Torçao de estomago

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

diogok_69
Membro
Registado: terça dez 13, 2005 6:29 pm
Contacto:

sábado mar 31, 2007 11:50 am

boas...há que preocupa muitos donos e ela é como evitar uma torçao de estomago,o que tenho que fazer para o meu cao nao a ter?
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado mar 31, 2007 8:38 pm

diogok_69 Escreveu:boas...há que preocupa muitos donos e ela é como evitar uma torçao de estomago,o que tenho que fazer para o meu cao nao a ter?
Não use os suportes para o comedouro...os usuais que elevam os recipientes. O melhor é mesmo que eles comam com os recipientes no chão. Alguns cães passam a deitar-se no chão enquanto bebem e comem.

Aqui tem um excelente artigo sobre a torção do estômago, com medidas de precaução... explica tudo a respeito.

http://www.hospvetprincipal.pt/dilataca.htm
<p>susana</p>
Pipoqui
Membro Júnior
Registado: quinta mar 22, 2007 11:34 am

domingo abr 01, 2007 11:59 pm

susanastrat Escreveu:
Não use os suportes para o comedouro...os usuais que elevam os recipientes. O melhor é mesmo que eles comam com os recipientes no chão. Alguns cães passam a deitar-se no chão enquanto bebem e comem.
Boas!!!

Em relação ao tema do tópico, encontrei um artigo que contradiz aquilo que escreveu...

Artigo:

"Torção do estômago
A torção do estômago acontece com a dilatação do mesmo. Esta situação pode ocorrer devido à ingestão rápida de alimentos provocando em simultâneo a entrada de grandes quantidades de ar. Esta situação aumenta a dilatação gástrica. Outra causa poderá ser a ingestão em grande quantidade de alimentos. Como consequência da torção do estômago, o conteúdo estomacal é impedido de sair quer através do vómito quer através das fezes.
Alguns dos sintomas relatados são:
· Barriga inchada
· Mal estar geral
· Tentativas infrutíferas de vomitar
· Dificuldade em respirar
· Desmaio
A forma de prevenção passa essencialmente por um conjunto de medidas simples. Dividir as refeições diárias, sendo aconselhável em função da idade do cão efectuar 2/3 refeições por dia. Utilizar um comedouro elevatório, afim de minimizar a entrada de ar no estômago. Não proporcionar exercício a seguir às refeições. Este problema pode ser fatal, pelo que deve dirigir-se ao seu veterinário sem perder tempo."

Agora fiquei um bocado confusa :? Será que alguém pode esclarecer?

Obrigada

Cumprimentos
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

segunda abr 02, 2007 10:47 am

Pipoqui Escreveu: Em relação ao tema do tópico, encontrei um artigo que contradiz aquilo que escreveu...
É... acho que ainda não chegaram a um consenso sobre o tema :?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 02, 2007 1:06 pm

Os conselhos que tenho ouvido são:

Evitar que o animal coma depressa demais.
Dar a dose diária dividida em duas refeições.
Evitar que o animal coma pedaços de alimento demasiado grandes.
Descanso no fim das refeições de pelo menos 1 hora.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano

segunda abr 02, 2007 4:55 pm

Pipoqui Escreveu:
susanastrat Escreveu:
Boas!!!

Em relação ao tema do tópico, encontrei um artigo que contradiz aquilo que escreveu... ( é normal que encontre, afinal são vendidos nas petshop, mas não quer dizer que esse artigo e esses argumentos sejam verdadeiros, podiam ser até ser provado o contrário)

Artigo:

"(...) Utilizar um comedouro elevatório, afim de minimizar a entrada de ar no estômago(...) (Desculpe, mas não concordo com esse estudo, é precisamente o contrário... há estudos que estabelecem a relação do comedouro alto entre outros factores para potenciar a torção, o comedouro elevado facilita do ponto de vista anatómico a passagem de ar para o estômago, uma vez que o esófago não fica flectido)

Agora fiquei um bocado confusa :? Será que alguém pode esclarecer?

Obrigada

Cumprimentos
Os comedouros elevados são mariquices autênticas... :lol: Já se sabe não se devem usar para prevenir torções de estômago, porque é umas das causas que está na sua origem da torção do estômago; anatomicamente potenciam a entrada de ar. Agora há cães que devido a vários factores não têm esse perigo; logo podem comer e fazer o pino que nada lhes acontece. :lol:

Ora bem ...quando não há consenso como temos aqui no tópico; o melhor é pensar e pesquisar um pouco mais :wink: , quem me disse isto; foi um veterinário. E posteriormente, também li algures não sei exactamente onde, penso que tenha sido nos fóruns que frequento ou então em algum artigo na net...

