Carta enviada ao Rottweiler Clube de Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

domingo ago 24, 2003 10:57 am

Viva,

Como admirador e defensor da raça Rottweiler, não posso ficar indiferente à inoperância do Rottweiler Clube de Portugal. Neste sentido, venho dar a conhecer a minha actual posição em relação ao R.C.P, atráves de carta (e-mail) enviado à Direcção do Clube.
Exmo(s). Sr(s).

Como sócio e admirador da raça Rottweiler, venho ao vosso contacto para tecer alguns comentários sobre aquilo que penso ser a situação actual do Clube e informar qual será a minha posição futura em relação ao mesmo:

No período que antecedeu as últimas eleições, fui desde o início, apoiante da lista referente à actual direcção. Acreditei que a mesma era composta por elementos credíveis e dispostos a colaborar na recuperação do Clube. A par desta minha convicção, a lista opositora, não mostrou qualquer credibilidade vendo-se envolvida em conflitos de interesses, conflitos esses, que impediram a fusão das listas numa única lista. Por vezes a vaidade e a obsessão por determinados lugares no Clube impedem que o bom senso prevaleça e que o R.C.P. saia beneficiado.

Desde sempre tenho tentado ser um sócio disponível para o Clube e atento às suas actividades ou ausência das mesmas. Com alguma frequência, de forma construtiva, tento discutir ideias e propor novas iniciativas. Estas invariavelmente, não passam do papel, mesmo quando o Clube diz com elas concordar.

Igualmente, tenho tentado ser compreensivo e “tolerante” em relação às dificuldades que o Clube aparenta ter e à forma como é gerido. Contudo, as situações reincidentes e a falta de iniciativa permanente, levam-me neste momento, a desacreditar por completo nesta direcção e no futuro do Clube.

A imagem desta direcção está desgastada e desacreditada junto dos sócios do Clube, dos criadores da raça e da opinião pública em geral.

À alguns meses atrás, em assembleia-geral do Clube, chamei a atenção para que o R.C.P., não deveria ser formado por grupos de “bons amigos” que estão dispostos a trabalhar sem método e rigor, lamentando-se constantemente que o pouco que é feito é feito com grande esforço. Este, na sua maior parte das vezes, é unicamente derivado à falta de organização. O Clube não pode ser gerido em função do dia-a-dia, deste ou daquele evento, mas sim em função de uma estratégia com objectivos claramente definidos.

O Clube continua fechado sobre si próprio, estando a cavar um fosso cada vez maior entre a direcção e os poucos sócios pagantes. Estes, como eu próprio, pagam única e exclusivamente para ajudar o R.C.P. . Invariavelmente, os resultados são nulos, os benefícios inexistentes e o serviço de fraca qualidade.

Pessoalmente, não admito mais pagar um Teste de Carácter e receber a respectiva documentação um ano após a sua realização, nem tão pouco, após o último C.A.R. (à alguns meses), onde igualmente e até ao dia de hoje nada recebi, ser literalmente ridicularizado quando questionei sobre a disponibilidade da documentação inerente. Entregar radiografias de displasia da anca para serem homologadas pelo clube e as mesmas extraviarem-se. As cartolinas de verificação de ninhada que paguei e não recebi, colocando-me em falta perante os destinatários dos meus cachorros. Recomendar pessoas a contactar o R.C.P., para às quais não é dada qualquer tipo de resposta, é no mínimo lamentável atendendo ao défice de associados. A par destas situações, a falta de consideração, transparência e arrogância por parte de alguns elementos da direcção, torna da minha parte, qualquer esforço de compreensão infrutífero.

Como sócio, com as quotas em dia, e interessado em cumprir com as normas impostas pelo Clube, exijo respeito.

A raça em Portugal, como infelizmente em outras partes do mundo, vive sob uma perseguição negativa que afecta o seu bom-nome. Consciente que tal facto não se inverte de um dia para o outro, algo deve ser feito para minimizar tal reputação. A este nível, o R.C.P. tem um papel informativo e educativo a desempenhar. Lamentavelmente nada faz (quem cala consente), como descura e ignora os contactos provenientes do proprietário final do Rottweiler. Estes, pedem ajuda, conselhos ou apoio sendo totalmente ignorados. Com esta politica, não é difícil de estranhar que o clube não tenha sócios e esteja completamente desacreditado junto dos admiradores da raça.

