Tamanho de rottweiler 9 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

quarta abr 12, 2006 8:54 pm

[quote=CindelP]

[quote=PapaBixos]sealords...o relatório não é para provar que foi uma amputação para beneficio do animal...apenas para certificar que foi um Vet. que a fez...visto ser uma intervenção que so pode ser feita por um vet.
Isto dito pela Doutora responsavel pelo departamento de Saude e Bem-estar animal da DGV .[/quote]

Ainda a bater no ceguinho ? Que parte não percebeu? Não acha que se fosse preciso uma declaração, essa mesma vinha referenciada no decreto de lei?

[/quote]

Que parte é que ainda não percebeu??
A lei diz que a amputação é legal mas tem que ser efectuada por um Médico veterinário...como prova que foi um Vet. a fazê-lo, se lho perguntarem...??
Mais uma vez..pegue no telefone e pergunte à DGV
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 12, 2006 9:12 pm

PapaBixos Escreveu:Que parte é que ainda não percebeu??
A lei diz que a amputação é legal mas tem que ser efectuada por um Médico veterinário...como prova que foi um Vet. a fazê-lo, se lho perguntarem...??
Mais uma vez..pegue no telefone e pergunte à DGV
Oh crominho,

Qualquer intervenção cirurgica, que é como é classificado o corte de caudas, tem que ser feito por um medico veterinario.

E os veterinarios não têm que passar declarações nenhumas, afinal estão cumprindo a lei. Tão simples quanto isso!

De resto, como a Searlods referiu:
E não é o detentor que tem que provar que o corte foi feito por veterinário, é a DGV, e a OMV, que tem que apanhar quem faz exercício ilegal da profissão.

:roll:

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

quarta abr 12, 2006 9:18 pm

CindelP:

Chame os nomes que quiser aos outros..por mim fico-me por aqui!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 12, 2006 9:20 pm

cindye Escreveu:Para mim é estranho sim....não acho assim tão extraordinário o facto de, de um momento para o outro, se deixar de cortar as caudas.
Porque não?!
Até ficam mais bonitos na minha opinião

Agora o que eu acho é que um criador que se digne não deve cortar a cauda.
E acho uma barbaridade este justificar o corte com o motivo do mesmo não ser proibido.
Acima de tudo cumprir o estalão.....se criam uma raça, crumpam-no.....ou criam só por criar?!...Se não respeitam a raça/estalão!!
Boas Carla,

Percebo e respeito a 100% este ponto de vista.

No entanto não tenho essa visão.

Sinceramente, se eu fosse uma criadora de rotts, que vejo as raças de uma forma muito purista, não aceitaria de bom tom a mudança do estalão.
Primeiro porque acho que a função do estalão é manter a raça original - e originalmente a cauda era amputada
Segundo, porque não há nenhuma razão logica para proibir a amputação da cauda - excepto as politicas, mas essas não me dizem nada.

A raça foi-me apresentada assim, portanto porque hei-de mudar?

O mais provavel das duas uma, ou continuava mesmo a cortar, continuando o meu "trabalho", mantendo-me fiel ao estalão e à raça original, ou então afastaria-me.

Desta perspectiva é que entendo quem continua a cortar a cauda aos seus rotts.

É claro que em Portugal, julgando pelas outras raças que conheço melhor, só se corta para vender melhor ou por outras razões menos eticas. Mas isto são comportamentos que não interessam a ninguem.

Bom, mas isto só para explicar melhor a minha visão e posição sobre este assunto ;)

Melhores cumprimentos,
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

quarta abr 12, 2006 9:50 pm

Infelizmente, também existe mais procura de Rottweilers com cauda amputada.
Eu não corto as caudas nem que me peçam, prefiro não vender ;)
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

quarta abr 12, 2006 10:05 pm

CindelP Escreveu:
Mas já agora, que até acredito que a Susana fale do que não sabe, deixo-lhe aqui um pequeno movie (se jantou à pouco tempo, não veja, senao vomita com tanto sangue) : http://www.cdb.org/video/docking%20_broadband.wmv

Nanci
Nanci, agora quem se precipitou não fui eu...há aqui uma qualquer falta de comunicação. Eu quando referi os criadores que cortavam caudas e que não era à dentada, era precisamente a este método que me estava a referir. Como vê, sabia muito bem do que falava;).

