Tamanho de rottweiler 9 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta abr 13, 2006 10:14 am

quote=SeaLords]
Bullie Escreveu:O estalão do Rottweiler foi alterado pela Alemanha em 1998, julgo eu, e, contudo, segundo entendi, somente a partir do início deste ano, com a entrada em vigor do "novo" regulamento de exposições do CPC , é que à semelhança do que já acontecia há 7 anos nos outros países, é que passa a ser expressamente impedida a participação de exemplares da raça com cauda amputada.
Daí que não foi só agora que a participação de Rotts com caudas cortadas passou a ser expressamente impedida ...
[/quote]

Daí (isto já são daís a mais...) a minha questão:

Desde a alteração do estalão em 98 foram ou não continuamente aceites exemplares com a cauda cortada e foram ou não premiados mesmo contra o estalão? Não estão aqui, agora, em questão a legalidade da amputação, mas sim a legitimidade de se premiar exemplares que vão contra o estalão (neste aspecto específico) e só agora se impedir a sua participação.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

quinta abr 13, 2006 10:24 am

Então porque deixou o CPC continuamente entrarem exemplares em ringue que não cumpriam o regulamento?
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta abr 13, 2006 10:25 am

sergioface Escreveu:
nynf Escreveu:

Caro Sergio, a sua atitude revela muita imaturidade e desconhecimento. os posts que dirigiu á Cindel são de uma infantilidade desnecessária.
Cara Cristina,
Apesar de valorizar imenso neste fórum todas as suas opiniões pois demonstra inequivocamente ser conhecedora da raça queria fazer um pequeno parentesis.
Não lhe reconheço nenhum tipo de confiança para me poder apelidar de infantil e imaturo. Porque além de não me conhecer pessoalmente, não saber a minha idade não me deveria rotular única e exclusivamente através de um conjunto de mensagens presentes neste fórum.
Quanto aos meus conhecimentos também não tem condições para os avaliar. Já que é meu hábito neste fórum, por vezes fazer perguntas para as quais já sem muito bem qual a resposta. E, por vezes, confesso divirto-me com algumas respostas (no mínimo discutiveis) ou com a ausência desesperante de argumentação sustentada por parte de alguns membros deste fórum. Como foi o caso da famosa discussão sobre o corte das caudas.
Para sua informação eu já conhecia muito bem a lei e inclusivé os casos em que esta é omissa ou contraditória. E se, geralmente, sou frontal e sincero nas respostas que aqui dou. Outras vezes, e não são raras, tento ser "cirugicamente" polémico de modo a avaliar o conhecimento das pessoas. E, também, observar atentamente aqueles que facilmente atingem o seu ponto de ruptura. Os quais tendem lentamente a alimentar a sua argumentação com uma "pitada" de agressividade na sua escrita. Veja-se por exemplo quando falei no artigo da revista (já estava a prever o aumento da polémica e algumas reacções pontuais).
Mas eu com esta maneira de agir aqui no fórum nunca, e repito, desrespeitei ninguém.
Todo o conhecimento que possuo da raça Rottweiler resulta do somatório de pesquisa constante e da experiência recolhida junto daqueles que continuam a dedicar a sua vida a tão nobre cão.
E a respeito dos posts dirigidos a Cindelp até lhe posso afirmar sinceramente que tomei uma atitude contrária a minha filosofia. Ou seja após ter sido insultado levei o caso para a brincadeira. Como forma de desanuviar o clima já de si tão "tenso" desta última discussão.
Mais uma vez lhe peço para se abster de juízos de personalidade baseados na leitura de mensagens presentes neste fórum. E, reafirmo, nutro uma admiração especial pela dose de conhecimentos sobre Rott´s que deixa aqui transparecer. Assim como as opiniões proferidas pela Carla e pela Nokita.
Mas como deve compreender não aceito ser apelidado de imaturo e infantil por alguém que não conheço ou não faz parte do meu círculo de convivências.
Espero que a partir de agora este tipo de situações possam ser evitadas. Porque, também, eu já vi que neste fórum uma simples brincadeira pode ter consequências indesejadas.
Em suma visto não querer riscos de vir a ser mal interpretado ou novamente de ser rotulado de algo que não corresponda à verdade, só me resta informar que não mais irei participar neste fórum.
Os meus sinceros cumprimentos para si Cristina.
lol lol

