Chicos espertos não faltam por aí, e a verdade é que dizem balelas com a maior convicção e ar de entendidos...pfffffffffffffffff
Por exemplo:
- Há 2 tipos de Rottweiler, o de trabalho e o de casa, sendo o de trabalho de maiores porpoções e peso que a variante caseira...
Isto lá faz algum sentido????
Por outro lado tenho visto muitos Rotts, registados e com LOP que pura e simplesmente não obedecem ao estalão

São mais altos e esguios, alguns têm um focinho mais afunilado, outros um Stop muito pouco pronunciado, Olhos castanhos claros, são mais compridos, etc etc
Até mesmo a minha vet (que também tem uma Rott) comentou comigo que ultimamente têm aparecido muitos Rotts com essas caracteristicas, fora do estalão.
Isto anda a intrigar-me. Principalmente aqueles que têm LOP.
Fica o desabafo e espero que também um ponto de partida para uma discussão.
Já agora, (tirado do site do Rottweiler Clube de Portugal)
O Estalão da raça diz:
Aparência Geral:
O Rottweiler é um cão robusto, de porte médio para grande, sem ser leve ou grosseiro, nem pernalta ou esguio. Sua estrutura, em correctas proporções, tem uma figura compacta, forte e bem proporcionada mostrando grande força, agilidade e persistência. Sua figura revela primitivismo, seu procedimento é autoconfiante, com firmeza de nervos e coragem. O seu olhar sereno indica boa índole. Ele reage com grande atenção diante do seu universo.
De cumprimento médio, o crânio é largo entre as orelhas, a linha da testa, vista de perfil, é moderadamente arqueada. Occipital bem proporcionado, sem muita protuberância.
Maxilares superiores e inferiores fortes e largos!
Stop e arcadas zigomáticas bem desenvolvidas.
Olhos:
Tamanho médio, amendoados, de cor castanho escuro , pálpebras bem ajustadas.
Pescoço:
Forte, moderadamente longo, bem musculado com uma linha superior ligeiramente arqueada subindo dos ombros, seco, sem barbelas ou peles soltas.
Tronco:
Peito espaçoso, largo e profundo, com antepeito bem desenvolvido e costelas bem arqueadas. Dorso recto, forte e firme. Lombo curto, forte e profundo. Flancos não esgalgados. Garupa larga, de comprimento médio e ligeiramente arredondada, nem recta nem muito caída.