É que independentemente se eu ser ou não a favor do corte de caudas, este é o método que acho mais eficaz e com menos sofrimento para os cachorros. O ter respondido da maneira que respondi, foi tão somente para calar quem não sabe do que fala...estamos esclarecidas? ;)
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta abr 12, 2006 11:00 pm

Cindye, não vi o que a Nanci escreveu quando eu disse "Exactamente", ou ainda não reparou que isto anda tudo trocado? O "Exactamente" para si era para responder ao facto que não havia mais discussão, não me estava a referir à Lei! Mais valia você não ter dito nada! Quanto àquilo do Fabarm, ia realmente perguntar, mas ele adiantou-se. E?? Não se preocupe que tenho as minhas opiniões bem concisas.
Joana
Última edição por JoanaElectra em quinta abr 13, 2006 12:06 am, editado 2 vezes no total.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta abr 12, 2006 11:08 pm

Esse método do vídeo também eu já conhecia! Acha que eu, como detentora de um Dobermann com a cauda amputada e pessoa interessada na raça não conhece esse método? Fique sabendo que esse método é muito frequente entre bons criadores e veterinários... Mais não digo, porque o fórum não é o sítio indicado para isso... Há quem tire elacções do que aqui se escreve...por dizer que acho melhor que se faça num vet não quer dizer que desconheça que há criadores que fazem as coisas bem feitas...
Joana
Última edição por JoanaElectra em quinta abr 13, 2006 12:04 am, editado 1 vez no total.
sergioface
Membro
Registado: domingo mar 19, 2006 9:44 pm

quarta abr 12, 2006 11:46 pm

[

PO
Última edição por sergioface em sábado abr 15, 2006 10:56 am, editado 1 vez no total.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta abr 13, 2006 8:50 am

Gostei de ver! Imagem
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta abr 13, 2006 9:04 am

Desculpem lá estar a meter a minha colherada mas, até tenho seguido com atenção este tópico e surge-me aqui uma dúvida.

O estalão do Rottweiler foi alterado pela Alemanha em 1998, julgo eu, e, contudo, segundo entendi, somente a partir do início deste ano, com a entrada em vigor do "novo" regulamento de exposições do CPC, é que à semelhança do que já acontecia há 7 anos nos outros países, é que passa a ser expressamente impedida a participação de exemplares da raça com cauda amputada. Isto levanta-me uma outra questão (e atenção que isto não constítui critica mas sim uma dúvida legítima)

Se hoje, e desde a alteração do estalão em 98, se "condena" os criadores que optaram por continuar a cortar caudas aos rottweilers, porque é que o clube de raça que deveria lutar pelo respeito e "defesa" do estalão em vigor continuou a permitir a participação desses mesmos exemplares em exposição? Ou, colocando a questão de uma outra forma, desde 1998, houve algum rottweiler que tenha sido Ch., ou foram todos devidamente "penalizados" em ringue por se apresentarem com a cauda amputada?

Outra questão que se levanta...

No decorrer das minhas conversas com vários entendidos da raça, é-me claro que há um potencial problema nas caudas dos rottweilers ao qual é dada uma grande atenção pelos criadores. Pergunto eu; então até 1998 esse problema era "ignorado"? Se sim, que incidência desse problema haverá neste momento nos exemplares existentes?
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta abr 13, 2006 9:44 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 4:20 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 13, 2006 9:51 am

CindelP Escreveu:
Agora pergunto eu, um criador que se iniciou na criação à mais de 20 anos, em que a sua imagem de rott perfeito, era um cão que tivesse a cauda amputada.
Eu confesso, se fosse criadora de rott ou de dobermanns, não deixaria de cortar. E minha ideia de um dobermann é de um cão, que entre outros aspectos, tem as orelhas e a cauda amputada. Recusava-me a aceitar a mudança de um estalão por razões meramente politicas!
Assim sendo, será tão estranho, que se continue a cortar?
Olá Nanci ;)

Na minha opinião um Criador tem que se sujeitar ao estalão da sua raça. Por isso existe o estalão (concorde-se com tudo que nele consta ou não), caso contrário cada criador criaria a sua visão particular da raça, e iriamos ter uma série de cães morfologicamente diferentes.

