Marcha anormal

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

terça ago 12, 2003 9:32 pm

Olá a todos,

De há uns dias para cá que ando a reparar que a marcha da Shiva se alterou...
Quando em marcha, a Shiva parece manquear da pata direita dianteira. Ela corre, salta e brinca normalmente e só se nota mesmo na marcha normal :(
Já lhe vi as almofadas e os dedos das patas, e não parece ter nada (usei uma lupa e uma caneta de luz), nem sequer se queixou pelo que não parece ser nenhum grão ou vidro, pois se fosse ela dava sinal...
Apalpei-lhe a pata toda na sua extensão, dobrei, etc, e nada - nem um ganido de dor.
Por outro lado ela não deu nenhuma queda, nem se aleijou com nada - sou sempre eu que a levo á rua e treinos, e em casa não tem nada que pudesse causar um acidente...
Por via das dúvidas, amanhã vai á vet tirar radiografias ás 2 patas dianteiras.
Gostava de saber se isto já aconteceu a algum de voces, isto é, a algum dos vossos Rotts.
É que já me disseram que em determinadas alturas do crescimento eles ficam meio desengonçados, mas como eu nunca me fio no que os chamados "espertalhões da esquina" dizem...
De resto penso que a Shiva está óptima. Faz hoje 5 meses, pesa cerca de 20/25 Kg (ganha cerca de 5 Kg por mes) , está bem porpocionada (há quem diga que tem rotts de 2 e 3 meses do tamanho dela...sinceramente ela a mim parece-me óptima!), é muito activa e temos aproveitado ao máximo o bom tempo para a levar a nadar - ela adora e é um excelente exercício.
Mas estou deveras preocupada com este mancar...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
susanasaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1110
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

terça ago 12, 2003 9:46 pm

nynf,
Eu não a posso ajudar porque não fasso a mínima ideia do que seja, mas é só para lhe desejar as melhoras da sua menina e que não seja nada.

Bjs
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

quarta ago 13, 2003 9:15 am

Obrigada Susana!
Mais logo já conto ter noticias da Vet. Hoje de manhã, quando a fui passear encontrei um Sr. com um Collie que me disse que o cão dele teve exactamnete o mesmo problema e que se verificou ser uma tendinite. Foi muito simpático e gostei da atitude dele já que não se armou em chico esperto e disse logo "mas leve-a ao veterinário, que só ele é que pode ver o que é ao certo..." o que demonstra ser uma pessa conscenciosa.
O que eu mais detesto é não saber o que é, sempre tive problemas em lidar com aquele espaço de tempo dominado pela incerteza em relação a tudo. Estou doida que cheguem as 18h para ir com ela á Vet e saber de uma vez por todas o que é isto e como tratar.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

quarta ago 13, 2003 8:06 pm

Acabámos de chegar da vet.
Depois de um exame minucioso e radiografia ao cotovelo e ombro chegou-se á conclusão que não se trata de uma forma precoce de displasia este era sem dúvida o meu maior medo.
Será provavelmente uma tendinite ligeira, pelo que vamos fazer um antiinflamatorio durante 5 dias e limitar o exercicio fisico ao essencial.
Depois voltamos lá e logo se vê se será necessário fazer algo mais.
De resto a Shiva está OK

:D :D
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
susanasaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1110
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

terça ago 19, 2003 11:07 am

Oi Cristina,
Como esta a shiva? Espero que melhor :)
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

terça ago 19, 2003 1:29 pm

susanasaraiva Escreveu: Oi Cristina,
Como esta a shiva? Espero que melhor )
Olá Susana,

Infelizmente os 5 dias de antiinflamatorio não deram resultado nenhum. A Shiva continua com uma marcha anormal. Fomos ontem novamente á Vet, e vou dar mais 5 dias para ver se ela volta ao normal...

