Página 1 de 1
Rottweiler com medo
Enviado: terça fev 27, 2007 11:57 am
por pedrom3
Tenho 1 rott macho com quase 5 meses. O problema dele e que tem muito medo, sempre que se chega perto de alguem aninha-se. O que acham que devo fazer com ele?
Enviado: segunda mar 12, 2007 7:45 pm
por leoa_nova_
Eu tenho um problema semelhante, só que a minha cadela ao invés de se encolher, erriça o pêlo dorsal e começa a ladrar para a pessoa.
O truque é fazer com que a pessoa não olhe para o cão, ignore-o, e que sem olhar, lhe dê a mão para cheirar. Vai ver que depois de 5 minutos o seu cão já não larga a pessoa

Re: Rottweiler com medo
Enviado: terça mar 13, 2007 7:47 am
por susanastrat
pedrom3 Escreveu:Tenho 1 rott macho com quase 5 meses. O problema dele e que tem muito medo, sempre que se chega perto de alguem aninha-se. O que acham que devo fazer com ele?
Qual a origem desse problema, ou a partir de que altura ele passou a reagir assim?
Ele tem medo ou é submisso?
Em todo o caso, quando ele demostra medo, não deve estimular o medo; ou seja, dizer coisas do tipo "está tudo bem", fazer-lhe festas ...deve sim, dizer "não", usar um tom de voz firme sem ser alto ou demostrar nervosismo ou irritação, de forma a ele perceber que não é esse o comportamento que pretende dele. E claro a pessoa que interagir com ele tem de o fazer como a leoa_nova já referiu, ou seja, a pessoa estende a mão para que o cão cheire e esperar que ele fique mais receptivo.
Enviado: quarta mar 14, 2007 10:49 am
por pedrom3
Ele já esta muito melhor mais brincalhao, só na rua é que ainda tem algum medo.
Enviado: quarta mar 14, 2007 11:43 am
por susanastrat
pedrom3 Escreveu:Ele já esta muito melhor mais brincalhao, só na rua é que ainda tem algum medo.
Na rua ele só mostra medo quando lhe fazem festas certo? Então ensine as pessoas a não mexerem de qualquer maneira...esticar a mão para o cão cheirar...se ele não quer, paciência...Quando ele aceitar e não mostrar medo...elogie-o bastante.
Talvez pessoas do seu conhecimento podiam ajudar, simulavam essa aproximação e você recompensava-o com um petisco, por exemplo. Ele desta forma ia associar e talvez na rua tivesse mais sucesso em diminuir a expressão de medo dele.
Enviado: quarta mar 14, 2007 5:27 pm
por cindye
Partindo de um principio que tudo na rua é novidade para ele, principalmente os barulhos...é "normal" o ter medo!!
Faça o que a Susana recomenda e não deixe nunca de o levar à rua com bastante frequencia.
Enviado: segunda mar 19, 2007 9:51 pm
por leoa_nova_
Diga às pessoas para não olharem directamente para o cachorro, o contacto visual directo gera por vezes algum receio por parte do cão, não só rotts claro.