DEMASIADO SOCIÁVEL!?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
tomasrott
Membro Júnior
Registado: quinta fev 12, 2004 3:56 pm

sexta set 10, 2004 3:14 pm

Boa tarde...

O meu rott tomás de 8 meses, está grande, lindo e muito meigo.
As vezes até "chateia" de tão meigo que está, só quer atenção e festas, se não lhe ligamos fica amuado :D.

Deparo-me no entanto com 2 problemas quando saio com ele à rua (4x por dia). Acho que ele é demasiado sociável ;). não pode ver cães, quer logo aproximar-se para brincar com eles e o mesmo acontece com pessoas, sempre que vê alguem, fica "maluco" quer aproximar-se da pessoa e como tem bem mais força do que eu (ele não pode saber disso!) por vezes acaba por conseguir. Ora se há pessoas que acham piada e lhe fazem festas, outras há que têm medo e resmungam logo que vêm que o cão se está a aproximar. Tenho tentado de tudo para tentar mudar isso nele mas apesar das repreensões, parece que é mais forte que ele. Gostava que ele fosse capaz de ignorar as pessoas e que essas se quisessem lhe fazer festas que viessem ter com ele e não fosse ele a querer "obrigar" as pessoas a ligar-lhe. É que ele fica num estado de excitação que só visto!!!

O outro problema nos passeios diários são os miudos que passam de skate e de bicicleta, ele não os "suporta", ladra, rosna e tenta ir ter com eles. Digo NÃO, mas não adianta, só se cala quando já não os vê, coitados dos miudos, ficam cheios de medo e pensam que ele é mau :(

Gostava de saber se os vossos rotts têm ou já tiveram comportamentos parecidos e se sabem como posso alterar este seu comportamento.

Obrigado
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

domingo set 12, 2004 10:23 am

Boas,

porque não tenta ir a uma escola de adestramento canino, acho que era o melhor para si e para ele.

Boa Sorte ;)
O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

domingo out 10, 2004 12:32 pm

Olá!!
A minha cadela é parecida com o seu cão! Também tem 8 meses feitinhos á dias!

Muito sociavel.
Mas sem quiserem fazer festas, venham as pessoas ter com ela,se bem que ás vezes ela olhar para uma pessoa e começa abanar o rabo, e a pessoa vem ter com ela para dar festas! Aos outros cães ignora, pode olhar, mas não é com ela. Se passarem lado a lado, ela quer aproximar-se para cheirar, mas não puxa muito. Quando ela começa a puxar ou andar mais depressa (a tentar passear-me) eu só digo "Devagar" e ela abranda logo o passo!
Mas por exemplo, se lhe estão a dar festinhas, ela ás vezes no meio da rua deita-se de barriga para cima e as pessoas acham piada, ou então senta-se quando são miudos, que gostam de dar umas festas mais carregadas, ela não faz mal nenhum.
Como neste país existe uma cambada de apressados nas estradas, só á noite é que consigo ensina-la a parar e a sentar-se quando estamos á espera para atravessar a passadeira!

Fiquem Bem
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Ariosto
Membro Júnior
Registado: quinta abr 15, 2004 8:15 pm

domingo out 10, 2004 2:03 pm

Pessoal, trabalho aqui no Brasil com adestramento e em especial com o Rott, isso tudo que esta acontecendo com voces é muito normal. Os Rottweilers são cães tardios, ou seja, amadurecem com cerca de 2 anos dependendo do indivíduo canino. Até os 18 a 20 meses costumam ser muito brincalhoes e carentes, nao que isso seja regra para todos, alguns já sao agressivos aos 12 meses (o que nao é desejável). Outra observação importante é que o rott está sempre testando seu dono, se vc nao quer que ele faça algo, vc deve puní-lo na primeira vez e de forma dura, um tranco firme e penetrante na guia seguido do comando "NAO", se seu cao fica doido quando vê outros cães ou pessoas e vc fica dizendo nao ou puxando de maneira mole ele logo aprende a desobedecê-lo.
caso vc nao queira que seu rott seja muito amigável, é bom deixá-lo mais reservado em casa ou passear em lugares ou horários de pouco movimento, mas lembrem-se o melhor é corrigir o problema agora, enquanto novo, pois poderá ter 50 quilos de puro problema mais tarde.

