leoa_nova_ Escreveu:Alimentos humedecidos não posso evitar, tenho mesmo que os dar humedecidos em óleo de milho, por causa do pêlo dela, água, ela bebe litros a qualquer altura, mas não acho que a água seja um factor para a torção de estômago, afinal só 10% da água bebida após refeições fica retida no estômago, a restante vai directamente para o intestino...
Sei que a torção do estômago, é causada por um "desentendimento" entre movimentos peristálticos, devido ao grande volume de um estômago cheio, ou seja imaginem movimentos fortes em sentidos contrários, torce qualquer um.
O problema não é alimentos humedecido, mas apenas a
ração humedecida...já expliquei que é devido às características da ração que aumenta de volume umas 3 x, e devido à sua textura esponjosa depois de humedecida, fica cheia de ar e água.
No estômago também não será o problema da água, mas sim porque provoca um aumento rápido do volume da ração ingerida. Se a dose da ração é grande e não for repartida pelo menos em duas vezes, imagina-se o "peso" da ração, com água, ração e o ar que é ingerido rapidamente com a sofreguidão quando estão famintos e, toda aquela ansiedade a comer, nem mastigam; "aspiram".
No entanto, eu não deixo de ter a água disponível após as refeições, porque ele tem sempre água à disposição e come 2 vezes ao dia, às vezes 3.
No caso do animal, ser mais hiperactivo, ansiosos ou comem por competição porque estão junto de outros animais... comem com muita sofreguidão, a forma melhor e mais segura é mesmo dividir a comida por pelo menos 2 x ao dia.