adopção tardia???

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
Nerazzurri
Mensagens: 6
Registado: domingo fev 18, 2007 1:41 pm

domingo jul 29, 2007 6:26 pm

boa tarde.
Vou adoptar um rottweiler com 1ano, porém estou preocupado com a sua idade. Tenho a percepção que não é aconselhavel a adopcão de cães desta raça depois de 6meses,estarei errado?
tive a pesquisar e sei que o seu caracter só fica formado ate aos 3 anos de idade,portanto se o rottweiler que irei adoptar tiver comportamento agressivo será que ainda o poderei moldar?
Tenho receio que este cão apresente comportamentos agressivos e que antes que possamos moldar o seu caracter, ataque.
Já tenho experiencia com esta raça pois tive um ate este ano pois faleceu com 10 anos de idade,e gostei muito do seu caracter,era obediente,um exelente cão,mas veio para mim com 5meses.
Obrigado
sanxeri
Membro Veterano
Mensagens: 2891
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Localização: Caes, gatos, hamsters...
Contacto:

domingo jul 29, 2007 9:18 pm

Nao é nada desaconselhavel. É capaz de ser um pouquinho mais dificil educa-lo... mas o animal é esperto e aprende rapido.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo jul 29, 2007 9:23 pm

em primeiro lugar dou lhe os parabens por adoptar um cão adulto. não é toda a gente que o faz, principalmente quando se trata de uma raça potencialmente perigosa!

o carácter do cão pode ser moldado até qualquer idade, a unica diferença é que em cães adultos pode demorar mais tempo.

em que condições está o cão? em canil? casa particular? teve uma boa sociabilização ou nunca viu ninguem? que tipo de donos tem (ou tinha)?

observe o cão no sitio onde ele está. veja como ele reaje quando as pessoas se aproximam dele. se é amigável, se é dominante.

antes de o levar para sua casa procure um bom treinador, tenha uma grande conversa c ele e exponha todas as suas duvidas.

e quando levar o cão para casa procure que o treinador continue a acompanhá-lo!

boa sorte!!
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

segunda jul 30, 2007 6:33 pm

omega2 Escreveu:observe o cão no sitio onde ele está. veja como ele reaje quando as pessoas se aproximam dele. se é amigável, se é dominante.

hummm, não é por nada...mas se as pessoas que se aproximarem dele não forem os donos, é provável que o cão tenha uma reacção pouco amistosa...afinal são estranhos no território dele. E pode reagir negativamente por medo ou por dominância...

Até pode ser que o cão seja um "mariconças" totalmente fora do que se pretende de um cão de guarda que em princípio todos os rottweilers deviam ser...nesse caso, será amistoso com os estranhos que se aproximarem do território dele.


Isto se estou a perceber bem o lado correcto da situação... :?

Agora se for observar como o cão reage com os donos...e os donos com ele; nisso concordo.
<p>susana</p>
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

segunda jul 30, 2007 7:54 pm

susanastrat Escreveu:
omega2 Escreveu:
Agora se for observar como o cão reage com os donos...e os donos com ele; nisso concordo.
pois, aí está. não sabemos se o cão está com os donos, se foi deixado num canil...
bentes
Mensagens: 2
Registado: segunda jul 30, 2007 11:12 am

segunda jul 30, 2007 9:01 pm

Antes de mais obrigada pela ajuda... Este cão encontra-se num canil, e se ninguem o adoptar irão adormeçe-lo,não se sabe se foi abandonado ou se se perdeu,mas perece bem tratado,e pela dentição aparenta ter 1 ano +-... Como já expus, tenho experiencia com esta raça, tive um rootwailler que faleceu este ano.Contudo não sei se existe problema relativamente ao seu comportamento,pois este raça é bastante dominante,quando o deixam ser claro, não sei se é tarde para o adoptar.
Claro que ao principio vai estranhar,mas espero k depressa se integre,e seja respeitador, de bom caracter,e que deixe "ser ensinado"...
obrigada
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

segunda jul 30, 2007 11:24 pm

olhe que as multi-contas não são permitidas no forum...
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

terça jul 31, 2007 10:39 am

Então se está num canil, o mais certo foi ter sido rejeitado devido aos €€€€ a mais que se tem de pagar, para os ter.

