Estalão, e muita confusão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 21, 2003 12:10 pm

Ultimamente tenho sido confrontada com algumas situações que me deixam um tanto ao quanto "á toa".

Chicos espertos não faltam por aí, e a verdade é que dizem balelas com a maior convicção e ar de entendidos...pfffffffffffffffff

Por exemplo:

- Há 2 tipos de Rottweiler, o de trabalho e o de casa, sendo o de trabalho de maiores porpoções e peso que a variante caseira...

Isto lá faz algum sentido????

Por outro lado tenho visto muitos Rotts, registados e com LOP que pura e simplesmente não obedecem ao estalão :(
São mais altos e esguios, alguns têm um focinho mais afunilado, outros um Stop muito pouco pronunciado, Olhos castanhos claros, são mais compridos, etc etc

Até mesmo a minha vet (que também tem uma Rott) comentou comigo que ultimamente têm aparecido muitos Rotts com essas caracteristicas, fora do estalão.

Isto anda a intrigar-me. Principalmente aqueles que têm LOP.

Fica o desabafo e espero que também um ponto de partida para uma discussão.

Já agora, (tirado do site do Rottweiler Clube de Portugal)
O Estalão da raça diz:

Aparência Geral:
O Rottweiler é um cão robusto, de porte médio para grande, sem ser leve ou grosseiro, nem pernalta ou esguio. Sua estrutura, em correctas proporções, tem uma figura compacta, forte e bem proporcionada mostrando grande força, agilidade e persistência. Sua figura revela primitivismo, seu procedimento é autoconfiante, com firmeza de nervos e coragem. O seu olhar sereno indica boa índole. Ele reage com grande atenção diante do seu universo.

De cumprimento médio, o crânio é largo entre as orelhas, a linha da testa, vista de perfil, é moderadamente arqueada. Occipital bem proporcionado, sem muita protuberância.

Maxilares superiores e inferiores fortes e largos!
Stop e arcadas zigomáticas bem desenvolvidas.
Olhos:
Tamanho médio, amendoados, de cor castanho escuro , pálpebras bem ajustadas.

Pescoço:
Forte, moderadamente longo, bem musculado com uma linha superior ligeiramente arqueada subindo dos ombros, seco, sem barbelas ou peles soltas.
Tronco:
Peito espaçoso, largo e profundo, com antepeito bem desenvolvido e costelas bem arqueadas. Dorso recto, forte e firme. Lombo curto, forte e profundo. Flancos não esgalgados. Garupa larga, de comprimento médio e ligeiramente arredondada, nem recta nem muito caída.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo ago 24, 2003 4:47 pm

Olá,
Estalão do Rottweiler há só um, o do ADRK (país de origem da raça), que é o adoptado pela FCI. Como tal, e apesar do que dizem os "Chicos Espertos", Rottweiler também há só um! Não há Estalão de "casa" e de 'trabalho' e não existe nenhum 'Rottweiler Americano'!! SÓ HÁ UM ROTTWEILER.
Se lermos bem o estalão que o AKC ( American Kennel Club), constatamos que é praticamente idêntico ao da FCI (ADRK), e que a unica coisa que eles continuam a fazer é o corte de cauda. Por isso que ninguém venha cá dizer que cães altos e esguios, de focinhos estreitos e cabeças que mais parecem Dobermann são Rottweilers Americanos, porque o que eles são é pessimos exemplares da Raça.

Quanto aos cães com LOP, infelizmente a raça é vitima da 'moda'! Tudo serve para criar..... junta-se a cadelinha do Xico com o Cão do Asdrubal e pronto...temos uma ninhada! Não há a minima preocupação com a qualidade dos exemplares! Mesmo entre cães puros, ocasionalmente nascem maus exemplares! O que seria certo fazer era não usá-los na reprodução, mas a ansia de lucro leva a que os usem....resultado é que estas más caracteristicas genéticas acabam por se propagar. Em vez de se extinguirem ou aparecerem ocasionalmente, passam a evidenciar-se! E quanto menos qualidade, mais se vende ( porque é mais barato)...e depois é um ciclo vicioso....os "criadores da treta" compram estes cães e reproduzem-nos em serie....e qualquer dia há mais destes do que 'verdadeiros Rottweilers'. É por isso que ter papeis (LOP) apenas não chega! Os cães usados para reprodução, e cujos filhos devemos adquirir têm de ter provas dadas!! Têm de participar em exposições e obter boas classificações. Já não digo que sejam todos campeões, mas pelo menos que sejam classificados como EXCELENTES!!