Não parece ser tendinite nem luxação, pois nesse caso o anti inflamatório já teria actuado. Por outro lado a Shiva parece não sentir dores: corre e salta sem medos (embora esteja com o exercicio restringido ao minimo: 2 vezes á rua para as necessidades;nadar pouco de cada vez e nada de treinos), e não reage com dor ao exame de apalpação e movimento das patas.

A Radiografia que tinhamos tirado também não revelou fissuras ou descalcificação...

Se no Domingo ela continuar a mancar, vai fazer uma despistagem ás duas displasias,ie, vai ser sedada e tirar as radiografias necessárias. Este exame só deveria ser feito por volta dos 18 meses, e com esta idade (5 meses) não é conclusivo...enfim. A minha vet vai falar com um Veterinário com muita prática em ortopedia canina e possivelmente será ele a analisar o caso.

Algo me diz que é mesmo displasia :( estou triste e preocupada. Ando a pesquisar informação na net e em livros sobre este problema - afinal, para vencermos o medo nada como enfrentá-lo bem munidos.

Sei que parece parvoice e nunca pensei que com esta idade ainda reagisse assim, ficasse tão á toa, mas a verdade é que a Shiva é a minha primeira Rott, nunca tive qualquer experiência com cães de raça grande e a minha ignorância e insegurança irritam-me profundamente! Daí estar a estudar tudo o que me aparece á frente sobre as Displasias, problemas ósseos, problemas musculares, etc.

Enfim...logo se vê se isto é só um susto ou se é uma prova a superar.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
susanasaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1110
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

terça ago 19, 2003 2:20 pm

Bem nem sei o que diga :( . Desejo as melhoras da Shiva e pensamento positovo porque não há de ser nada ;)
Amanhã vamos a caxias outra vez, se quizeres aparecer para conversarmos, vou lá estar eu e a Maga e outra forista que não sei o nome :oops: . Aparece
susanasaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1110
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

terça ago 19, 2003 7:55 pm

Foi desmarcado :(
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

quarta ago 20, 2003 9:40 am

susanasaraiva Escreveu: Foi desmarcado (
Olá!

Eu hoje também não podia :( Mas por uma boa causa :)
Estive a falar com o treinador da Shiva e combinei passar por lá hoje ao fim da tarde.
Ele já treinou muitos Rotts e conhece bem a raça, e disse-me que há muitos Rotts que têm estas fases de mancar devido ao crescimento; desde que não tenham dores e problemas de locomoção (é o caso), costumam passar por si só.
Pelo menos fiquei mais animada. Vou fazer as radiografias na mesma, mas vou continuar o treino da Shiva, mas mais leve enquanto não tiver certezas.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sai
Membro
Mensagens: 83
Registado: segunda jun 02, 2003 2:55 pm
Localização: rottweiler

terça set 02, 2003 3:12 pm

olá nynf.
tambem tenho uma cadelinha rott de 8 meses, aconteceu me exactamente o mesmo, começou a mancar de um dia para o outro, fui ao vet que tambem me receitou um anti inflamatorio, primeiro 5 dias e depois mais 5, nada de melhoras fui a faculdade de madicina veterinaria, fiz 3 radiografias a pata direita, fui atendida pelo melhor ortopedista (que eu tenha conhecimento e que me tenham falado) Professor Antonio Ferreira, em principio será displasia pois nota uma certo crescimento do osso, mas aconselhou me a fazer um tac, tou a espera :(
exercicio não exagerar posso continuar a brincar com ela, pode correr, tudo normal mas sem exageros, evitar mais mais é subir e descer escadas, também continuo no treino com ela, ela não se queixa de nada, enfim com muita tristeza minha mas tenho que esperar.
boa sorte com a tua cadelinha, se puderes vai a faculdade eles lá são optimos.
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