E se tem experiência com a raça...nada como tentar. :P
<p>susana</p>
RuiSilva28
Mensagens: 6
Registado: sábado fev 12, 2011 8:31 pm

sábado abr 09, 2011 1:28 pm

Bem, andei a procura de um tópico semelhante ao que eu queria perguntar, e o mais parecido que encontrei foi este. Caso esteja enganado peço desculpa.

Estou a pensar adoptar um rottweiler adulto(2 ou 3 anos, os doutores não conseguem precisar) que está num canil do meu concelho. Tenho andado a informar-me acerca da raça de alguns tempos para cá, e acho que no geral tanto eu como a minha família estamos preparados. Ele é dócil, o que tendo em conta as condições em que está é uma surpresa( quando lhe fiz festas na jaula ele ainda queria mais).

A única dúvida é a quão socializado ele está, e se o meu cão(o Alex, um minorcazinho de 13 anos sem raça definida) se dariam bem. Por muito que eu queira trazer-lo, tenho medo que o meu cão pense que tamanho não é documento e que o rott pura e simplesmente aja como qualquer cão reage quando provocado e faça algo ao meu. A favor do rott há o facto de quando ele foi caço pelos serviços municipais ,ele "vivia" na rua com outro cão, um labrador e nunca houve problemas pelo que nós é dito.Ele nem ferrou ninguém enquanto esteve na rua. Mas depois há o reverso da medalha...

Á coisa de um ano tomamos conta de um labrador de uma amiga da minha mãe que foi de férias por uma semana. Era pequeno, 4/6 meses se tanto. Ao inicio o meu cão estava a mostrar quem manda, mas quando o canito percebeu que era maior e que podia impor a sua vontade, o meu cão acalmou e dexou em paz. Mas depois ele adoptou uma postura mais de ciúmes/protecção. O labrador estava habituado a um apartamento e quando viu aquele espaço todo aproveitou, mas mersmo assim ele ainda gostava de companhia humana e andava atrás de nós. Quando a minha mãe estava a estender a roupa e deixou cair um pano á beira do labrador(que estava mesmo atrás dela), e quando foi pegar-lo no chão, o Alex atirou-se a ela.Desde aí ficamos com um pé atrás no que toca a colegas para o Alex, mas acontecimentos negativos recentes fizeram-nos pensar em arranjar um cão de porte grande, e os rottweilers carregam um estigma não merecido(o facto de a lei considerar-los uma raça potencialmente perigosa), mas que no nosso caso seria bem vindo para desencorajar pessoas mal intencionadas.

O que eu queria saber é se um rottweiler adulto poderia ser sociabilizado de forma positiva com outro cão adulto, e até mesmo se com treino poderia não responder a qualquer provocação por parte do nosso cão.
É que não vejo no Alex capacidade para ser uma ameaça ao rott mas queria evitar qualquer confronto.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 14, 2011 11:33 am

Poder pode. Acho que deve ver no canil como é o relacionamento do rott com outros cães e informar-se junto do veterinário ou responsável pela adopção do temperamento do animal. No entanto, o seu Alex parece ser territorial e cioso da sua casa e se comprar uma briga com o rott a coisa poderá correr muito mal. Pondere tudo muito bem e caso decida avançar com a adopção faça as apresentações fora da sua casa, num território neutro.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

RuiSilva28
Mensagens: 6
Registado: sábado fev 12, 2011 8:31 pm

sexta abr 15, 2011 9:08 pm

dinodane Escreveu:Poder pode. Acho que deve ver no canil como é o relacionamento do rott com outros cães e informar-se junto do veterinário ou responsável pela adopção do temperamento do animal. No entanto, o seu Alex parece ser territorial e cioso da sua casa e se comprar uma briga com o rott a coisa poderá correr muito mal. Pondere tudo muito bem e caso decida avançar com a adopção faça as apresentações fora da sua casa, num território neutro.
Desde já muito obrigado pela resposta dinodane. Admito sem problemas que não sou o maior utilizador do forum, mas você é um dos users parece ter mais conhecimentos e agradeço a ajuda.