Abraços
Paulo C.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 25, 2003 12:29 pm

Concordo a 100% Paulo.
Mas é verdadeiramente irritante vê-los a passear, de peito inchado e clamando aos 4 ventos que o seu rottweiler é que é a "sério" e depois ver uma cambada de ignorantes (que o são porque querem!) a babar e a dizer que é um assim que querem :(
Já tentei em algumas situações sensibilizar alguns "chicos" e "burros de palas nos olhos" para as questões da raça, do estalão, da importancia de não cruzar por cruzar, etc etc
O resultado é frustrante na maioria dos casos! Não querem saber! E pior que isso convencem-se que são donos da verdade e levam atrás de si muitas pessoas.
E isto sem contar com as inumeras propostas de cruza que já fizeram por causa da Shiva!
É realmente muito triste e frustrante :(
<p>&nbsp;</p>
khaiser
Registado: domingo out 13, 2002 7:11 pm

terça ago 26, 2003 2:29 pm

Cada mais são os que se dizem entendidos na matéria???? Quantas e quantas vezes é possivel ver certos marmelos que quando veêm os meus cães nas exposições dizem: -Olhe o meu é maior?? -O meu costou muito Dinheiro, é muito mais Gordo e possante? -Tenho um com uma cabeça Maior?. Por favor esses cromos que se deixem de tretas, qual a sua admiração quando faço 1 ou 2 lugar, e obtenho excelentes na qualificação. :evil:
Eu não sou o super sumo da batateira, mas os resultados estão a vista e infelizmente cada vez se v~e mais exemplares de má qualidade grçasa esses cromos da bola...... :x
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 27, 2003 8:07 am

Ah pois....e o cão daquele "amigo" que pesa "mais de 80 kilos" ;) .....e o Rottweiler que é o campeão lá da rua porque "desanca os cães todos".... Já para não falar naquele que de Rottweiler não tem nem a cor e quando perguntamos que mistura é se ofende, chamam-nos ignorantes e dizem que aquela é uma "variedade especial de exposição" :o .....
E os convites para acasalamento? O meu Furst, se eu fosse a embarcar nisso, já devia ter umas boas centenas de Filhos!!!! E será que é porque ele é um bom exemplar? Qual quê!! Nem perguntas por exames médicos, nem titulos nem nada!! É tudo só porque ele é muito grande!! (o que nem sequer é bom!!)
Ah....esqueci-me de uma :) Uma vez ouvi alguém que passava comentar com outra pessoa que os meus cães deviam ser campeões porque andavam com medalhas na coleira...eram nem mais nem menos que a chapa do registo camarário (ainda se usava) e a chapa indicadora do chip :) :) Isto é só cromos da bola ;)
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 27, 2003 11:11 am

PauloC Escreveu: ...
E os convites para acasalamento? O meu Furst, se eu fosse a embarcar nisso, já devia ter umas boas centenas de Filhos!!!! E será que é porque ele é um bom exemplar? Qual quê!! Nem perguntas por exames médicos, nem titulos nem nada!! É tudo só porque ele é muito grande!! (o que nem sequer é bom!!)
... :) :) Isto é só cromos da bola ;)
Pois...a Shiva que ainda nem adulta é já teve "n" convites para cruza - mesmo daqueles que dizem que ela está pequena para a idade :O , que já devia estar mais encorpada (leia-se gorda! Não mto obrigada!) :O , etc etc
Papeis? Exames médicos? Displasia? Que é isso, meus srs! Nada disso interessa, interessa é o carcanhol que se faz com as ninhadas, dadas de preferencia ao mes, mes e meio, sem vacinas e mal alimentadas :evil:

Já agora Paulo, li noutro post que vai esterilizar a Mara. Eu estou a pensar esterilizar a Shiva, mas tenho duvidas quanto á idade ideal para o fazer e se trará alguma alteração de caracter prejudicial ao treino...
Alguma dica? ;) Sem compromissos claro está, até porque já tenho a opinião da Vet , do treinador, e mais alguams pessoas, mas gosto de formar a minha própria decisão baseando-me na experiencia de quem a tem, e no campo dos Rotts, o Paulo tem um conhecimento invejável (no bom sentido claro está!)
<p>&nbsp;</p>
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quarta ago 27, 2003 11:36 am

Olá nynf

A minha Nala foi esterilizada porque desenvolvia gravidezes psicológicas e eu nunca pensei fazer criação. Foi esterilizada após o segundo cio mas o ideal é ser antes do primeiro ou pelo menos antes do segundo.

Em termos de comportamento notou-se um ligeirissimo acréscimo de agressividade ( não contra os donos claro ) e alguma tendencia para engordar ( embora que nos Rotts já é tendência natural para o engorda dado que comem tudo o que lhes aparece :)

Em questões de treino apesar de eu só a ter treinado em obediência não notei qualquer alteração.

Saudações
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 28, 2003 9:18 am

Olá,
Eu já vi de tudo no que se refere às esterelizações. Já vi cadelas hiperactivas que permaneceram hiperactivas, já vi cadelas magras que permaneceram magras, já vi cadelas mansas que permaneceram mansas, e já vi o contrário de tudo isto.....cadelas que engordaram, cadelas que ficaram mais calmas e lentas, cadelas que se tornaram mais territoriais e protectoras...Acho que nem todas reagem da mesma forma.
Precisamente por não saber muito bem os efeitos, é que tenho adiado sempre a esterelização da Mara. Mas.....desta vez vai ter mesmo de ser.
Quanto à altura ideal, também já ouvi dizer que o melhor é ser feita antes do segundo cio ( caso contrário, não terá qualquer efeito em termos de prevenção de cancros mamários).

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Rottweiler”