Melhores Rottweilers em Portugal
Moderador: quino
-
- Membro
- Registado: domingo mar 19, 2006 9:44 pm
Caro Mdogster,
A forista Nokita não me deu "ordem" nenhuma!!! Apenas, e muito bem, aconselhou-me.
Considero que foi infeliz na consideração que fez a esta forista.
Um pedido de desculpas públicas ficava-lhe bem... dava-lhe um ar respeitador e elegante para com uma menina.
Neste fórum existem 2 tipos de pessoas intervenientes:
Os conhecedores que geralmente sabem daquilo que estão a falar sobre Rottweiler's ( Carla, Cristina e a Xana, por exemplo...)
Os mete-nojo que são uma "espécie" pelos vistos em crescimento descontrolado neste fórum.
A forista Nokita não me deu "ordem" nenhuma!!! Apenas, e muito bem, aconselhou-me.
Considero que foi infeliz na consideração que fez a esta forista.
Um pedido de desculpas públicas ficava-lhe bem... dava-lhe um ar respeitador e elegante para com uma menina.
Neste fórum existem 2 tipos de pessoas intervenientes:
Os conhecedores que geralmente sabem daquilo que estão a falar sobre Rottweiler's ( Carla, Cristina e a Xana, por exemplo...)
Os mete-nojo que são uma "espécie" pelos vistos em crescimento descontrolado neste fórum.
Sérgio,
O Mdogster não estava a criticar o que a Xana disse.......ele estava apenas a ser irónico
Concordo com o que foi dito de se tentar continuar com o tema do forum.
O Mdogster não estava a criticar o que a Xana disse.......ele estava apenas a ser irónico

Concordo com o que foi dito de se tentar continuar com o tema do forum.
Vou tentar manter o bom diálogo que se pretendia neste tópico e apesar de ir fugir um pouco ao assunto inicial, mas pretendia falar desta situação.
Sem querer chamar para aqui os cães seja de quem for, apenas conversar de uma situação que acontece. A displasia!!!!! Não me referindo aos cães de ninguém ..apenas e só, à displasia dos cães em geral.
Da minha parte nem se colocaria a hipótese de fazer sequer
uma "experiencia"(?!).
Eu acho que já com grau C se deve ter o máximo de cuidado, quanto mais com grau D e por ai fora!!!!!!!!!
Sem querer chamar para aqui os cães seja de quem for, apenas conversar de uma situação que acontece. A displasia!!!!! Não me referindo aos cães de ninguém ..apenas e só, à displasia dos cães em geral.
Um cão/cadela de grau D ou superior nunca deve ser cruzado....CindelP Escreveu:
Sinceramente acho que seria mais interessante saber se essa cadela alguma vez deu cachorros displasicos (e em que %) e se esse mesmo cão alguma vez deu cachorros com caracter problematico.
nanci
uma "experiencia"(?!).
Eu acho que já com grau C se deve ter o máximo de cuidado, quanto mais com grau D e por ai fora!!!!!!!!!
-
- Membro
Concordo.
Deveria ser criado uma espécie de regulamento no CPC para não permitir a utilização de reprodutores com D. Era muito conveniente constar no LOP o grau de displasia.
Assim, não haveria "enganos"...
Sérgio
Deveria ser criado uma espécie de regulamento no CPC para não permitir a utilização de reprodutores com D. Era muito conveniente constar no LOP o grau de displasia.
Sérgio
Boas,cindye Escreveu:
Um cão/cadela de grau D ou superior nunca deve ser cruzado....
uma "experiencia"(?!).
Quantos e quandos cães A são filhos de progenitores D/E e quantos cães E/D são filhos de progenitores A/B?
E quantos cães são classificados com D devido a algum acidente em jovens ...
Sinceramente a mim não me choca nada a utilização de cães com grau D e grau E, desde que justificados - exemplares acima da média, em determinados cruzamentos.
E isto sem falar em displasias assintomáticas ...
Nestes caso, como o referido da Nokyta, acho muito mais "interessante" realmente saber a qualidade dos "produtos", do que mandar larachas para o ar ...
E porque não se deveria permitir exemplares com grau D ? E porque se permitir com grau C ?Concordo.
E já agora, o grau de displasia pode ser anexa ao LOP pelo CPC ...
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Pois....ai está a grande questão....CindelP Escreveu: ..........
Quantos e quandos cães A são filhos de progenitores D/E e quantos cães E/D são filhos de progenitores A/B?
.........
............
Não hà ninguem que possa responder à sua questão e infelizmente porque ninguem pode garantir que foi "algum acidente em jovens" simplesmente porque talvez 80% dos cães utilizados em reprodução nos ultimos 10 ou 15 anos em Portugal nem exames de displasia fizeram....
Por isso é tambem dificil para não dizer impossivel responder à sua primeira questão de cães A darem C ou D ou o contrário...simplesmente não sabemos o que temos para trás....infelizmente é essa a nossa realidade....razão mais do que suficiente para nos obrigar a começar a seleccionar de uma vez os nossos reprodutores....
Lógicamente que não seria de todo impossivel utilizar um cão de grau D se as suas qualidades fossem de grande vantagem para a raça desde que tivessemos dados crediveis de que não haveria de todo problemas de displasia em todos os seus antepassados e ai sim chegar à conclusão de que teria sido algum problema isolado nesse individuo...
Mas como é impossivel alguem poder garantir isso neste momento e na maioria dos exemplares em Portugal e na maioria dos Paises do mundo....é melhor jogar pelo seguro..!!!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
- Contacto:
E haveria necessidade de se recorrer a esse exemplar, sabendo que, existem outros com qualidade idêntica ou até melhor com a vantagem de serem A ou até B?Lógicamente que não seria de todo impossivel utilizar um cão de grau D se as suas qualidades fossem de grande vantagem para a raça desde que tivessemos dados crediveis de que não haveria de todo problemas de displasia em todos os seus antepassados e ai sim chegar à conclusão de que teria sido algum problema isolado nesse individuo...
É que de facto eu ouço (leio) muitas vezes esse tipo de intervenção. Realmente até poderia concordar se o exemplar tivesse algo de fenomenal, estupendo, mas mesmo assim, valeria a pena correr esse risco? claro que se não houvesse outro "caminho", ok, tudo bem, mas a questão aqui é que se calhar até há, ou estarei enganado...