Os cães quando estão a comer em comedouros elevados...o aparelho digestivo fica com "livre circulação de ar comida e água", se o cão adoptar a posição de flectir as pernas... não há esta livre circulação de ar, porque o animal adapta o corpo para comer e o esófago fica dobrado e desta forma não entra ar como se estiver "direito", que é o caso quando comem nos comedouros elevados.
O cão em pé completamente direito...não inclina o pescoço para baixo, logo, não flecte o esófago...e o ar entra muito mais facilmente. Qualquer um de nós consegue visualizar isto.

Existem outros factores, claro...no caso do cão ter um temperamento demasiado nervoso, o factor genético, anatómicos e humedecer a ração (seca ela está "comprimida", quando está molhada fica semelhante a uma esponja, na qual fica água e ar.) :wink:

Há cães que arrotam, o que é muito bom e diminui drásticamente a possibilidade de acontecer a tal torção no estômago, uma vez que consegue expelir o ar ingerido que está no estômago.

O que se sabe é que existe ar atomosférico no estômago. É mediante isto que devemos reduzir a entrada de ar.

No link ( http://www.hospvetprincipal.pt/dilataca.htm) que eu coloquei em cima...podemos ler o seguinte:
Prevenção
· Não dê alimentos em grandes quantidades. Fraccione as refeições várias vezes ao dia.

· Evite rações com pouca fibra.

· Evite rações com alta taxa de fermentação (ricas em hidratos de carbono; por exemplo, amido ).

· Não permita que o animal beba grandes quantidades de água de uma só vez, inclusive durante as refeições.

Evite exercícios violentos após as refeições (tais como pular e correr).

Cirurgia preventiva
Existe um argumento para o uso dos suportes nos comedouros, que se prende, no caso de grandes molossos, em relação aos aprumos, porém eu não vejo grande importância, uma vez que os cães demoram pouco tempo a comer...5 min ou nem isso. Os cães geralmente flectem as pernas e não as abrem...mas mesmo que abram os cotovelos, existem outras situações no dia a dia que eles passam mais tempo e abrem os cotovelos; e portanto, não vejo este argumento para o uso de comedouros elevados.
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano

terça abr 03, 2007 4:03 pm

Fui fazer uma pesquisa para apoiar aquilo que disse, pode ser que fique esclarecido...
The Cause of GDV:
We are unsure why GDV occurs. Exercise just after or before eating may bring on GDV. We used to think that dogs developed GDV when they ate too much. In this theory, dogs that drank after a meal of dry chow caused the food to rapidly expand. This theory assumed that the enlarged stomach then flipped over during rough exercise. We now know that the actual explanation is not that simple. We also know that GDV is associated with abnormal muscular contractions of the stomach. These, plus the kinks that forms in the stomach’s openings, prevent the dog from belching swallowed air. Lack of normal motility and circulation in the stomach cause the body to become too acidic (metabolic acidosis). We also know that dogs who eat from elevated dishes are more likely to become bloated. Their dishes should always be on the floor.

A recent Purdue University Study shines much light on this perplexing disease. They found that certain factors increased the incidence of GDV. The first and most important factor was age. The older the dog was the more commonly they develop GDV. The second most common factor was having a relative that had developed GDV. This shows that genetics plays a part in the disease. The third factor was feeding the dog in a raised food bowl. Raising the food bowl is often suggested in large breeds that have trouble swallowing. So there may be some linkage between esophageal problems and GDV. There was a 2.7-fold increase in the risk of GDV in dogs that ate dry dog food that contained fat as its most common or first ingredient. The risk of GDV increased 4.2-fold in dogs that ate dry foods containing citric acid when the food was moistened prior to feeding. Dry foods containing meat meal with bone among the first four ingredients significantly decreased GDV risk (53.0%). Approximately 30% of all cases of GDV in this study were attributed to consumption of dry foods containing fat among their first four ingredients, while 32% could be attributed to consumption of owner-moistened dry foods that also contained citric acid. Citric acid in the stomach is conducive to gas formation. So choosing your dog's diet is probably the most important thing you can do to prevent gastric dilatation/volvulus bloat and torsion
http://www.2ndchance.info/bloat.htm

Mais uma informação importante, a respeito da influência da alimentação...o primeiro site também está mencionada como medida de prevenção.
Each of the above factors can result in destruction of probiotic (friendly) bacteria in the digestive system. (eu dou um iogurte por semana ao meu cão, para manter saudável a seu flora intestinal ) These bacteria are essential in maintaining an acidic pH in the digestive system, and they also are very important to carbohydrate digestion. Carbohydrates quickly ferment in the digestive system when they are not properly digested. Many cases that were documented showed that the dog was fed a low protein diet, (under 30%) that contained a large amount of grains and carbohydrates. It is very possible that some animals may have an inherited tendency to have poor carbohydrate digestion.