Dito isso, podia-me explicar o porque do encontro em terreno neutro? Eu já vi isso escrito em vários tópicos em que havia medo de incompatibilidades entre cães, e se vou ter de fazer o mesmo, gostava de entender a "mecânica" por detrás do raciocínio, para assim não errar.

Isto se não se importar...
mfpuscas
Membro Veterano
Mensagens: 385
Registado: quarta jan 19, 2011 4:29 pm

sexta abr 15, 2011 9:21 pm

RuiSilva28 Escreveu:
dinodane Escreveu:Poder pode. Acho que deve ver no canil como é o relacionamento do rott com outros cães e informar-se junto do veterinário ou responsável pela adopção do temperamento do animal. No entanto, o seu Alex parece ser territorial e cioso da sua casa e se comprar uma briga com o rott a coisa poderá correr muito mal. Pondere tudo muito bem e caso decida avançar com a adopção faça as apresentações fora da sua casa, num território neutro.
Desde já muito obrigado pela resposta dinodane. Admito sem problemas que não sou o maior utilizador do forum, mas você é um dos users parece ter mais conhecimentos e agradeço a ajuda.


Dito isso, podia-me explicar o porque do encontro em terreno neutro? Eu já vi isso escrito em vários tópicos em que havia medo de incompatibilidades entre cães, e se vou ter de fazer o mesmo, gostava de entender a "mecânica" por detrás do raciocínio, para assim não errar.

Isto se não se importar...
É aconselhada a apresentação em território neutro uma vez que os Rottweiler são animais territoriais, e se o encontro se desse no territorio de um deles, este poderia ver o outro como um intruso no seu territorio e vice-versa. Num território neutro ambos estão em pe de igualdade havendo mais possibilidade de sucesso. Espero ter sido util e estar correcto :)
RuiSilva28
Mensagens: 6
Registado: sábado fev 12, 2011 8:31 pm

domingo abr 17, 2011 11:23 pm

Obrigado mfpuscas.


A excepção de ser um cão mais "feito" há algum alguma "contra" em relação á adopção de um rottweiler adulto?

É que o namorado de uma prima minha disse a minha mãe que lhe arranjava um rottweiler bebé, mas eu não gosto da ideia. Ok, ao que parece não há dinheiro envolvido por isso em principio não estamos a falar de alguém que anda a engravidar a sua cadela por lucro,mas mesmo assim preferia salvar um cão de um canil. Depois de ter visto o canil de braga e da maia por dentro, abri os olhos. Nunca deixaria o meu Alex num canil...

Isso e o facto de um cão bebé ser uma coisinha tão fofa, mas tão vulnerável. O parvovirus já de si é um problema para os mais jovens, mesmo com as vacinas, mas depois de ter visto tópicos como este http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=88282 fico com ainda mais medo. Hoje em dia até roubam cães como pastores alemães jovens? Meus Deus, estamos mesmo perto de bater no fundo...
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 18, 2011 4:31 pm

mfpuscas Escreveu:
RuiSilva28 Escreveu:
dinodane Escreveu:Poder pode. Acho que deve ver no canil como é o relacionamento do rott com outros cães e informar-se junto do veterinário ou responsável pela adopção do temperamento do animal. No entanto, o seu Alex parece ser territorial e cioso da sua casa e se comprar uma briga com o rott a coisa poderá correr muito mal. Pondere tudo muito bem e caso decida avançar com a adopção faça as apresentações fora da sua casa, num território neutro.
Desde já muito obrigado pela resposta dinodane. Admito sem problemas que não sou o maior utilizador do forum, mas você é um dos users parece ter mais conhecimentos e agradeço a ajuda.


