Desculpem-me a franqueza, mas vou directa ao assunto.
Se é normal?
Se o deixarem rosnar... talvez seja normal.
Pessoalmente acho que não é normal os donos não conseguirem impor limites, e daí o cão rosnar por tudo e por nada, afinal parece que quem manda é ele e não os donos.
Pode ser brincadeira, mas imagine o seu cão adulto nessas condições? Vai assustar qualquer um e o cão afinal de contas esta a brincar, nunca lhe "explicaram" que isso assusta. Espero conseguir fazer-me entender.
Recomendo procurar livros e sites dedicados a raça e se possível escola de treino para
dono e cão.
Algumas pessoas poderão dizer-lhe para ter mão firme, não sou apologista de bater no cão a torto e a direito, de modo algum, uma palmada na hora, uma voz firme e uma
pistola de água são bem mais eficiente.
Por experiência só um dos meus três rotts é que começou a rosnar sem razão aparente, isto já depois dos 2 anos, era um cão muito dominante que uma ou duas vezes procurou desafiar os donos.
Dessa vez que começou a rosnar ensinei-lhe a rosnar só sob comando. Ele rosnava e eu dizia-lhe baixinho ao ouvido
_nome do cão_ rosnarrrrr e lá continuava a rosnar até eu lhe dizer
_nome do cão_ NÂO rosnar, ele parava e dava-lhe um pouco de ração.
Isto durante uma semana, depois foi ensinar os meus pais mais um comando
_nome do cão_ NÂO rosnar, foi rapido, todos aprendemos e deixou de rosnar a toa.
Já agora deixo uma pergunta, sendo ele cachorro, quando dão a refeição ao cão e caso colocam a mão na comida enquanto ele come o que é que acontece?
Mostra-me o teu cão e saberei quem és. (Henri de Montherlant.)