sexta set 05, 2003 10:34 am

sai Escreveu: olá nynf.
tambem tenho uma cadelinha rott de 8 meses, aconteceu me exactamente o mesmo, começou a mancar de um dia para o outro, fui ao vet que tambem me receitou um anti inflamatorio, primeiro 5 dias e depois mais 5, nada de melhoras fui a faculdade de madicina veterinaria, fiz 3 radiografias a pata direita, fui atendida pelo melhor ortopedista (que eu tenha conhecimento e que me tenham falado) Professor Antonio Ferreira, em principio será displasia pois nota uma certo crescimento do osso, mas aconselhou me a fazer um tac, tou a espera (
exercicio não exagerar posso continuar a brincar com ela, pode correr, tudo normal mas sem exageros, evitar mais mais é subir e descer escadas, também continuo no treino com ela, ela não se queixa de nada, enfim com muita tristeza minha mas tenho que esperar.
boa sorte com a tua cadelinha, se puderes vai a faculdade eles lá são optimos.
Olá Sai,

A Shiva fez as radiografias mas não acusou absolutamente nada de anormal. pelo sim pelo não está a tomar um suplemento para as cartilagens á base de cologenio.
A pata direita entretanto ficou boa, já mancou da esquerda e agora já está boa novamente.
A Vet diz que não acusando nada nas radiografias e ela não tendo dores nenhumas o mais provavel é ser próprio do crescimento.
Vamos dar mais uns meses e se o problema reaparecer ou persistir então vou levá-la á faculdade de Med. Vet. para fazer a despistagem ás displasias.
Contudo o exame da displasia só é conclusivo por volta dos 18 meses, por isso não percas a sesperanças!
Já agora, o teu mancava das patas dianteiras ou das traseiras?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sai
Membro
Mensagens: 83
Registado: segunda jun 02, 2003 2:55 pm
Localização: rottweiler

sexta set 05, 2003 12:09 pm

olá nynf.

a minha só manca da pata direita da frente, também me dissseram que poderá ser do crescimento, por isso é que tenho que esperar, através das radiografias também não deu pra concluir se é displasia ou não, e que como ainda é muito nova pode passar com o crescimento. mas vou fazer o tac, é mais certo, e fico mais descansada sabendo o que é ao certo.
tenho esperanças que não seja nada de especial, não gosto de sabeer que ela anda assim, fico triste, mas tou a fazer tudo o que posso para a judar.
ainda bem que com a tua parece ter passado, mas também me disseram que por vezes pode passar e depois voltar a mancar, mas pode ser que não, boa sorte pra vocês, tudo de bom, se precisares de alguma coisa, dispõe.
bjs
Mafra
Mensagens: 9
Registado: sexta set 05, 2003 6:46 pm
Localização: Um Rottweiler
Contacto:

sexta set 05, 2003 7:49 pm

Ola' nynf

Como esta' a Shiva ? :|
Espero que não seja nada de grave ... e que recupere rapidamente ! :D

Eu tenho um Rottweiler ... chama-se Zeus, tem 1 ano e 4 meses ! e' lindo LoL :D

Um beijo

A.Mafra
Caxemira
Mensagens: 1
Registado: sábado set 20, 2003 9:21 pm

sábado set 20, 2003 10:32 pm

Olá nynf

Como tem estado a Shiva? Eu tenho uma rott com 2,5 meses e desde que li as tuas mensagens passei a olharcom muita mais atenção para o andar da minha pequenina.
Vai correr tudo bem.

Bjs
Joana
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

segunda set 22, 2003 3:07 pm

Olá a todos :D

Obrigada pela preocupação. A Shiva está óptima e não voltou a revelar qualquer sintoma.
Corre e trota normalemnte, salta bem (embora continue a tentar evitar saltos de maior grau de esforço) e está a crescer a olhos vistos:
6 meses, 26 Kg, cerca de 49 cm de altura.

Tem os jarretes um pouco descaidos, mas estamos a tentar corrigir essa postura com um joging diário - faz bem á dona e á cadela.

Continua os treinos, agora mais exigentes e rigorosos, pois esta menina precisa mesmo de pulso forte: são 26 Kg de meiguice e teimosia ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Rottweiler”