prognatismo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
catarinogomes
Membro Júnior
Registado: sábado dez 06, 2003 10:55 pm

quarta dez 10, 2003 8:04 pm

Alguém me sabe dizer o contrário de prognatismo e o porquê de existirem varios cães, desta raça, ora com um ora com o outro defeito :(
PedroG
Membro
Registado: quinta ago 28, 2003 3:46 pm

quinta dez 11, 2003 9:17 pm

Eu penso que esta questão lhe pode ser esclarecida melhor por do veterinário. Nas opções deste quadro verde do lado esquerdo pode encontrar: "Pergunte Veterinário"

««««--------
««««--------
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta dez 12, 2003 5:31 pm

Ora viva,
O contrário de prognatismo é enogmatismo, mas também é correcto dizer-se prognatismo superior e prognatismo inferior.
Não existem mais cães da raça Rottweiler com prognatismo ou enogmatismo que em muitas outras. E a razão de existirem exemplares desta raça com este defeito é a mesma de existirem seres humanos com esta mesma característica....é uma questão genética que se manifesta pontualmente em alguns exemplares que têm esta falta na ascendência (mais ou menos recente).
Existem vários tipos de mordida ( posição da dentição) e em algumas raças, como por exemplo o Bulldog, o prognatismo faz mesmo parte da morfologia correcta do cão. Não é uma "doença", mas sim e apena uma forma de colocação dos dentes uns sobre os outros que nalgumas raças é definida no estalão como sendo de uma forma e noutras raças de outra. No caso do Rottweiler as mordida correcta é 'em tesoura', o que quer dizer que os dentes de cima fecham `sobre os debaixo ( colocados SOBRE estes, á frente mas perfeitamente encostados). O prognatismo, superior ou inferior, é uma falta desqualificativa.

Cumprimentos
Paulo C.
catarinogomes
Membro Júnior
Registado: sábado dez 06, 2003 10:55 pm

sábado dez 13, 2003 1:50 pm

Obrigado pelos esclarecimentos. Um abraço :p
cana_de_acucar
Membro Júnior
Registado: sexta dez 12, 2003 1:16 pm

sábado dez 13, 2003 8:50 pm

Eu tirei medicina dentaria antes de tirar medicina, e não sei se para os animais é o mesmo...

Normalmente em Med Dentaria o prognatismo refere se a quando ha uma desproporção entre o tamanho maxilar e mandibular, em que ha um avanço da mandibula em relação ao maxilar. Chama se uma Classe III esqueletica.

Agora pode ser por dimensao anormal de um ou dos dois maxilares.

Pode haver alteracao da posição tambem dos maxilares.

Tambem e importante saber a oclusao . Pode haver uma alteracao esqueletica grave, mas a oclusao ser estavel.

Se tiverem perguntas mais especificas pode ser que eu saiba ajudar, mas nao se esquecam que o que sei e para pessoas! lol
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 14, 2003 8:25 pm

A explicação do Pauloc está óptima :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
cana_de_acucar
Membro Júnior
Registado: sexta dez 12, 2003 1:16 pm

segunda dez 15, 2003 12:03 am

CasadeAnaval Escreveu: A explicação do Pauloc está óptima :)
Concordo plenamente caro user... ;)
Responder

Voltar para “Rottweiler”