E tudo de bom para todos aqueles que amam o Rottweiler

Sérgio
Caro Sergio,

Ao participar num forum público sujeita-se a que as suas opiniões ou a maneira como as expressa sejam alvo de outras opiniões, quanto á confiança não sei onde a terá visto, uma vez que me dirigi a si correctamente, até cordialmente (como é meu hábito neste forum) e em nenhuma parte do meu texto fui sarcastica, irónica, mal educada ou rude.

Quem revela que está num forum a emitir opiniões ou a fazer perguntas simplesmente para "avaliar" os outros, ou para gerar polémica, tem sem dúvida que saber sujeitar-se ás opiniões que as suas atitudes gerem nos outros participantes.
Note que eu não o apelidei a si de infantil e imaturo, mas sim as mensagens que escreveu. A intenção com que as escreveu não me interessa em nada, mas tem que admitir que, para quem se afirma tão correcto, elas não foram nada correctas raiando o sarcasmo e ironia que, quanto a mim, são de evitar numa discussão que se quer correcta.

Por outro lado não entendo e já agora peço-lhe encarecidamente que me elucide quanto a uma afirmação que faz, diz que
Para sua informação eu já conhecia muito bem a lei e inclusivé os casos em que esta é omissa ou contraditória
Contudo, diga-me o que este seu post leva a crer?:
Psst, psst! Sou Eu... o rídiculo! Lembram-se?
Digam a Cindelp para perder o amor a 3 euros e comprar a revista "Cães E Companhia" de Março.
Digam-lhe para ler um artigo na página 14 (e até à pag 20) sobre manipulações estéticas. Até esclarecem a dita alteração que Portugal assinou...
Sabem uma coisa? A dita revista dá-nos razão total!!!
Mas deixem lá... não adianta insistir...!
Vou confessar-vos um segredo, mas não contem à Cindelp, eu aprendi em pequeno a ler e a interpretar português!
E agora vou-me embora antes que ela apareça e me volte a chamar rídiculo ou pior!
:o :o Pois...na net e num forum somos aquilo que escrevemos, se não somos frontais e verdadeiros (e não estou a dizer que é esse o seu caso, estou apenas a generalizar) arriscamo-nos a passarmos uma imagem que não condiz com a realidade.

Quanto á sua desistência ou participação no forum, isso é algo que só a si lhe diz respeito, pelo que certamente tomará a atitude que a sua consciência lhe ditar.

Agradeço as suas palavras, mas reafirmo que ando aqui é para trocar informações e opiniões e se possível aprender mais ou corrigir algum conhecimento que tenha como certo e que efectivamente esteja errado. Não ando em busca de mais nada que não seja isso. ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta abr 13, 2006 10:40 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 4:20 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta abr 13, 2006 10:53 am

Bullie Escreveu: Daí (isto já são daís a mais...)
Daí, não vem mal ao mundo... 8)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta abr 13, 2006 10:58 am

SeaLords Escreveu: Temos que ir chamar o Canjas para a discussão :D
Se ele estava a ler isto, a esta hora já se lançou da Penha d'Águia e vem por aí num enérgico crawl australiano. :D
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

quinta abr 13, 2006 1:37 pm

Bullie Escreveu: ......................

Se hoje, e desde a alteração do estalão em 98, se "condena" os criadores que optaram por continuar a cortar caudas aos rottweilers, porque é que o clube de raça que deveria lutar pelo respeito e "defesa" do estalão em vigor continuou a permitir a participação desses mesmos exemplares em exposição?
O Clube de Raça não pode impedir a participação dos exemplares de cauda amputada.....não têm autoridade para isso....e o CPC continua a aceitar.
Os juizes que vêem julgar as Especializadas e Monográficas são quase sempre Alemães e quando chegam perguntam:"Como é que vocês fazem aqui com as caudas"....e nós dissemos: " Não fazemos :?, mas julgue conforme está no estalão"....uma vez que o CPC não "pega" nós também não podemos "pegar"..podemos é "priveligiar" quem faz correctamente....e o que está correcto é o que diz o estalão.
Bullie Escreveu: Ou, colocando a questão de uma outra forma, desde 1998, houve algum rottweiler que tenha sido Ch., ou foram todos devidamente "penalizados" em ringue por se apresentarem com a cauda amputada?
Houve, há, e vai continuar a haver.

