteceu comigo, comecei a dar o Artroglican e mudei a ração para ProPlan large breed e nao mais vi problema, dizem que o rott em certa fase do crescimento apresenta dores de crescimento que dá e passa, não sei se é verdade mas no meu rott deu e passou. Mas evite que sua rott faça esforços como subir e descer escadas, pular, correr muito e fazer brincadeiras de tração. E também evite que ela esteja muito acima do peso, excesso de peso causa sérios problemas para o futuro. Falo por experiencia própria. Temos a errada idéia de que cAo gordo é saudável.
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

domingo ago 22, 2004 12:08 am

Ariosto Obrigada por ter respondido!
Em relação á pata já está normal!!
Estive de ferias... E levei-a comigo. E lá começou a queixar-se da pata da frente o que acabou por passar também...Mas para onde eu fui não havia um vet num raio de 100Km nem eu conhecia nada...Por isso tive o maximo de cuidado para que ela não se magoa-se...Mas ela é bruta em tudo.
Eu ando a dar-lhe calcio por recomendação do vet.E a ração que lhe dou é Royal Canin Junior. A vet disse que ela tá com um optimo peso. Eu neste momento não sei quanto é que ela pesa porque ainda não chegou a altura de ir ao veterinario levar alguma vacina ou outra coisa qualquer. Daqui a uns mesinhos penso leva-la para que seja observada e assim vou vendo se ela está bem...

Fiquem Bem
Catarina Duarte

Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

domingo ago 22, 2004 1:12 pm

Olá outra vez!
Á pouco a minha cadela tava a dormir e fui ver a pata de trás que ultimamente ela tem lambido muito, descobri uma feridinha. Já pus betadine (diluido em agua) para ver se aquilo cicatriza. Já agora a respeito do betadine... tem de ser sempre diluido em agua ou pode ser aplicado directamente??

Obrigada!
Catarina Duarte

Anketa
Registado: quinta fev 24, 2005 2:48 pm

quinta fev 24, 2005 2:59 pm

A minha cadela tb andou a coxear alguns meses, e nós tb pensamos que era apenas magoado, há pouco tempo levamo-la ao vet e tem displasia, se tivesse sido mais cedo poderiamos ter evitado, por isso leva ao veterinário o mais cedo possível.
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 24, 2005 6:51 pm

Olá!
Se reparar na data, ela teve esse feridazinha em Agosto. Mas agora já tá tudo bem... Como por "engano" na Facul. de Med. Vet tiraram raio-x ás ancas da minha cadela, o ortopedista de agora da minha cadela diz que pelo raio-x que tirou antes dá para ver que não tem displasia....

Boa Sorte com a sua e que corra tudo pelo melhor!!
Catarina Duarte

JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quarta mar 09, 2005 9:32 am

[quote=Anketa]
A minha cadela tb andou a coxear alguns meses, e nós tb pensamos que era apenas magoado, há pouco tempo levamo-la ao vet e tem displasia, se tivesse sido mais cedo poderiamos ter evitado, por isso leva ao veterinário o mais cedo possível.
[/quote]

só por curiosidade, pode contar a opinião que lhe deu o vet?

a parte do "evitado" pode suscitar aqui dúvidas que acho devam ser esclarecidas.
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 09, 2005 8:10 pm

Olá!
Pois posso passar a explicar tudo!

Levei-a ao tal ortopedista e o que ela tinha e tem é um problema congénito nos dois joelhos. Um deles já foi operado. Porque a rótula da pata esquerda saia sempre do sitio cada vez que dobrava a pata e ela deixou mesmo de pôr a pata no chão. Agora, depois da operação, e de já terem passado 2 meses de tudo, o mesmo problema no outro joelho apareceu, também devido ao esforço que andou a fazer com a outra pata de trás! Levei-a outra vez ao tal vet, e ele disse que o problema é o mesmo mas num grau muito menor. E que para já também não é aconcelhavel ela fazer outra operação, porque vai cansa-la muito, e não convém andar a levar anestesias gerais assim de pouco em pouco tempo. Ela já conta com duas num espaço de 2 meses. Mas eu posso pôr a rotula no sitio que não fará mal. Só que por agora não é preciso operar, porque não é grave, como a outra era!!

Acho que não me esqueci de nada!
bjs
Catarina Duarte

boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo mar 13, 2005 2:21 pm

Anketa Escreveu: A minha cadela tb andou a coxear alguns meses, e nós tb pensamos que era apenas magoado, há pouco tempo levamo-la ao vet e tem displasia, se tivesse sido mais cedo poderiamos ter evitado, por isso leva ao veterinário o mais cedo possível.
Desculpe mas o " evitado " deve ser uma força de expressão. A displasia é essencialmente de origem genética e nesse sentido só se pode entender o " evitado " não quanto ao apresentar displasia mas sim quanto á minimização dos efeitos da mesma e que passam pelo doseamento de esforço , pela alimentação ou no pelo ambiente em que o cachorro se desenvolve .

Saudações
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo mar 13, 2005 2:35 pm

Catarina1 Escreveu: . Porque a rótula da pata esquerda saia sempre do sitio cada vez que dobrava a pata e ela deixou mesmo de pôr a pata no chão.

bjs
O problema da sua cadela , luxação da patela , é mais comum em cães de raça pequena e trata-se da patela sair do seu lugar o que causa desconforto ao cão não permitindo o alongamente/flexão da perna. Em muitos dos casos a patela acaba por voltar ao lugar por si todavia, nos casos mais graves só com operação . Esta normalmente trata-se de actuar sobre os ligamento do joelho de forma a evitar a " flutuação" da patela e a sua saída do lugar. É evidente que um cão de raça média/grande como o Rott e dado o seu peso sentirá mais o efeito da situação que um de raça pequena.

Saudações
Responder

Voltar para “Rottweiler”