Oi Gente,
é o primeiro forum que abro mais sempre acompanho as discurssões de vcs e acredito que podem me ajudar em como agir com meu cão. Ele tem apenas 2 meses de idade e ja estar comigo desde 45 dias. Sempre que dou comida pra ele acaraciva-o e mexia na comida e ele nada fazia, mas fui fazer o mesmo agora e ele rosnou, quando o repreendi ele tentou avançar em mim e continuou rosnando. Bate m seu fucinho e o advertir, mas ele continuou rosnando, então tirei a comida.. não sei se estou fazendo o certo, e estou com medo de não conseguir impor respeito!
Espero que possam me ajudar
Abraços
Pety
Meu Rott Rosnou pra Mim
Moderador: quino
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta abr 15, 2004 8:15 pm
Sua ação foi correta, calma vc vai conseguir até pq ele ainda está com 2 meses, procure colocar a comida e só deixe-o comer após sua autorização, segure-o e coloque a comida e diga "fica" quando ele parar de empurrar e olhar para vc durante uns 2 segundos diga "Ok"e deixe-o comer fique colocando a mão na comida, se ele rosnar tire-a imediatamente espere um pouco e repita tudo de novo, espere ele terminar de comer e coloque um pouco mais de ração com a mão assim ele vai aliar sua mão a mais comida e vai gostar, outra coisa que pode ser feita é dar a comida aos poucos e na palma de sua mão. Este comportamento deve ser intimidade logo no inicio, se ele for agressivo tb seja, ele entende isso como lei da defesa, vc é o chefe, e decide se ele deve comer e quando deve comer, cães não guardam rancor, após isso ele não vai ficar magoado, não se preocupe, e devem respeitar o lider e vc deve saber ser o lider. Qualquer coisa me escreva.
Bom, o treino é continuo, e se vc deixar de mexer na comida durante algum tempo é natural que ele tenha esse comportamento, se por contrário faz sempre que o alimente e ele rosnou agora também é natural, faz parte do extinto de sobrevivência, mas não há coisa mais feia do que ver um cão posssessivo com a comida. O melhor e imobiliza-lo antes de lhe dar a refeição, deixa-lo comer e voltar a tentar. toda a atitude agressiva para consigo deve ser desencorajada, mas se lhe tiver de 2bater mesmo" não o faça no focinho, prefira uma palmada valente, pois um dia mais tarde quando o acariciar na cara pode ter reacções menos felizes. 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Só queria esclarecer, porque algumas pessoas poderão não entender corretamente, que 'tire-a imediatamente' não é a mão, mas sim a comida.diga "Ok"e deixe-o comer fique colocando a mão na comida, se ele rosnar tire-a imediatamente espere um pouco e repita tudo de novo, espere ele terminar de comer e coloque um pouco mais de ração
O melhor de tudo é fazer o cão compreender que mexer na comida dele é uma coisa normal. Não é para lhe roubar comida, não é para competir, não é para o castigar. Um dos previlégios do chefe de matilha é comer antes dos outros e decidir quando os outros podem comer. Se quer manter essa posição, é assim que deve fazer com que o cão o veja.O melhor e imobiliza-lo antes de lhe dar a refeição, deixa-lo comer e voltar a tentar. toda a atitude agressiva para consigo deve ser desencorajada, mas se lhe tiver de 2bater mesmo" não o faça no focinho, prefira uma palmada valente, pois um dia mais tarde quando o acariciar na cara pode ter reacções menos felizes
O cão não pode rornar-lhe quando come ou quando você lhe mexer na comida e esta é a idade ideal para você lhe ensinar isso, porque quando ele tiver mais de 50 kilos isso é impossível.
Pode dar-lhe uma palmada no focinho, um abanão no cachaço ou um berro bem dado, mas o importante é que ele pare imediatamente de rosnar. O ideal, é associar, ao que quer que faça, um comando de 'Larga' ou algo assim no genero, para mais tarde poder bastar dizer isto.
Se você estiver a comer, nunca partilhe com o seu cão. Acabe você de comer e só lhe dê comida a ele depois.[/quote]
Obrigado pelas respostas e esclarecimentos!
Agora sei que o que ele fez não é tão anormal e que issonão significa que seja um cão dominante.. pois assim que o adquir coloquei-o com a barriga para cima e ele nada fez, assim acreditei que fosse um cão não dominante, espero qu não esteja errada!
Abraços
Pety
Agora sei que o que ele fez não é tão anormal e que issonão significa que seja um cão dominante.. pois assim que o adquir coloquei-o com a barriga para cima e ele nada fez, assim acreditei que fosse um cão não dominante, espero qu não esteja errada!
Abraços
Pety
Por falar em "má educação", fikei também intrigada quando hoje, a minha kirah rosnou e me tentou morder! Imaginem, porque a mandei para a rua! Pois foi! Tão bem comportadinha... deixa mexer na comida, obedece ao senta, sabe o significado da palavra não, e hoje agiu desta maneira. fiquei sem reacção, pois não percebi bem a situação, é um hábito eu a mandar para a rua e ela obedecer (com muitas limitações mas vai obedecendo a esta ordem). Bom ela faz 6 meses dia 11, será que está a desafiar a minha autoridade? De resto ela obedece logo á primeira, mas hoje é ke foi! 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Na minha adolescência acompanhei muitos treinamentos de cães, PAs, P Belgas, Filas, Galgos, Mastim, Dálmatas... e lembro-me de um amigo que gastava imenso tempo com os cães dele para eles não rosnarem, morderem ou terem um mau comportamento qd lhes retirava a comida, e ele fazia como vocês indicam, com a particularidade que a única vez que teve que dar uma palmadinha num foi numa Pastor Belga que era mesmo bera!! Nem o Fila lhe deu tanto trabalho como aquela cadela!!
O que dizem aqui é válido para qualquer cão, muitas vezes tomei conta de cães (grds e pqns, raça, sem raça) qd seus donos iam de férias e nunca tive problemas em ir lá sozinha lhes dar de comer e ficar tempo a brincar com eles e passeá-los.
A única coisa que tinha de fazer (na gd maioria dos casos) era uma semana antes dos donos viajarem, ia lá todos os dias á hora das refeições dar-lhes eu o comer com os donos presentes, pq os cães só comiam na "mão dos donos" (por causa de envenenamentos...) para se habituarem á minha presença!
PS: a minha gata, deixa qualquer um tirar-lhe o prato qd está a comer, nada de bufadelas, nem patadas mt menos mordidas, pura e simplemente senta-se e fica a olhar para nós, á espera!

O que dizem aqui é válido para qualquer cão, muitas vezes tomei conta de cães (grds e pqns, raça, sem raça) qd seus donos iam de férias e nunca tive problemas em ir lá sozinha lhes dar de comer e ficar tempo a brincar com eles e passeá-los.
A única coisa que tinha de fazer (na gd maioria dos casos) era uma semana antes dos donos viajarem, ia lá todos os dias á hora das refeições dar-lhes eu o comer com os donos presentes, pq os cães só comiam na "mão dos donos" (por causa de envenenamentos...) para se habituarem á minha presença!
PS: a minha gata, deixa qualquer um tirar-lhe o prato qd está a comer, nada de bufadelas, nem patadas mt menos mordidas, pura e simplemente senta-se e fica a olhar para nós, á espera!