Bullie Escreveu: Outra questão que se levanta...

No decorrer das minhas conversas com vários entendidos da raça, é-me claro que há um potencial problema nas caudas dos rottweilers ao qual é dada uma grande atenção pelos criadores. Pergunto eu; então até 1998 esse problema era "ignorado"? Se sim, que incidência desse problema haverá neste momento nos exemplares existentes?
O problema não era ignorado, simplesmente não existe por não haver cauda nos cães.
E realmente existem incidências neste momento, porque o estalão diz: Cauda em condição natural, nivelada com a extensão da linha dorsal; à vontade poderá ficar pendurada...
Faltas desqualificativas: cauda vincada, cauda enrolada com um desvio natural acentuado sobre o corpo.

Grandes cães do tempo que era sem cauda, têm filhos com cauda mal inserida............

E agora pergunto eu:
Será que esses mesmo cães se tivessem cauda esta seria correta?! É que talvez não.....e como esse facto é desclassificativo, já não digo nada.

Neste momento o cão é avaliado num todo (com cauda)....e acho muito bem.
Como para alguns criadores a cauda ainda continua a ser um problema...corta-se e fica resolvido.

Por tudo isto é que acho que TODOS os cães deviam ter cauda e deveria ser mesmo proibido cortar.
Não estão todos em pé de igualdade.Se o estalão diz que é com cauda, é com cauda e ponto final...mas infelizmente ainda existe quem crie a raça por criar e por experiencia própria sei que sem cauda se vende mais :?
sergioface
Membro
Registado: domingo mar 19, 2006 9:44 pm

quinta abr 13, 2006 1:59 pm

YY
Última edição por sergioface em sábado abr 15, 2006 10:58 am, editado 1 vez no total.
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

quinta abr 13, 2006 2:17 pm

sergioface Escreveu:
Sérgio

P.S - Até qualquer dia... talvez noutro fórum, quem sabe?
Não consigo perceber porque é que vais deixar de participar no forum :?
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta abr 13, 2006 2:35 pm

cindye Escreveu:Por tudo isto é que acho que TODOS os cães deviam ter cauda e deveria ser mesmo proibido cortar.
Não estão todos em pé de igualdade.Se o estalão diz que é com cauda, é com cauda e ponto final...mas infelizmente ainda existe quem crie a raça por criar e por experiencia própria sei que sem cauda se vende mais
SergioFace Escreveu:Eu quis apenas dizer que quem ler o decreto de lei e depois compará-lo com o estalão da raça e até mesmo com o regulamento do CPC fica em dúvida.
Acho que aqui é que está o cerne da questão, ou melhor... da confusão.

O erro continua, a meu ver, em as pessoas insistirem a comparar ou a colocarem no mesmo patamar o que a lei portuguesa diz, por um lado, e o que o estalão e/ou regulamentos do CPC dizem, por outro.

A que nunca perder de vista que a a lei portuguesa se sobrepõem sempre sobre qualquer outra norma ou regra (como lhe queiram chamar) definida por regulamentação específica para determinados eventos (regulamentos de exposições e Estalão da raça).

A lei é clara quanto à permissão da amputação da cauda. Por seu turno, os regulamentos do CPC são igualmente claros quanto à permissão de admissão de qualquer exemplar com a cauda amputada desde que tal característica seja prevista ou pedida no estalão da raça. Não existe absolutamente nenhum "choque" entre a lei e o regulamento de exposições, no caso do nosso país.

