As novas Leis fazem sentido?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

terça jul 06, 2004 2:14 pm

O Rottweiler, que faz parte da Lista das 'raças potencialmente perigosas, não é uma raça recente. Tal como o nosso Serra da Estrela em Portugal, esta raça autoctone surgiu na Alemanha numa pequena cidade - Rottweil - há muitos séculos atrás. Fruto do Cruzamento dos cães deixados pelos exercitos Romanos com os cães locais, e por um processo de selecção natural ditado pelo isolamento e também pelas necessidades do homem, desde cedo se revelou um optimo cão de trabalho. Foi usado na condução de gado, na tração de pequenas carroças de talhantes e vendedores e finalmente como cão policial e de guarda. Só um cão inteligente, de caracter sereno e confiável pode ser usado como cão policial, e o Rottweiler é reconhecido oficialmente como cão de policia desde o inicio do século passado.
Com um tal historial, é incompreensível como de um momento para o outro esta raça que tanto deu ao Homem, ajudando-o no trabalho e protegendo-o, se tornou subitamente um dos seus maiores inimigos públicos! Será que se deve procurar as razões dessa mudança na raça, ou será nas pessoas?

Quem é que hoje tem Rottweilers?
Existem muitos tipos de donos, mas no essencial resumem-se a dois:
- Donos Responsáveis;
- Donos Irresponsáveis.

Os primeiros são aqueles que desde logo fazem tudo para ter um bom cão. Procuram um bom criador, conhecer os ascendentes do cachorro e adquirir um animal que à partida lhes dê o minimo de garantias de poder vir a ser um cão saudável e equilibrado. Estes donos fazem por saber o máximo possível sobre a raça, investigam, lêem , procuram. Desde cedo, sociabilizam o cachorro, treinam-no e proporcionam-lhe todas as oportunidades de um crescimento hamonioso. Protegem a raça com unhas e dentes. Amam o cão mas não deixam de respeitá-lo como animal que é, e fazem-se respeitar como lideres.

Os segundos, são aqueles que adquiriram o cão 'porque o amigo tem', porque 'é fixe', porque o cão é 'munta bera' e 'morde a todos'. Compraram-no onde era mais barato, onde era mais perto, ao amigo da vizinha de um conhecido do primo do 'rufia' lá do bairro! Não sabem peva sobre a raça, a não ser que são pretos e castanhos e que são 'maus como as cobras'. Para eles, Atiçar, morder, matar, é a conduta perfeita e esperada de um dono destes cães.

O que esperar destas pessoas face à nova Lei?
Os primeiros vão registar e licenciar os cães, como já vêm fazendo há muitos anos, cumprindo as exigências da mesma.
Os segundo vão continuar a ignorar, como têm feito até aqui, as Leis e quem as fez.

O que vão fazer as autoridades?
Quando encontram um dono responsável vão perguntar por tudo e mais alguma coisa, desde a licença do cão ao nº dos sapatos que o dono calça. E se, por acaso, no momento o dono tiver tirado por segundos o açaimo para o ajustar, são capazes de multá-lo implacavelmente por isso.
Quanto aos donos irresponsáveis, normalmente associados à marginalidade, as autoridades vão estar mais ocupadas com outras coisas do que propriamente a fiscalizar se os cães estão legalizados (pelo menos tem sido essa a desculpa até agora!) e nem se vão aproximar deles.

É certo que se conhecem alguns casos de ataques, felizmente poucos no universo de cães que existe. Mas será que estes casos seriam evitados se esta Lei já existisse e fosse cumprida? Três exemplos conhecidos foram a morte de um idoso atacado pelos cães do Filho ( em circuntâncias desconhecidas), de uma jovem adolescente mordida numa perna pelo cão de uma amiga quando entrou no jardim da casa desta e de uma criança 'arranhada' na cara pelo cão de familia. Ora bem....todos os ataques, como de resto a maioria dos outros que conhecemos, ocorreram dentro de casa na propriedade dos donos. Assim, não vejo em que é que, face à nova Lei, poderiam ter sido evitados! De resto, em paralelo a estes, aconteceram outros casos mediáticos com cães de outras raças ( Boxer, Pastor Alemão, etc.) e outros certamente que não sairam em jornais com cães sem raça e em nada foram por isso afectados!
Não me parece assim, que esta Lei venha diminuir o número de ataques ou aumentar a segurança!!!

Pelo que vejo nas ruas entre as "hostes", os Rottweilers estão a ser 'substituídos' rapidamente por outras raças, nomeadamente o Pitbull. Embora isso seja bom para a raça Rottweiler, que assim poderá um dia deixar de estar conotada a certo tipo de donos, não foi a Lei que fez diminuir a procura. Aliás, tal como referi, a diminuição de Rottweilers foi acompanhada por uma aumento superior de procura de cães do tipo PitBull. Com efeito, vejo cada vez mais cachorros PitBull nas ruas, sobretudo nas mãos de jovens de maturidade duvidosa, sem que as 'obrigações e deveres' decorrentes da nova legislação os preocupe minimamente.