According to Joseph Pizzorno, N.D. , who is the founding president of the renowned Bastyr University, in his book Total Wellness, abdominal bloating and gas is caused by "Undigested carbohydrates resulting in excess gas production by bacteria".

More recently, some animal health nutritionists have implicated Brewer's Yeast (also known as Saccharomyces Cerevisiae) or other yeast products as a contributing factor to bloat. This is understandable, because this ingredient would increase gas and fermentation in the stomach, especially in the presence of poorly digested carbohydrates.

Um alerta para um pancreas perguiçoso...e as enzimas pancreáticas.
A pre-disposition to this condition has been observed in animals that have low pancreatic function, especially in animals that produce low levels of Trypsin, which is an important protein digesting enzyme.

A normal test range for Trypsin in dogs, is between 5.0 to 35.0 , if a dog is below the normal range , veterinarians prescribe pancreatic enzymes to maintain the dog's health and weight. Many of the dogs in the low normal range might never be tested if they do not have any digestive symptoms, such as weight loss or diarrhea, although these dogs would require more than an average amount of food to maintain their weight.

Animals that are fed higher protein diets, or are given meat with their regular meals, have higher Trypsin levels than animals that are fed low protein diets. It has been proven that increasing protein in the diet also increases Trypsin levels in the blood.

Higher Trypsin levels contribute to a healthier pH level in the digestive system, which is important in maintaining a healthy balance of microflora, which require a more acidic environment to survive. Factors, such as stress, de-worming, or antibiotics, are known to destroy beneficial bacteria (microflora) in the digestive system.

Prevention lies in maintaining a healthy digestive system. Bloat and torsion is practically unheard of in dogs that consume a high protein, raw meat based diet, that includes minimal amounts of grain and carbohydrate. (less than 25% carbohydrate) If you own a dog that has previously bloated I would recommend completely eliminating grains and carbohydrates from its diet.

A dog should consume a minimum of 1.75 grams of protein for every pound of body weight daily. Diets containing gluten meals or soybeans should not be fed, because they have been shown to contain anti-Trypsin factors that reduce blood Trypsin levels. Wheat has also been shown to contain anti-Trypsin factors.

Additionally, dogs should receive a probiotic supplement daily that includes more than one strain of beneficial bacteria, although probiotics alone have not been shown to prevent bloat.

fonte: http://www.gsdhelpline.com/bloat6.htm

Prevention
Some of the advice in the links below for reducing the chances of bloat are:

>Avoid highly stressful situations. If you can't avoid them, try to minimize the stress as much as possible. Be extra watchful.
Can be brought on by dog shows, mating, whelping, boarding, new dog in household, change in routine, etc.
>Do not use an elevated food bowl (de novo a avisar para não elevar os comedouros)
>Do not exercise for several hours (e.g., 2 or 3) before and especially after eating
>Particularly don't permit your dog to roll over, which could cause the stomach to twist
>Do not permit rapid eating (comer com sofreguidão)
>Feed 2 or 3 meals daily, instead of just one
>Do not give water one hour before or after a meal
It dilutes the gastric juices necessary for proper digestion, which leads to gas production.
>Always keep a product with simethicone (e.g., Mylanta Gas (not regular Mylanta), Phazyme, Gas-X, etc.) on hand to treat gas symptoms.
Some recommend giving your dog simethicone immediately if your dog burps more than once or shows other signs of gas. New
Some report relief of gas symptoms with 1/2 tsp of nutmeg or the homeopathic remedy Nux moschata 30
> Allow access to fresh water at all times (é muito importante, porque desta forma o cão não vai ingerir quantidades enormes após as refeições), except before and after meals
>Make meals a peaceful, stress-free time
>When switching dog food, do so gradually (allow several weeks)
>Do not feed dry food exclusively
Feed a high-protein (>30%) diet, particularly of raw meat
If feeding dry food, avoid foods that contain fat as one of the first four ingredients New
If feeding dry foods, avoid foods that contain citric acid New
If you must use a dry food containing citric acid, do not pre-moisten the food
If feeding dry food, select one that includes rendered meat meal with bone product among the first four ingredients New
Reduce carbohydrates as much as possible (e.g., typical in many commercial dog biscuits)
Feed a high-quality diet
Whole, unprocessed foods are especially beneficial
Feed adequate amount of fiber (for commercial dog food, at least 3.00% crude fiber)
Add an enzyme product to food (e.g., Prozyme)
Include herbs specially mixed for pets that reduce gas (e.g., N.R. Special Blend)
Avoid brewer's yeast, alfalfa, and soybean products
Promote an acidic environment in the intestine
Some recommend 1-2 Tbs of Aloe Vera Gel or 1 Tbs of apple cider vinegar given right after each meal
>Promote "friendly" bacteria in the intestine, e.g. from yogurt or supplemental acidophilus
Avoids fermentation of carbohydrates, which can cause gas quickly. This is especially a concern when antibiotics are given since they tend to reduce levels of "friendly" bacteria.
http://www.globalspan.net/bloat.htm