Claro que, como referi teria de ser um cão com grandes qualidades e que fossem de extrema necessidade para a raça....Mas sempre com uma base de informação que afastasse qualquer tipo de problemas semelhantes nos seus antepassados (todos)...ou seja...provaria que éra um caso isolado e que as provabilidades de ser um problema genético éra muito reduzida ou quase nula...
Mas mesmo assim teria de ser um exemplar acima da média...
Mas atenção que este é apenas o meu ponto de vista em relação a este assunto...
Mas mesmo assim teria de ser um exemplar acima da média...
Mas atenção que este é apenas o meu ponto de vista em relação a este assunto...

-
- Membro
Ou seja, em resumo...
É sempre preferível e seguro não utilizar exemplares com grau D?
É sempre preferível e seguro não utilizar exemplares com grau D?
Boas ,quino Escreveu:Pois....ai está a grande questão....CindelP Escreveu: ..........
.........
............
Não hà ninguem que possa responder à sua questão e infelizmente porque ninguem pode garantir que foi "algum acidente em jovens" simplesmente porque talvez 80% dos cães utilizados em reprodução nos ultimos 10 ou 15 anos em Portugal nem exames de displasia fizeram....
Por isso é tambem dificil para não dizer impossivel responder à sua primeira questão de cães A darem C ou D ou o contrário...simplesmente não sabemos o que temos para trás....infelizmente é essa a nossa realidade....razão mais do que suficiente para nos obrigar a começar a seleccionar de uma vez os nossos reprodutores....
Lógicamente que não seria de todo impossivel utilizar um cão de grau D se as suas qualidades fossem de grande vantagem para a raça desde que tivessemos dados crediveis de que não haveria de todo problemas de displasia em todos os seus antepassados e ai sim chegar à conclusão de que teria sido algum problema isolado nesse individuo...
Mas como é impossivel alguem poder garantir isso neste momento e na maioria dos exemplares em Portugal e na maioria dos Paises do mundo....é melhor jogar pelo seguro..!!!![]()
Não discordo de maneira nenhuma.
A criação para mim não é linear, e a HD muito menos.
Claro que a responsabilidade do criador é realmente melhorar a raça e os seus "produtos", de tal forma de usar exemplares com taras geneticas de forma leviana está fora de questão.
Agora, num caso de excepção e com forma justificada, digo sempre problemas nenhuns: não tinha problema nenhum em utilizar um D ou E, independentemente do seus antecendentes. Desde que não seja gravemente sintomatica, é claro - não passa pela cabeça de ninguem cruzar uma cadela que nem consiga andar/correr,né?
Porquê? Porque como referi anterior há exemplares muito bons que não devem ser colocados de parte apenas por causa de uma displasia grave, até porque não há garantias de que cruzamente isentos, os cachorros saiam isentos.
Segundo, e para suportar, há certas raças que simplesmente não se podem dar ao luxo de perder um exemplar BOM por causa de uma displasia - falando, por exemplo, de algumas raças portuguesas que têm efectivos fracos.
Por estas e por outras é que achei descabido escreverem que uma cadela com grau D não devia criar (mas isto ja é tipico da nokyta, se precipitar, como no topico das caudas