Enfim...mais uma Lei sem base de sustentação válida, destinada a todos mas só aplicada a alguns...precisamente aqueles que já não faziam mal a ninguém.

Abraços
Paulo C.
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

terça jul 06, 2004 4:41 pm

PauloC Escreveu: O Rottweiler, que faz parte da Lista das 'raças potencialmente perigosas, não é uma raça recente. Tal como o nosso Serra da Estrela em Portugal, esta raça autoctone surgiu na Alemanha numa pequena cidade - Rottweil - há muitos séculos atrás. Fruto do Cruzamento dos cães deixados pelos exercitos Romanos com os cães locais, e por um processo de selecção natural ditado pelo isolamento e também pelas necessidades do homem, desde cedo se revelou um optimo cão de trabalho. Foi usado na condução de gado, na tração de pequenas carroças de talhantes e vendedores e finalmente como cão policial e de guarda. Só um cão inteligente, de caracter sereno e confiável pode ser usado como cão policial, e o Rottweiler é reconhecido oficialmente como cão de policia desde o inicio do século passado.
Com um tal historial, é incompreensível como de um momento para o outro esta raça que tanto deu ao Homem, ajudando-o no trabalho e protegendo-o, se tornou subitamente um dos seus maiores inimigos públicos! Será que se deve procurar as razões dessa mudança na raça, ou será nas pessoas?

...


Enfim...mais uma Lei sem base de sustentação válida, destinada a todos mas só aplicada a alguns...precisamente aqueles que já não faziam mal a ninguém.

Abraços
Paulo C.
Paulo, disseste tudo!
Mas além de se verem cada vez mais cães de outras raças, há cada vez mais Rotts abandonados na rua ou entregues aos canis municipais e de Associações :(

Quem conhece bem a raça sabe a dignidade que esta ostenta...ver um Rott ferido ou num canil a definhar é um quadro arrepiante e indigno.

O que eu senti quando vi o Shot, um bom exemplar, que se comprovou ser equilibrado, meigo e sociável - mesmo depois de tudo o que passou! -, no estado em que o encontrei... a névoa nos seus olhos não escondia a profunda tristeza e vergonha da sua situação que lhe varria a alma canina.
A Shiva sempre teve tudo em ordem muito antes da Lei sair, aos 6 meses! O Shot já está a caminho de estar também completamente "legal" perante a lei.
Açaimo nunca vão usar!
Mas se formos ao Bairro Pombal em Oeiras, ponho as mãos no fogo em como praticamente ninguém tem os seus cães "legais"...mas não é a eles que vão chatear...vamos ser nós, os donos responsáveis, a pagar a factura de amar uma raça hoje em dia incompreendida!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano
Mensagens: 969
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Localização: Gata, piriquitos, peixes

quinta jul 08, 2004 2:49 pm

Ainda ontem na Av. da Igreja (Lisboa) andava uma Senhora com o seu rott na rua sem trela, sem açaimo (é assim que se escreve)? Uma rua com aquele movimento, era hora do almoço, e com polícias e tudo na boa :o :o :o

Por isso o que vai acontecer é o de sempre! Nada!

Esses casos que referiste fizeram-me lembrar de um outro tb há uns dois anos na tv onde um miúdo foi atacado por uns cães de um vizinho (que me lembro não eram rotts), e sabem pq, os "bons" dos miúdos sempre que passavam pela casa, atiçavam os cães e atiravam-lhes pedras... naquele dia esperto do miúdo que viu o portão aberto e entrou lá para lhes atirar pedras mais de perto... Depois queixam-se!!!!

Se fosse pensar como quem fez a lei, poria o nome dos Dálmatas e dos Pinchers tb, até hoje foram as únicas raças que me morderam... então o estúpido do pincher, parecia um tigre agarrado nas pernas das minhas calças ;) ;) É com cada uma!

O que a lei deveria fazer (estou tb a falar sem ter lido tudo) era traçar o perfil do Dono para certas raças de cães; acho que seria mais justo para os donos responsáveis e para os próprios cães!!!!
Mas enquanto não começarem ondas de assaltos utilizando os cães como armas, esta "inércia total", vai continuar!

O que dizes sobre os pitt é verdade, na Amadora são ás resmas, então naquela zona do 6 de maio, é só vê-los a passar, alguns vê-se que são bem tratados, outros...!!! Tenho imensa pena dos bichos...
Responder

Voltar para “Rottweiler”