Concluindo, para se punir o cão devemos ser firmes, sem pena, para que isso seja feito uma só vez.

" Um dono dedicado, atencioso e justo porém irredutível e firme, será o melhor amigo de um rottweiler".
hperika
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta out 27, 2004 3:42 pm

A minha Erika também era assim e ainda hoje mostra alguns sinais dessa idade, culpa minha que deixo ela avançar sem a reprimir. Mas ela sabe quando estou para brincar e quando não tolero desobediências.
Mas os conselhos em cima são muito úteis.
Aprendi a contrariar as manhas dela com a ajuda dum treinador e devo dizer que recomendo vivamente.
1 boa coleira estranguladora e a forma como a coloca, também é 1 bom instrumento para controlar o seu cão. Não falo de trazer ali o cão de arrasto e estrangulado, mas de forma disciplinada e ele aprende a conter-se para não se magoar, nem levar 1 esticão forte e repentino. Passa a ter mais atenção ao passo do dono.
Devo salientar que sou rapariga, de 60kgs e se assim não fosse ia arrastada rua fora ;)
zmf
Registado: segunda fev 21, 2005 2:26 pm

terça fev 22, 2005 1:17 pm

Olá sou novo nisto. A minha cadela fez em outubro 2 anos. Parece que tem 5 meses. Só quer é brincadeira, mas quando está no terraço da casa e vê alguém parece que a casa vai abaixo especialmente se forem os homens do lixo ou das obras. :x . No carro ladra para os mesmos srs e para os idosos (sei lá porquê) assim que a tiro do carro lambe-lhes as mãos se deixarem (o que é raro).Porém há dois meses teve o unico comportamento agressivo expontâneo sem ser directamente provocada: costumo brincar com ela de ir buscar a bola, e um miudo aproximou-se para lhe fazer festas... ela fez um muito leve rrr como que a dizer: é minha, o que é estranho porque ela costuma buscar a bola e entregá-la a quem estiver mais perto, adulto ou criança, velho ou novo :oops: a partir daí passei a ter mais atenção a ela e a considerar que também ela pode ser imprevisível num ou outro momento. De referir que foi devidamente adestrada e cumpre as principais ordens. Tenho uma bebé que completa amanhã um ano de idade que tem uma relação optima com a cadela, parece que a cadela sabe que está na presença de um ser especial para a familia e trata-a em conformidade. Resumindo, adoro a cadela e até me faz confusão que ela tenha uma esperança de vida tão curta pois considero-a quase como uma pessoa (até gosto mais dela que de muitas pessoas que me rodeiam) e gostava de a ter muitos e muitos anos. :( ;)
sarti
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 8:37 pm

domingo set 25, 2005 6:39 pm

[quote=RMarques]
Boas,

porque não tenta ir a uma escola de adestramento canino, acho que era o melhor para si e para ele.

Boa Sorte ;)
[/quote] Com certeza esta é a melhor sugestão,passei por isso com o meu Eros que achava que era um poodle e fazia festas categóricas a todos e o pior ,sem exceção!! :D ;Resolvi os puxões na guia e as festas irritantes com apenas algumas aulas de adestramento 8) Como não queria um cão bravo,parei no adestramento básico e tive um cão sempre obediente na rua e festeiro em casa ;). Abraços.Fernanda
sarti
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 8:37 pm

domingo set 25, 2005 6:42 pm

[quote=RMarques]
Boas,

Boa Sorte ;)
[/quote] Com certeza esta é a melhor sugestão,passei por isso com o meu Eros que achava que era um poodle e fazia festas categóricas a todos e o pior ,sem exceção!! :D ;Resolvi os puxões na guia e as festas irritantes com apenas algumas aulas de adestramento 8) Como não queria um cão bravo,parei no adestramento básico e tive um cão sempre obediente na rua e festeiro em casa ;). Abraços.Fernanda
Responder

Voltar para “Rottweiler”