E diga-se de passagem, penso que um criador deve ser julgado pelos seus "produtos" e não necessariamente pela maneira que os cria. (tendo sempre, a permissa, de respeito pelos cães).
Afinal, há muitas maneiras de pintar um quadro

VitorN Escreveu:E haveria necessidade de se recorrer a esse exemplar, sabendo que, existem outros com qualidade idêntica ou até melhor com a vantagem de serem A ou até B?
Como referi, há raças raças que têm efectivos demasiado fracos para se deitar fora um bom exemplar.
Isto, sem falar, na imprevisibilidade da displasia ...
Mas como referi, acho que este processo (de usar caes D ou E) deve ser pontual e com justa causa.
E porque D e não C, por essa ordem de ideias?sergioface Escreveu:É sempre preferível e seguro não utilizar exemplares com grau D?
Novamente, é claro que isto das displasias era em grande parte evitado se os cães trabalhassem :p
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro
Perdoem a minha humilde opinião.
Mas defendo a teoria de que se cada vez mais os criadores nacionais forem criteriosos na escolha dos reprodutores baseados TAMBÉM na displasia só assim se pode eliminar ou pelo menos diminuir este "flagelo". Porque perante o que li neste tópico parece que o facto de um determinado exemplar ter ou não displasia é apenas um pormenor de pouca importância... E não deveria ser assim.
Deixo aqui uma pergunta:
Quantos de vocês comprariam um cachorro sem conhecer o grau de displasia dos progenitores ou se soubessem que AMBOS possuiam D?
(eu por mim respondo já: Nem pensar!
Mas defendo a teoria de que se cada vez mais os criadores nacionais forem criteriosos na escolha dos reprodutores baseados TAMBÉM na displasia só assim se pode eliminar ou pelo menos diminuir este "flagelo". Porque perante o que li neste tópico parece que o facto de um determinado exemplar ter ou não displasia é apenas um pormenor de pouca importância... E não deveria ser assim.
Deixo aqui uma pergunta:
Quantos de vocês comprariam um cachorro sem conhecer o grau de displasia dos progenitores ou se soubessem que AMBOS possuiam D?
(eu por mim respondo já: Nem pensar!
Olá Nanci
Como já foi dito pelo quino cada qual tem um ponto de vista que deve ser respeitado porque somos livres de ter as nossas opiniões.
Mas gosto de ver que tem um ponto de vista que para si está bem fundamentado embora vá contra o trabalho que tem sido feito por maioria dos criadores mundiais da raça Rottweiler e não só.
Mas deve seguir a sua linha de pensamento porque assim a posterior poderemos ver os resultados dos seus "PRODUTOS" e com as ideias diferentes das suas os resultados nos cachorros derivados desse trabalho.
Obrigado
Como já foi dito pelo quino cada qual tem um ponto de vista que deve ser respeitado porque somos livres de ter as nossas opiniões.
Mas gosto de ver que tem um ponto de vista que para si está bem fundamentado embora vá contra o trabalho que tem sido feito por maioria dos criadores mundiais da raça Rottweiler e não só.
Mas deve seguir a sua linha de pensamento porque assim a posterior poderemos ver os resultados dos seus "PRODUTOS" e com as ideias diferentes das suas os resultados nos cachorros derivados desse trabalho.
Obrigado
Mas caro sergioface,sergioface Escreveu: Perdoem a minha humilde opinião.
Deixo aqui uma pergunta
(eu por mim respondo já Nem pensar!
Continua sem explicar porque razão, na sua optica, é aceitavel utilizar reprodutores com anca C e nunca com anca D
Caro Zork,Zork Escreveu:Olá Nanci
Obrigado
Cá estamos para ver.
Mas tambem lhe digo, a nivel de displasia, felizmente cá em casa estamos bem, de tal forma, que a esses "resultados" (cruzamentoscom D e E) no que toca a esse aspecto, não os haverá tão cedo

Mas já que entramos um pouco no campo pessoal, posso tambem acrescentar que caso algum dia ache por bem utilizar um D ou E, os cachorros só sairam de cá de casa após o pennhip feito. Isto para mim, é a postura correcta de alguém que decide correr os riscos.
Por isso é que afirmei "julguemos pelos "produtos" .
Nanci