Artigo de um jornal: ...animais perigosos...particularmente da raça rottweiller e cães de fila bras.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

SoniaWild
Membro
Registado: quarta jun 19, 2002 12:45 pm
Contacto:

sábado mai 22, 2004 8:24 pm

Mais uma vez o rottweiler é vitima do nosso jornalismo!

No "notícias de ourém" edição de 14 de maio de 2004, logo na pagina 2, vem um artigo sobre a identificação obrigatória de cães. Até aí tudo bem, esclarece a que animais se destina, as datas e locais onde o veterinário se deslocará para passar a identificar os cães. Uma campanha positiva. E também do ponto de vista económico.

MAS, há sempre um mas, num dos parágrafos vem:
"O veterinário municipal, António Pereira revelou ao Notícias de Ourém que existem, no concelho, diversos animais na situação apresentada. Para além dos cães de caça, há ainda animais considerados perigosos como cães de guarda e/ou companhia, particularmente da raça rottweiller mas também cães de fila brasileiros."

Imagem
Podem espreitar o artigo completo no meu site:
http://homepage.mac.com/soniawild/PhotoAlbum37.html
(clicar várias vezes na imagem até obter o tamanho real)

1º - Animais perigosos!! Ou animais potencialmente perigosos?
2º - Particularmente da raça rottweiller mas também cães de fila brasileiros. - Estou com a sensação de que no concelho de Ourém só há problemas com duas raças de cães!
3º - Fiquei confusa, Rottweiler ou rottweiller com dois L's como vem no artigo? :o
4º - Querem saber qual é o cão na imagem que vem a acompanhar o artigo? Pois claro, um Rott.

Já agora se alguém quiser os contactos do jornal e da câmara municipal de ourém aqui ficam:

Câmara Municipal de Ourém
Email: [email protected]

Notícias de Ourém - Semanário Regionalista
Fax: 249541287
Email: [email protected]
Mostra-me o teu cão e saberei quem és. (Henri de Montherlant.)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mai 25, 2004 7:46 am

Olá,
Ourém não é afinal diferente do resto do país....e do mundo ;) Infelizmente, em todo o lado a raça é vitima deste estigma devido à intolerância, à incompreensão, ao desconhecimento e à ignorância.
Eu neste caso não chamaria a isto sensacionalismo jornalístico, mas sim e apenas chamaria ignorância.
Mais triste fico é quando um profissional de saúde animal como é um veterinário faz uma afirmação destas! Ainda por cima sendo o veterinário municipal, dependerão dele no futuro muitas decisões de 'vida ou morte' em relação a situações que envolvam cães desta raça......está-se mesmo a ver que com a 'cabeça feita' desta maneira para onde é que as avaliações dele vão pender!!!

Abraços
Paulo C.

P.S. - Esta raça é originária da cidade de Rottweil na Alemanha, daí chamarem-se Rottweilers. Se quiser saber mais sobre a história da raça vá a http://www.rottpt.net
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta jul 02, 2004 3:36 pm

Sinceramente eu não percebo qual é o problemas das pessoas com filas brasileiros!!!! Nunca estiveram perto de um por certo!
Os rotts eu até entendo, com essa canalhada que anda para aí a criar cães para lutas e que passeiam na rua com aquela pose de macho com os cães forçados a terem um comportamento agressivo...
Depois abandonam os cães e lógico um animal, abandonado, maltratado, faminto, não será um animal muito meigo, estão á espera de quê??

Será que não percebem que os problemas surgem devido aos maus donos dos cães???
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jul 02, 2004 4:30 pm

Olá,
A discriminação de raças de cães, usada para definir as 'raças potencialmente perigosas' é injusta. Não se pode classificar um cão como mais ou menos perigoso apenas por ser da raça X ou da raça Y. A perigosidade varia de individuo para individo e existe em todas as raças. Assim, estar a dizer que um Rottweiler é mais perigoso que um Pastor Alemão ou vice-versa é um perfeito absurdo. Estipular deveres e obrigações específicas para os donos de cães da raça X ou Y apenas porque são dessa raça é perfeitamente discriminativo e incompreensível! Tentar compreender quais as razões que estiveram por trás da escolha das raças que fazem parte da 'Lista' de raças 'potencialmente perigosas' é um enorme mistério que até agora ninguém conseguiu perceber os critérios que estiveram na base da escolha!!

Por tudo isto, não podemos cair no mesmo erro dos estúpidos politicos que aprovaram estas Leis e dizer que o Fila é menos perigoso que um Rottweiler ou o contrário! O Fila que o Jordan conhece é calmo, mas outros haverá que são menos calmos, e nos Rottweilers há a mesma coisa....uns calmos e outros menos calmos. Não podemos classificar como 'mais perigosa' uma raça ou outra, mas apenas o exemplar A ou B! O "Boby" é perigoso, o "Joli" não é...e mais nada! ;)

Cumprimentos
Paulo C.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda jul 05, 2004 11:57 am

Os Filas e Rotts que conheci são todos calmos porque os donos são pessoas que entendem e percebem da raça, percebem de cães e têm gosto em assumir uma responsabilidade e souberam educá-los e socializá-los. Nunca tive problemas quer com uns quer com outros!