No caso especifico do Rottweiler eu vejo o corte não como estético mas sim como funcional, daí ter dito algures lá para trás que não teria problema nenhum em amputar a cauda a um dos meus Rotts (fosse com que idade fosse) caso esse cão fizesse guarda civil ou fosse cão boiadeiro - ainda não perdi as esperanças de um dia colocar um cão meu a desempenhar esse trabalho! - e mantenho o que disse.

Sinceramente? Eu gosto do Rottweiler com cauda, mas também gosto dele sem cauda. O que me leva a gostar desta raça nada tem a ver com a cauda, tem mais a ver com a cabeça, ou melhor, o que está (ou deveria estar) dentro daquelas cabeças excepcionais que por acaso estão presas a um corpo que se enquadra na minha idealização do cão perfeito. 8) Mas entendo perfeitamente a Nanci, se calhar se o estalão fosse alterado noutra coisa qualquer eu provavelmente passaria a criar só para mim...

Quanto á crueldade do corte... (here we go again)
não humanizem os cães. Não passem sentimentos/sensações/fraquezas/medos humanos para os cães. Eles são bem mais superiores que nós no que toca a resistência e capacidade fisica (e até mental :D se em comparação com algumas pessoas).

O corte da cauda feito ao 3º dia de vida é trivial para o cachorro. Nem sangue deita, nem faz ferida, nem o cachorro sse lembra do que aconteceu no segundo imediato ao corte.
O corte da cauda feito mais tarde é uma intervenção cirurgica banal que se feita por um veterinário como deve ser não acarreta qualquer sofrimento ou trauma para o animal. Eu tive que acertar a cauda mal amputada de uma das minhas cadelas, e depois disso já recomendei esse procedimento em outros casos e assisti ao mesmo...

Espante-se mas nunca vi um animal combalido por cauda disso. A anestesia é muito leve, o corte leva 1 minuto a ser feito (é com um alicate próprio), não há sangue praticamente nenhum pois é feito com um garrote, os pontos são dados rapidamente e preferencialmente são duplos (internos com linha absorvivel e externos). É tudo desinfectado, durante uma semana o animal faz um antiinflamatório (já há alternativas 100% naturais para quem seja picuinhas com quimicos como eu :P ) e depois tira os pontos, e está feito. O cão quando acorda completamente da anestesia anda uma hora a espreitar para o traseiro para ver o que lhe aconteceu e depois segue a sua vidinha.

Não há crueldade nenhuma.
Para mim crueldade é abandoná-los, é tratá-los mal, é bater-lhes, é fechá-los num canil, é desprezá-los, ou utilizá-los como fonte de rendimento...isso sim é crueldade.

Mas isto é a minha opinião, baseada na minha experiência (que é pouca em termos de tempo, mas muito intensa e vivida a 100% como alguns sabem), e vale o que vale.

Contudo, gostava de saber o que fariam caso o estalão não tivesse sido alterado e o corte da cauda continuasse a fazer parte do estalão? Deixavam de criar? Continuavam e cortavam a cauda? E o factor crueldade? :?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta abr 13, 2006 9:55 am

SeaLords Escreveu:
Bullie Escreveu: O estalão do Rottweiler foi alterado pela Alemanha em 1998, julgo eu, e, contudo, segundo entendi, somente a partir do início deste ano, com a entrada em vigor do "novo" regulamento de exposições do CPC, é que à semelhança do que já acontecia há 7 anos nos outros países, é que passa a ser expressamente impedida a participação de exemplares da raça com cauda amputada. Isto levanta-me uma outra questão (e atenção que isto não constítui critica mas sim uma dúvida legítima)
Porque é que estão sempre a falar do "novo" regulamento de exposições do CPC? Eu possuo todos os Regulamentos de Exposições desde 1987 (já são uns 4) e em TODOS eles existe o tal artigo das operações não permitidas pelo estalão blá blá. Será que posso concluir que antes de o Regulamento ser escarrapachado na net nunca ninguém tinha tido a iniciativa de chegar ao balcão do CPC e comprar o dito Regulamento para conhecer as regras do jogo e simplesmente apareciam de páraquedas nas exposições? :roll:
Daí o "novo" entre aspas...
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta abr 13, 2006 10:01 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 4:19 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Responder

Voltar para “Rottweiler”