Olá a todos! Sou nova neste fórum mas pelo que leio, vale mesmo apena pois são opiniões conscientes e válidas.
Queria aproveitar para pedir uma opinião: Tenho um ROT macho já com 15 meses. Quando o compramos pensamos ter muito mais tempo para ele, inclusivé foi na altura que compramos também uma casa. Ele tem muito espaço só para ele. Temos também 3 filhotes, uma menina de 12 anos e gémeos de 6 anos. Entretanto por motivos de trabalho o tempo para ele não foi como planeado. Assim, não teve treino de obediência. É bastante meigo, e não diferente de todos os comentários que ouço, não mede a força nas brincadeiras. Não é possíve deixá-lo brincar com as crianças sozinho. Mas, quando vimos para o pátio para as crianças brincarem ou para eu limpar prendo-o. Contantemente vamos à beira dele, fazemos miminhos e ele abana logo o rabo e começa a lamber. Ele fica preso mas não afastado de nós, passamos por ele constantemente e ele não tenta sair do sítio. Fica a olhar para nós a observar.
Não conseguimos também criar o hábito de fazer as suas necessidades num sítio certo ou no jardim em frente da n/ casa quando vimos passear com ele, faz tudo no pátio traseiro. Pergunto se será demasiado tarde para fazer treino de obediência? Ele senta e deita mas não fica quando mandamos. Para vir à rua, neste momento só com o meu marido, porque a força... Obrigado pelas dicas que me possam dar.
ROT de 15 meses sem treino
Moderador: quino
-
- Membro
- Registado: quinta ago 10, 2006 6:36 am
Olá...
Pelo que já andei a ler e que pessoas mais experientes que eu me aconselharam, nestas lidas de criar um cão equilibrado me disseram é que nunca devemos prender os nossos canitos...
Eu por exemplo tenho 2 sobrinhas, uma com 6 e outra com 4 anos e deixo-as brincar com a Petra, que apesar de ser um bocadinho bruta, porque não mede a força que tem, vejo que com elas é de uma extrema delicadeza, até por exemplo a ir buscar um biscoito à mão delas! Claro que brincam sempre com "supervisão" adulta... tanto para que a Petra não as magoe, quer para que elas não lhe façam malandrices...
A justificação que me deram para não prender o animal, é porque pode depois associar que sempre que a pessoa X ou Y anda á solta no território dela, ela tem de ser presa, e pode aquando de um discuido nosso "virar-se" contra a pessoa (que me corrijam se estiver a dizer alguma asneira...
). Eu por exemplo deixo a minha Petrinha andar por todo o lado... ela não faz asneiras por isso ainda não vi nenhum inconveniente para a ter restrita apenas a uma zona do apartamento. Só não tem autorização para andar sozinha pelas varandas, porque tenho medo que ela se tente atirar...
Mas sempre que eu estou em casa, volta meia volta deixo-a ir apanhar ar à varanda...
Sobre a escola... eu acho que é sempre uma mais valia para um cão grandote como os nossos rott's irem para uma escolinha... mal não faz, não é?
Boa sorte!!
Pelo que já andei a ler e que pessoas mais experientes que eu me aconselharam, nestas lidas de criar um cão equilibrado me disseram é que nunca devemos prender os nossos canitos...
Eu por exemplo tenho 2 sobrinhas, uma com 6 e outra com 4 anos e deixo-as brincar com a Petra, que apesar de ser um bocadinho bruta, porque não mede a força que tem, vejo que com elas é de uma extrema delicadeza, até por exemplo a ir buscar um biscoito à mão delas! Claro que brincam sempre com "supervisão" adulta... tanto para que a Petra não as magoe, quer para que elas não lhe façam malandrices...

A justificação que me deram para não prender o animal, é porque pode depois associar que sempre que a pessoa X ou Y anda á solta no território dela, ela tem de ser presa, e pode aquando de um discuido nosso "virar-se" contra a pessoa (que me corrijam se estiver a dizer alguma asneira...

Sobre a escola... eu acho que é sempre uma mais valia para um cão grandote como os nossos rott's irem para uma escolinha... mal não faz, não é?

Boa sorte!!
Isto é importante, vejam o caso que sucedeu no Algarve do ataque a uma menina. Os cães eram perfeitamente equilibrados e pacíficos mas sempre que a criança aparecia os animais eram presos. A mentalidade canina é simples e eles fazem associações, julgo que começaram a associar a presença da menina a serem presos e privados do contacto com as pessoas e com a própria criança!A justificação que me deram para não prender o animal, é porque pode depois associar que sempre que a pessoa X ou Y anda á solta no território dela, ela tem de ser presa, e pode aquando de um discuido nosso "virar-se" contra a pessoa
Julgo que é um erro privar o cão do contacto com as crianças. Julgo que não o deve prender, deve sim SUPERVISIONAR SEMPRE estas ocasiões!!
Quanto ao treino, ainda não é tarde e um cão possante como o Rott deve sempre receber um treino básico de obediência.
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Olá,
Obrigado pelos comentários. Sei que me devo esforçar para que o n/ bébézão fique solto com as crianças. Tenho plena consciência disso e acreditem que quando ouvi a história daquela bébé de 20 meses, logo reportei a situação para a minha! Embora, quando o prendo, é junto a nós e nunca retirado da n/ beira ou em jaula (nem tenho). As crianças adoram-no e aproveitam sempre estas ocasiões para o encherem de mimo!
Cumprimentos a todos.
Obrigado pelos comentários. Sei que me devo esforçar para que o n/ bébézão fique solto com as crianças. Tenho plena consciência disso e acreditem que quando ouvi a história daquela bébé de 20 meses, logo reportei a situação para a minha! Embora, quando o prendo, é junto a nós e nunca retirado da n/ beira ou em jaula (nem tenho). As crianças adoram-no e aproveitam sempre estas ocasiões para o encherem de mimo!
Cumprimentos a todos.