Já noutro tópico referi que o único incidente que tive com um cão foi com um filhote de Dálmata (5/6 meses) que mordeu-me na perna e não largava (era eu ainda adolescente)! Vocês estão a ver a cena hilariante, eu após ter convivido com Mastins, Dobermann, PA, PBelgas, Filas... ser atacada, derrubada no chão com uma cria de Dálmata agarrada á perna?
:lol: O cão era de uma amiga minha, que graças a deus sabia educar cães e nunca mais voltou o mesmo a suceder!

Todos os cães são perigosos se forem tratados por pessoas perigosas!

Desculpem a fraca comparação, mas é como os carros, são inofensivos enquanto não se senta uma besta ou alguém mal preparado e instruído atrás do volante!
Os cães são seres vivos guidados por instintos, mesmo os mais bem treinados, têm sempre sua personalidade própria e características; por isso é fundamental a quem quer ter um cão, familiarizar-se bem com a raça do cão e conhecer bem o animal que tem à sua responsabilidade, para ir colmatando certas "falhas".
Só uma pessoa responsável é que pode assumir um compromisso de vida destes!

Muitos hoje só querem um cão para andar a desfilar na rua e chamarem a atenção!

Ainda no outro dia vi uma "tia" na rua com um boxer (1/ 1,5 anos) muita maluco aos pulos e com cada puxão na trela e a "Tia" era:
"... não faça isso! Tens que ficar aqui, tás a ver..." Meu Deus o cão tinha um ar 3 vezes mais inteligente que ela!
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

quinta out 07, 2004 3:17 pm

Este Sr Veterinario mostrou claramente a sua posição "politica", mas tambem a sua "simpatia" com os cães (escondida) !! :evil:

So lhe digo uma coisa : "mude de profissão, e va trabalhar para um talho, Sr Doutor !!" :evil: :evil:

Até,
nunobird
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 1:30 pm

sexta out 15, 2004 10:29 pm

Não vejo qual o espanto.

Os donos destas raças de cães, sabem perfeitamente o pontencial do cão que adquirem, e se é pontencialmente perigoso ou perigoso, a mim tanto faz, quando passo por um cão deste na rua não sei nem ninguém sabe se estamos a passar ao pé de um cão perigoso ou por um cão que felizmente tem uns donos responsáveis.

Por isso não simpatizo minimamente com a raça. E tem de respeitar que muitas pessoas tenham ideias iguais à minha. E concordo com todas e mais algumas restrições à comercialização, posse e criação destas raças.
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

sábado out 16, 2004 10:54 am

Olá

Realmente o NUNOBIRD tem razão, quando se cruza na rua com alguém que se passeia com uma destas "feras" ele não sabe se o cão é ou não perigoso ou se o dono é ou não responsável.

Mas, uma coisa também é verdade, quando eu me cruzo com alguém na rua, COM OU SEM CÃO, também não sei se essa pessoa é ou não perigosa ou se é ou não responsavel por crimes bem mais graves.

Senhor NUNOBIRD, embora respeite a sua opinão, deixe-me apenas relembrar-lhe alguns FACTOS, ocorridos durante a ultima semana.

Morreram nas estradas Portuguesas devido a acidentes de viação mais de 10 pessoas, sendo que estes acidentes foram causados por outras pessoas.

Foram cometido mais de 20 crimes contra a integridade fisica, crimes estes praticados por pessoas.

Foram detidos mais 2 supostos pedofilos, estes pedófilos eram pessoas.

A PJ desmantelou mais uma rede que operava em Portugal e que lesou o estado e a nós Portugueses que fazemos descontos, em milhões de contos, para o efeito utilizavem empresas ficticias. Esta rede era exclusivamente constituida por pessoas.

Muitos outros crimes foram cometidos durante a ultima semana e estou certo que muito teria de escrever para lhe poder relatar todos os factos ocorridos e todos eles envolvendo pessoas.

Finalizando,

Na ultima semana não ocorreu nenhum ataque a pessoas levado a cabo por Rottweillers ou qualquer outro Cão da famosa lista de Raças potencialmente perigosas.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
nunobird
Membro

domingo out 17, 2004 11:08 pm

Está a ver já bastam as pessoas!! Era só o que faltava que esses cães provocassem 10 ou 20 incidentes por semana.