Outra questão, que em nada tem que ver com a lei portuguesa, é a correcta aplicabilidade nas directivas estabelecidas no estalão de cada raça. E é aqui que reside, no caso do Rottweiler, o problema: desde 1998 que o estalão "pede" especificamente a cauda inteira. Contudo, devido ao que eu só posso considerar uma incorrecta interpretação do "quando" e "como" deverá ocorrer a tal sobreposição da lei portuguesa às normas de exposição, há quem se refugie (com a conivência nem que seja por passividade, do CPC) neste pressuposto da prevalência do valor da lei sobre o regulamento para justificar a apresentação de animais de cauda amputada.

Essa sobreposição da lei sobre o regulamento/estalão só se deverá verificar quando ambos são opostos, ou seja, quando o estalão e/ou regulamentos de exposição fossem contra ao estabelecido na lei (p.e. caso Portugal tivesse proíbido a amputação e o estalão o exigisse).

Ora o que se verifica é que na questão da amputação de cauda em concreto, a nossa leí é permissiva (não o proíbe) mas, o estalão não o permite. Neste caso, e uma vez que se trata de uma questão que se insere num determinado contexto próprio (canicultura/exposição) e regulamentada por regras específicas (estalão) e, como o estabelecido nessas regras não viola o disposto na lei logo, é o estalão que serve de "bítola" nesta questão. Isto é, desde 1998 que não é (não deveria) ser permitida a apresentação em ringue (quanto mais a atribuíção de títulos) a exemplares que não cumprissem o disposto no estalão.

Agora, recuperando a minha questão de há pouco, e sabendo que esta é desde sempre a visão do clube da raça, porque não foi possível impedir esta situação. Porque o CPC assim a quis manter? Porque não foi exposta esta ilegalidade (que o é à luz das regulamentações da canicultura) à FCI, entidade máxima nesta questão? Se o foi, qual a sua posição?
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 13, 2006 7:48 pm

Sergio, nem vou comentar porque a sua mensagem é por si mesma explicita.

Boa Pascoa! :lol:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta abr 14, 2006 12:38 am

O estalão 06-04.2000; O ADRK fez o pedido de alteração no corte da cauda ao FCI e foi aprovado. A possível confusão deve-se apenas ao facto de ser proibido na Alemanha essa prática, em Portugal não o é. E o CPC faz que não sabe ou não mas não está a interessar mexer nesse assunto.

Em relação ao tamanho do seu cão; para o caso de ainda estar por aqui.

Tamanho e peso:

Machos
Altura até à cruz, como mínima é 61 até 68 cm ; o ideal 65 a 66cm.
Peso aproximadamente: 50kgr

Cauda: Em condição natural, nivelada com a extensão da linha dorsal; à vontade poderá ficar pendurada.

utilização: cão de companhia, serviço e trabalho.

No que respeita a cauda, felizmente que não está contemplado o corte da cauda, se sair de moda o rottweiler melhor. A lei do país é outro assunto, pode afectar quem corta a cauda e quer ir a expo...Os cães em ringue com cauda natural ou inteira não está a prevaricar nenhuma lei ou regulamento, está em conformidade com o estalão. Mas já foi muito discutido e está muito claro.
As razões dos cortes e amputações como tema, é muito mais controverso. Eu permitia a amputação da cauda se fosse necessário, mas não é. Quem gosta mesmo da raça vai gostar sempre. Eu não sujeito um animal a um mero capricho estético. Também não devemos achar que desde os romanos e os que se seguiram sempre a cortar as caudas que foi só fazer asneira; afinal o resultado do que é o rottweiler hoje. A questão é se hoje se justifica...Está ao critério. No meu caso não se justifica e gosto do rottweiler com ou sem cauda. O meu tem 7 anos praticamente, está cortada. O próximo cão será com cauda natural.

Felizmente que não lhe acontece(como noutras raças) estar no estalão da raça contemplado as orelhas e caudas inteiras e no ringue os cães têm "todos" alterações nas orelhas e nas caudas, os que aparecem naturais sem amputações ficam prejudicados.
Além de outros retoques que lhe dão, parecem a lili caneças em ringue são é mais peludos.
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Rottweiler”