Encourage the dog to eat their meal slowly by putting a ball or other toy in their bowl. This will stop them gulping down their dinner.
Não sei se resulta, mas também não custa muito tentar.

De tudo isto que li, continuo com os mesmos cuidados...

>Manter a água à disposição, e não só quando o cão vai comer. Isto reduz a quantidade de água que ele ingere após ter comido.
> Não causar situações de stress, como por exemplo: - cães que ficam muito nervosos na presença de outros cães, é preferível comerem sozinhos e tranquilamente. (Embora o temperamento do meu cão não seja nervoso, evito grandes euforias na altura da refeição dele e, tenho a sorte dele não comer sofregamente a ração), se um brinquedo for a solução para aqueles cães que comem sofregamente então acho bem que os donos coloquem esse artifício.
> Não usar suportes elevatorios para comedouros.
> Pelo sim, pelo não evitar esforço físico após as refeições e só dar a ração quando o cão já está tranquilo e não apresentar os sintomas de cansaço e euforia...por exemplo.
> Fazer uma distribuição da ração 2 ou 3 vezes ao dia, em vez de 1 vez...e escolher as rações conforme diz em vários destes links. E pelo que parece o iogurte que eu dou ao meu cão de vez enquando e a carne que lhe dou também é benéfico.
> Fazer um exame para avaliar " saúde do pâncreas", pode dar-se o caso de ser preciso...e evita-se problemas mais graves.
> E não dar a ração humedecida...não me lembro de mais nada, mas está tudo nos links.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano

terça abr 03, 2007 4:21 pm

susanastrat Escreveu:
Encourage the dog to eat their meal slowly by putting a ball or other toy in their bowl. This will stop them gulping down their dinner.
Bons conselhos.
A minha cadela mais nova literalmente aspira a refeição e nada tem resultado para contrariar esta situação. Esta técnica nunca tinha ouvido falar, mas hoje vou testá-la. Depois conto os resultados :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano

quarta abr 04, 2007 8:09 am

Eu também fiquei curiosa, se resultar é bem pratico de resolver o programa da sôfreguidão; aquela pressa a comer.
O meu Juca, só come com sofreguidão quando estão outros animais em casa, nessa altura costumo separa-los para comerem . Eu já vi cães, comerem sôfregos mesmo que estejam sozinhos, nestes casos o temperamento do cão deve ser a causa; são por norma cães hiperactivos ou ansiosos.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 04, 2007 9:33 am

:? Hiperactiva Susana. Com duas semanas agarrava-se ao biberon e quase o engolia. Sempre foi assim.
Resultado da minha experiência: Coloquei uma bola no meio da ração e dei-lhe o prato. Ela olha para a bola, pega na bola, deposita a bola ao lado do prato e aspira a ração. No fim olha para mim com ar de quem diz, és mesmo idiota, não sabes que às refeições não se brinca? Honestamente, já não sei que mais experimentar.
susanastrat
Membro Veterano

quarta abr 04, 2007 10:38 am

LuMaria Escreveu::? Hiperactiva Susana. Com duas semanas agarrava-se ao biberon e quase o engolia. Sempre foi assim.
Resultado da minha experiência: Coloquei uma bola no meio da ração e dei-lhe o prato. Ela olha para a bola, pega na bola, deposita a bola ao lado do prato e aspira a ração. No fim olha para mim com ar de quem diz, és mesmo idiota, não sabes que às refeições não se brinca? Honestamente, já não sei que mais experimentar.
Coitadinha, ela é hiperactiva!

Pois é, quando eles estão muito próximos de nós parece que ficam mais "esperitinhos" e contornam melhor a nossa "matreirice". :lol:

É talvez por isso que colam com super-cola 3 os brinquedos no fundo do comedouro. Mas neste caso acho que não resulta... :?
<p>susana</p>
Pipoqui
Membro Júnior
Registado: quinta mar 22, 2007 11:34 am

quarta abr 04, 2007 11:03 am

susanastrat Escreveu:
Pipoqui Escreveu:
susanastrat Escreveu:
Boas!!!