Dito isso, podia-me explicar o porque do encontro em terreno neutro? Eu já vi isso escrito em vários tópicos em que havia medo de incompatibilidades entre cães, e se vou ter de fazer o mesmo, gostava de entender a "mecânica" por detrás do raciocínio, para assim não errar.

Isto se não se importar...
É aconselhada a apresentação em território neutro uma vez que os Rottweiler são animais territoriais, e se o encontro se desse no territorio de um deles, este poderia ver o outro como um intruso no seu territorio e vice-versa. Num território neutro ambos estão em pe de igualdade havendo mais possibilidade de sucesso. Espero ter sido util e estar correcto :)
Permita-me uma correcção menor: os cães são animais territoriais, não só os rotties. De resto, é exactamente essa a razão.

Rui, adoptar um adulto ou ficar com essa cria é uma opção exclusivamente sua. Por um lado com o cachorro tem a oportunidade de educá-lo desde tenra idade, será muito mais fácil a sua aceitação pelo outro cão residente, mas terá de passar pelas fases aborrecidas e trabalhosas da cachorrice, o roer, o não ter controlo das necessidades, situações que num adulto já passaram.
Por outro lado, esses cachorros terão muita facilidade na sua adopção, coisa que um adulto em situação de risco de vida num canil não tem. No entanto, deve ser cuidadoso na adopção e certificar-se muito bem quer do temperamento do animal quer da sua capacidade de lidar com eventuais problemas. Infelizmente ter um rott foi moda e muita gente não sabe lidar com um cão de temperamento forte e por vezes dominante, muitos terão ido parar ao canil pelas razões idiotas do costume aliadas ao facto da raça ser considerada potencialmente perigosa pela lei imbecil que temos, outros haverá com problemas de comportamento difíceis de contornar sem ajuda profissional, problemas devidos a donos incapazes ou situações de negligência.
Se perceber inglês sugiro que visite um fórum de referência sobre o Rott, vai encontrar muitos tópicos de interesse sobre o temperamento tópico da raça, dicas sobre a educação e manutenção dos cães, adopção e rescue de adultos, problemas de comportamento, etc.
Deixo-lhe o link:
http://www.rottweiler.net/forums/index.php

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mfpuscas
Membro Veterano
Mensagens: 385
Registado: quarta jan 19, 2011 4:29 pm

segunda abr 18, 2011 5:30 pm

dinodane Escreveu:
mfpuscas Escreveu:
RuiSilva28 Escreveu:
dinodane Escreveu:Poder pode. Acho que deve ver no canil como é o relacionamento do rott com outros cães e informar-se junto do veterinário ou responsável pela adopção do temperamento do animal. No entanto, o seu Alex parece ser territorial e cioso da sua casa e se comprar uma briga com o rott a coisa poderá correr muito mal. Pondere tudo muito bem e caso decida avançar com a adopção faça as apresentações fora da sua casa, num território neutro.
Desde já muito obrigado pela resposta dinodane. Admito sem problemas que não sou o maior utilizador do forum, mas você é um dos users parece ter mais conhecimentos e agradeço a ajuda.


Dito isso, podia-me explicar o porque do encontro em terreno neutro? Eu já vi isso escrito em vários tópicos em que havia medo de incompatibilidades entre cães, e se vou ter de fazer o mesmo, gostava de entender a "mecânica" por detrás do raciocínio, para assim não errar.

Isto se não se importar...
É aconselhada a apresentação em território neutro uma vez que os Rottweiler são animais territoriais, e se o encontro se desse no territorio de um deles, este poderia ver o outro como um intruso no seu territorio e vice-versa. Num território neutro ambos estão em pe de igualdade havendo mais possibilidade de sucesso. Espero ter sido util e estar correcto :)
Permita-me uma correcção menor: os cães são animais territoriais, não só os rotties. De resto, é exactamente essa a razão.
Sim exacto. Alguns mais que outros foi isso que quis salientar :)
Responder

Voltar para “Rottweiler”