Zarpa Escreveu:
ola ...
o facto de ele ter tido essa atitude, e efeito de varias outras presedentes. ou seja um rottweiler é um animal de caracter forte, isso implica que devemos estar sempre a demostrar que quem manda é o dono e não o animal... coisas simples para nós são vitais para eles, exemplos nunca se deve deixar o animal entrar ou sair de casa 1º k o dono, este tipo de comportamento demostra inforioridade assim como nunca se deve dar de comer ao animal antes do dono comer. mesmo k ele não veija, ele sente. são estas pequenas coisas que nós deixamos de fazer k mais tarde se torna nessas aitudes, acima de tudo devemos ter a noção k ele é um animal. e temos k lhe demostrar k somos nos k mandamos mesmo k isso implique um castigo ou uma correcção. a amiga depois dessa atitude dele só podia lhe retirar a força a carne e ter-lhe dado um castigo. ao não fazer demostrou fraquesa aconselho-a portanto ak da proxima vez seja mais severa.
Não concordo.
1º Para mim não é uma questão de demonstrar quem manda, mas sim naturalmente os meus cães repeitarem-me ao ponto de me obedecerem, por saberem que têm uma dona justa. Nem poderia ser de outra forma, pois ao serem cães de trabalho, têm uma noção muito elevada de cooperação, mas só cooperam caso tenham um dono justo e consistente.
2º Os meus cães não me são inferiores. São cães. Eu sou uma pessoa. Não há comparação possível logo não inferioridade/superioridade.
3º No seguimento do ponto 2, eu não sou Alfa de nada. Alfa é a minha cadela Shiva, é ela que põe ordem no canil, sejam machos ou femeas; é ela que ensina e atura os cachorros; ou que consola os doentes.
Eu sou a dona deles. Estou acima de Alfas e afins. A Alfa obedece-me tal como os outros.
4º "nunca se deve deixar o animal entrar ou sair de casa 1º k o dono, este tipo de comportamento demostra inforioridade assim como nunca se deve dar de comer ao animal antes do dono comer. mesmo k ele não veija, ele sente. são estas pequenas coisas que nós deixamos de fazer k mais tarde se torna nessas aitudes, acima de tudo devemos ter a noção k ele é um animal."
Os meus cães entram ou saiem antes de mim se eu assim quiser, e depois de mim se eu assim quiser. Ou simplesmente ficam em casa á porta da rua o tempo que eu quiser (ou fôr necessário). Depende das situações. Entre eles sim, há uma hierarquia e a primeira é sempre a Alfa.
Não vejo razão nenhuma para colocar os cães em stress á espera que os seus "masters" comam para poderem comer a sua refeição. Isso só provoca stress nos animais, que exactamente por serem animais não percebem essa atitude como dominancia do dono, mas sim como injustiça, pois estão dependentes do dono para comer, têm fome e têm que ser torturados pelos cheiros e actividade caracteristica das nossas refeições antes de poderem comer...
Os meus cães comem SEMPRE antes de nós. Come cada um no seu espaço, sem stresses ou problemas de maior. Não pedincham á mesa, não nos chateiam durante as nossas refeições. Eles têm a comida deles, nós a nossa. Mais que saberem quem manda através de jogos de dominância canina elevada ao estado humano, eu sei que os meus cães me respeitam o suficiente para me obedeceram...porque sabem que têm uma dona justa e que também os respeita.
Muitas das vezes as correcções que dão são completamente desnecessárias...

Ficam muito indignados com a atitude do cão...cão é cão e cão se puder rouba a carne de cima da mesa e rosna para defender o seu petisco....alguma vez mostraram ao cão que esse comportamento é errado???
Como querem que o cão saiba comportar-se como vocês querem que ele se comporte (contrário ao seu instinto) se a situação não lhe foi posta á experiência para ele aprender que
1º Não pode tirar NADA de cima das mesas
2º Deve largar tudo (incluindo carne) o que tiver na boca ao comando do dono? (mesmo assim no caso de carne ou um osso é natural que ele rosne, porque não??? Rosnar é a forma de ele protestar, desde que largue, não vejo razão para não lhes permitir um protesto mais que justificado :p )
Bem...esta é a minha forma, outras há que também estão correctas, eu prefiro lidar com os meus cães assim. Evito conflictos que mais tarde se vão repercutir no treino.