Em relação ao tema do tópico, encontrei um artigo que contradiz aquilo que escreveu... ( é normal que encontre, afinal são vendidos nas petshop, mas não quer dizer que esse artigo e esses argumentos sejam verdadeiros, podiam ser até ser provado o contrário)
Não consigo perceber o que a leva a fazer este comentário, partir do principio que comprei numa petshop...
Tenho o meu Rott à pouco tempo, mas sou uma apaixonada por animais. Para além disso, tenho 26 anos e sei distinguir informação fidedigna da não fidedigna...

Já agora, pode encontrar este artigo através do seguinte link:
http://www.amigodorottweiler.com/index. ... &Itemid=48

E a minha intenção aqui não é defender artigos... Apenas quero ser devidamente informada, dai ter colocado aquele post a dizer que estava confusa... No entanto, penso que não tem o direito de efectuar um pré-juizo...

Cumprimentos
Airna
Membro
Registado: segunda out 24, 2005 2:06 pm

quarta abr 04, 2007 12:39 pm

Pré - Juizo :o

Eu tenho 25 anos :lol: e continuo a aprender ...
Imagem
susanastrat
Membro Veterano

quarta abr 04, 2007 12:52 pm

Pipoqui Escreveu:
susanastrat Escreveu:
Pipoqui Escreveu:
susanastrat Escreveu:
Boas!!!

Não consigo perceber o que a leva a fazer este comentário, partir do principio que comprei numa petshop... (o meu comentário, não é porque comprou numa petshop, mas antes porque os comedouros são tão populares em petshops...que quando alguém vai comprar a ração puppy large breed, os logistas passam logo a recomendação... "Já tem os comedouros para raças grandes? É para prevenir a torção do estômago...etc..." e penso que tenha começado mais nas petshops que nos veterinários, o mito dos comedouros desse género. Fique descansada eu também comprei um ( :lol: ) mas o veterinário avisou logo que para evitar a torção do estômago isso não ajudava nada muito pelo contrário, e também alguns veterinários aconselhavam erradamente. )
Tenho o meu Rott à pouco tempo, mas sou uma apaixonada por animais. Para além disso, tenho 26 anos (parabéns :lol: Mas a idade não é garantia. O mais importante é que avalie bem os links e pense bem sobre os vários argumentos que encontra, isto para chegar à conclusão mais correcta. Eu não a tomei por parvinha, o que eu sei é que as pessoas são bombardeadas para usar os comedouros elevados e isso é errado...já vi isso várias vezes.) e sei distinguir informação fidedigna da não fidedigna... (para seu bem e do seu cão é bom que faça as escolhas mais acertadas...nem sempre é fácil.)

Já agora, pode encontrar este artigo através do seguinte link:
http://www.amigodorottweiler.com/index. ... &Itemid=48

E a minha intenção aqui não é defender artigos... Apenas quero ser devidamente informada, dai ter colocado aquele post a dizer que estava confusa... No entanto, penso que não tem o direito de efectuar um pré-juizo... (que pré-juízo?)

Cumprimentos
Não é a sua nem a minha intenção defender artigos, mas é minha intenção defender argumentos válidos. :wink:
Os comedouros elevados foram usados durante bastante tempo e ainda são, mas já se viu que não são recomendáveis.
Esse é um excelente site, que também frequento, cujo pessoa merece todo o meu respeito porque é uma referência para qualquer pessoa...porém tenho que discordar nesse tema.
<p>susana</p>
miriamcosta
Membro
Registado: quarta fev 21, 2007 11:39 pm

quarta abr 04, 2007 6:27 pm

Tirei de um site de um hospital veterinario...

Prevenção
· Não dê alimentos em grandes quantidades. Fraccione as refeições várias vezes ao dia.
· Evite rações com pouca fibra.
· Evite rações com alta taxa de fermentação (ricas em hidratos de carbono; por exemplo, amido ).
· Não permita que o animal beba grandes quantidades de água de uma só vez, inclusive durante as refeições.
.Evite exercícios violentos após as refeições (tais como pular e correr).

Sinais de alarme

.distensão abdominal com timpanismo (gases);
· ânsia de vómito não produtiva;
· pulso fraco;
· salivação intensa;
· dificuldade respiratória;
· mucosas pálidas;
· aumento da frequência cardíaca;
· inquietude.

Espero ter ajudado....
Responder

Voltar para “Rottweiler”