ROT de 15 meses sem treino

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
fihegui
Registado: sexta jun 06, 2008 12:11 pm

sexta jun 06, 2008 12:34 pm

Olá a todos! Sou nova neste fórum mas pelo que leio, vale mesmo apena pois são opiniões conscientes e válidas.
Queria aproveitar para pedir uma opinião: Tenho um ROT macho já com 15 meses. Quando o compramos pensamos ter muito mais tempo para ele, inclusivé foi na altura que compramos também uma casa. Ele tem muito espaço só para ele. Temos também 3 filhotes, uma menina de 12 anos e gémeos de 6 anos. Entretanto por motivos de trabalho o tempo para ele não foi como planeado. Assim, não teve treino de obediência. É bastante meigo, e não diferente de todos os comentários que ouço, não mede a força nas brincadeiras. Não é possíve deixá-lo brincar com as crianças sozinho. Mas, quando vimos para o pátio para as crianças brincarem ou para eu limpar prendo-o. Contantemente vamos à beira dele, fazemos miminhos e ele abana logo o rabo e começa a lamber. Ele fica preso mas não afastado de nós, passamos por ele constantemente e ele não tenta sair do sítio. Fica a olhar para nós a observar.
Não conseguimos também criar o hábito de fazer as suas necessidades num sítio certo ou no jardim em frente da n/ casa quando vimos passear com ele, faz tudo no pátio traseiro. Pergunto se será demasiado tarde para fazer treino de obediência? Ele senta e deita mas não fica quando mandamos. Para vir à rua, neste momento só com o meu marido, porque a força... Obrigado pelas dicas que me possam dar.
ana_lucia_f1
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 6:36 am

sábado jun 07, 2008 7:04 pm

Olá...

Pelo que já andei a ler e que pessoas mais experientes que eu me aconselharam, nestas lidas de criar um cão equilibrado me disseram é que nunca devemos prender os nossos canitos...

Eu por exemplo tenho 2 sobrinhas, uma com 6 e outra com 4 anos e deixo-as brincar com a Petra, que apesar de ser um bocadinho bruta, porque não mede a força que tem, vejo que com elas é de uma extrema delicadeza, até por exemplo a ir buscar um biscoito à mão delas! Claro que brincam sempre com "supervisão" adulta... tanto para que a Petra não as magoe, quer para que elas não lhe façam malandrices...:D

A justificação que me deram para não prender o animal, é porque pode depois associar que sempre que a pessoa X ou Y anda á solta no território dela, ela tem de ser presa, e pode aquando de um discuido nosso "virar-se" contra a pessoa (que me corrijam se estiver a dizer alguma asneira... :wink: ). Eu por exemplo deixo a minha Petrinha andar por todo o lado... ela não faz asneiras por isso ainda não vi nenhum inconveniente para a ter restrita apenas a uma zona do apartamento. Só não tem autorização para andar sozinha pelas varandas, porque tenho medo que ela se tente atirar... :? Mas sempre que eu estou em casa, volta meia volta deixo-a ir apanhar ar à varanda... :lol:

Sobre a escola... eu acho que é sempre uma mais valia para um cão grandote como os nossos rott's irem para uma escolinha... mal não faz, não é? :)

Boa sorte!!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jun 08, 2008 5:05 pm

A justificação que me deram para não prender o animal, é porque pode depois associar que sempre que a pessoa X ou Y anda á solta no território dela, ela tem de ser presa, e pode aquando de um discuido nosso "virar-se" contra a pessoa
Isto é importante, vejam o caso que sucedeu no Algarve do ataque a uma menina. Os cães eram perfeitamente equilibrados e pacíficos mas sempre que a criança aparecia os animais eram presos. A mentalidade canina é simples e eles fazem associações, julgo que começaram a associar a presença da menina a serem presos e privados do contacto com as pessoas e com a própria criança!
Julgo que é um erro privar o cão do contacto com as crianças. Julgo que não o deve prender, deve sim SUPERVISIONAR SEMPRE estas ocasiões!!
Quanto ao treino, ainda não é tarde e um cão possante como o Rott deve sempre receber um treino básico de obediência.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

fihegui
Registado: sexta jun 06, 2008 12:11 pm

segunda jun 09, 2008 5:45 pm

Olá,
Obrigado pelos comentários. Sei que me devo esforçar para que o n/ bébézão fique solto com as crianças. Tenho plena consciência disso e acreditem que quando ouvi a história daquela bébé de 20 meses, logo reportei a situação para a minha! Embora, quando o prendo, é junto a nós e nunca retirado da n/ beira ou em jaula (nem tenho). As crianças adoram-no e aproveitam sempre estas ocasiões para o encherem de mimo!
Cumprimentos a todos.
Responder

Voltar para “Rottweiler”