Exactamente Nokyta, tiraste-me as palavras dos dedosnokyta Escreveu: Sergio ninguém está a por em causa ou a denegrir o afixo Alto Cristelo, até porque eu conheço pessoalmente o Ricardo.
Mesmo os pais da sua cadela não tendo displasia a sua pode ter, o que espero que não aconteça, atenção. O qu eu aconselho é que faça o exame na idade aconselhada, até porque quanto mais tarde pior, pois a cadela pode não ter, mas também pode com a idade adquirir e se você poder ter uma classificação de A, não vale a pena arriscar a ter uma B.

Caro Sergio, tenha calma que ninguém aqui denegriu ou acusou ninguém, mas geneticamente continua a ser possível que dois reprodutores grau A tenham uma ninhada em que um ou dois cachorros têm displasia. Isso deve-se a vários factores que ultrapassam por completo a competência do Criador, pelo que muitas das vezes não lhe pode ser imputada culpa intencional do facto, mas sem dúvida que a sua forma de lidar com a situação revelará o seu verdadeiro caractér.
O exame de displasia da anca e cotovelo deve ser feito sempre, independentemente da inexistência de displasia nos parentes directos, bem como é aconselhável fazer o despiste de SAS (um problema cardíaco que afecta já bastantes exemplares) através de um exame cardíaco e seu envio para a OFA, e de taras oculares (mesmo procedimento e envio para a OFA). Dá trabalho mas vale a pena, até ao fim do ano conto conseguir completar os procedimentos todos para obter os graus da OFA.