Problemas cardíacos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sábado jul 23, 2005 11:49 pm

Olá!

O motivo que me leva a colocar este post não é muito agradável...
O Nero, o meu Rott que faz agora 7 anos, teve esta manhã uma síncope e por pouco não faleceu :(
Com a excitação de ir à rua e na brincadeira com os meus outros dois cães, coisa que fazem habitualmente todos os dias, deu-lhe uma espécie de ataque e começou a cambalear, acabando por tombar no chão, já amparado por mim, onde se urinou todo e ficou com as mucosas e a língua completamente brancas... Aos poucos foi-se acalmando e acabou por recuperar, pondo-se novamente em pé em poucos minutos, apesar de tremer um pouco e cambalear durante um tempo...
Pouco depois já tinha o ritmo cardíaco normal e o tempo de replecção capilar totalmente recuperado...

O que me admira é que no dia 1 deste mês foi efectuar exames precisamente para despistar eventuais problemas cardíacos e na ecocardiografia aparentemente estava bastante saudável... tanto que o Vet que lhe fez o exame perguntou ao meu Vet assistente porque razão tinha feito o exame áquele cão...
As análises ao sangue e à urina também apresentavam valores normais para a idade dele.

O motivo que me levou a fazer exames de despiste foi precisamente o facto do pai dele, o meu Átila, ter morrido com problemas cardíacos, mais precisamente um hemopericárdio (a membrana que envolve o coração ficava cheia de líquido o que impedia o normal funcionamento do músculo cardíaco), cuja origem nunca se chegou a descobrir...

Queria partilhar convosco esta história, no sentido de saber se alguém já passou pelo mesmo nesta raça. Será que o Rottweiler tem tendência a ter problemas cardíacos?
O Vet que fez a ecocardiografia disse-me que o problema do Átila não seria hereditário...

A única coisa que os Vets me disseram foi para o manter vigiado e calmo e notar algum outro tipo de sintoma, pois para já não havendo mais indícios de nada, nem de insuficiência cardíaca, não adianta estar a medicá-lo...

Estou que nem posso... :o
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jul 24, 2005 12:22 am

<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

domingo jul 24, 2005 1:25 pm

Obrigada Nynf!

Ele hoje tá óptimo e nem parece que lhe aconteceu aquilo ontem...
Tive que o restringir porque o tipo queria andar aos saltos e a correr feito maluco... :?

Os vets saõ de opinião que enquanto ele não aparentar mais sintomas também não adianta medicá-lo pois não há uma causa concreta para o que se passou...

Vamos ver...
Está a família toda em stress por causa do que aconteceu ao pai dele há 3 anos atrás... :o
Responder

Voltar para “Rottweiler”