Não defendam o indefensável.
Budgerigar
Membro Veterano

segunda out 18, 2004 8:56 am

Senhor NUNOBIRD

Tenho por hábito respeitar todas as opiniões, independentemente dessas opiniões serem ou não contrárias ás minhas.

Como tal, aceito as suas razões e a sua opinião. Mas sinceramente existe uma coisa que eu não consigo entender.

Repare bem, estas são as suas palavras:

POR ISSO NÃO SIMPATIZO MINIMAMENTE COM A RAÇA. E TEM DE RESPEITAR QUE MUITAS PESSOAS TENHAM IDEIAS IGUAIS Á MINHA. E CONCORDO COM TODAS E MAIS ALGUMAS RESTRIÇÕES À COMERCIALIZAÇÃO, POSSE E CRIAÇÃO DESTAS RAÇAS.

Depois de ler isto só posso concluir o seguinte:

Para alguém que não simpatiza minimamente com a raça e que tem ao seu dispor uma série de fóruns interessantissimos onde participar, mas que escolhe o fórum Rottweiler, só tem um objectivo.

DIZER MAL.

Só um conselho:

Quando quiser dizer mal de alguma coisa, no minimo tente conhecê-la primeiro ( esta é apenas um regra de bom senso e de boa edicação, também )
nunobird
Membro

segunda out 18, 2004 12:11 pm

Se calhar é por conhecer e saber das características da espécie é opino as minhas ideias.

Espero com elas sensibilizar as pessoas que consultam este fórum, e que andam a pensar comprar um cão que não comprem estes tipos de cães.

Caso tenha conseguido demover uma pessoa, já obtive uma grande vitória.

Se existem cães que sendo tão bons ou melhores cães de companhia porquê optar por um que é potencialmente perigoso.
Budgerigar
Membro Veterano

segunda out 18, 2004 12:58 pm

Senhor NUNOBIRD

Acho muito bem que continue a sua cruzada, só tenho pena que essa cruzada tenha apenas como objectivo a busca constante do conflito, por outro lado, tem também uma vertente de TOTAL desconhecimento dos assuntos que aborda.

Não é dificil perceber o que disse, basta para o efeito consultar todas as suas mensagens e logo se entende o motivo que o leva a dizer o que diz.

Afinal o NUNOBIRD, entrou no fórum do Furão só para fazer criticas e dizer mal;

Entrou no fórum dos Encontros e Eventos para fazer criticas á Petfil;

Entrou no fórum das aves e deu conselhos que provaram o seu TOTAL DESCONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO;

Criou e continua a criar conflitos nos fóruns em que participa;

Criticou quem apanhou do chão um Pintassilgo, mas quis para si uns Verdelhões que também haviam caido do ninho, dizendo que os mesmos não se adaptariam mais á liberdade;

Criticou quem disse que criava galinhas e patos para comer, e auto intitulou-se criador. Sabe o que é ser criador ????

Ser criador é trabalhar em prol de uma espécie e não é só reproduzi-la, é sobretudo melhorá-la e mantê-la dentro dos parmetros definidos;

É criador mas vai ao fórum dos Periquitos fazer perguntas absurdas;

Conseguiu fazer com que participantes dos fóruns se agredissem verbalmente e depois colocou-se da lado a observar;

Teve a coragem de dizer a pessoas que participam nos fóruns da Arca há muito tempo, que ali não era o lugar deles;

Mais,

Tem a coragem de vir ao fórum do Rottweiler, fórum que supostamente é frequentado por amantes e admiradores desta raça, para a tentar denegrir.

Nem vou sequer dar-me ao trabalho de lhe dirigir mais uma palavra, pois eu não vivo de conflitos e respeito muito TODOS os animais, bem como as pessoas que os respeitam a eles e você não é certamente uma delas.

Por isso, embora alguns digam que é o que se dá aos cães ( mas eles não merecem ) o que lhe vou dar a si é DESPREZO.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda out 18, 2004 3:14 pm

Muito bem dito!
nunobird
Membro

segunda out 18, 2004 3:26 pm

EXIJO-LHE EDUCAÇÃO!!!

Absurdo deve ser o senhor, não sabe trocar ideias, não tem cultura democrática, parte logo para a acusação, é pena estes fóruns estarem cheio de incultos.

O senhor tem instintos de pidesco, o fascismo não sei se sabe mas já acabou.
nunobird
Membro

segunda out 18, 2004 10:55 pm

Caro Amigo Budagerigay

Anda muito mal informado, afinal ao que parece houve infelizmente este Sábado um incidente com um rott.

"Cão ataca mulher em Aveiro", o cão fez realmente um estrago considerável na senhora, e mais o cão mordeu ainda outra senhora no braço, e que é um animal que anda à solta na rua.

Se calhar, para estar caladinho o cão em causa será seu?

Ouvi dizer por aí que teve ou tem uma cadela um pouco mal educada!!!
Responder

Voltar para “Rottweiler”