O site, que inicialmente pareceu uma óptima iniciativa, não tem uma identidade própria e está sistematicamente desactualizado. Até à data, mais um “projecto” feito na base da boa vontade e gratuitidade, cujo o resultado é mais um falhanço.

Um falhanço, igualmente continua a ser o actual Teste de carácter do Clube. Infelizmente, este é apenas visto como uma fonte de receita, pelo que tudo é permitido para que não faltem candidatos.

É lamentável que no último Teste de Carácter se tenha verificado exemplares aos quais foram atribuídos a classificação de excelente quando na realidade nem deveriam ter passado. Dou como exemplo cães que quando fechados no grupo procuraram sair, a par de se assustarem com a suposta ameaça do figurante. Em relação a este último para além da sua actuação não ser uniforme (por culpa própria ou não), não ficou claro, o objectivo daquela componente da prova. Não se pode e não se deveria “pedir” que um cão morda numa situação de surpresa, mas sim eventualmente numa provocação ou ataque evidente e de forma controlada pelo dono.

Este último Teste de carácter, não foi mais do que uma ligeira prova de sociabilização que por si só não dá credibilidade ao C.A.R. e como consequência à raça. A obtenção do C.A.R. deveria ser mais rigorosa e honesta, devendo a médio prazo ser modificada.

O que se pretende nos dias de hoje, dado a imagem negativa da raça é garantir a sociabilização e um controle “básico” do cão. Ao se conseguir reunir estes dois aspectos estamos a defender e credibilizar a raça. O B.H., deveria ser, a médio prazo, (um ano - cães nascidos após este período), obrigatório para a obtenção do C.A.R.. Neste período, o R.C.P. deveria promover estes eventos e criar condições de treino para os sócios (proprietários / Criadores). Estas poderiam ser garantidas através de protocolos especiais com escolas de adestramento bem como tentar junto de algumas Autarquias e não só, a “disponibilização” de alguns terrenos.

A título de exemplo, pessoalmente, após alguns contactos com um clube da região onde vivo, consegui que os mesmos me disponibilizassem três vezes por semana o seu campo de futebol onze. Será que o R.C.P. como instituição que é, não será capaz de mais e melhor? Claro que sim.

Infelizmente, a falta de iniciativa, estratégia, organização, o descrédito provocado por alguns elementos da direcção aliado a interesses ou vaidades pessoais, impedem o Clube de “respirar” e tornar-se naquilo que deve ser: O maior clube de Raça em Portugal.

Apelo à reestruturação da actual direcção, com a saída imediata do seu presidente: Sr. Fernando L. Martins e do Secretário-geral: Julie Patrícia L. Martins. O R.C.P., não é um clube familiar e de amigos, mas sim um Clube dos sócios e para os sócios.

Ao contrário do que se possa pensar, não é com satisfação ou rancor que vos dirijo esta carta, mas sim com profundo sentimento de tristeza e desilusão. A frontalidade assim me obriga bem como a necessidade da raça Rottweiler necessitar de um Clube forte, dinâmico e unido.

A terminar, não posso deixar de fazer um reconhecimento e agradecimento ao presidente do R.C.P., Sr. Fernando Lucas Martins:

Sendo um dos fundadores do Rottweiler Clube de Portugal e no passado, o principal responsável pela introdução e divulgação da raça no nosso país, seria injusto não o mencionar bem como tal facto, jamais poderá ser esquecido. Como juiz que é, de valor inquestionável, desejo-lhe a melhor sorte e que continue a dignificar o nosso pais por esse mundo fora.

Ao Vice-presidente, Sr. Johann Samson, uma palavra de apreço e admiração por ter aceite o convite do R.C.P. e pela forma como ajudou o Clube a representar-se na IFR. Alguém com quem dá prazer falar.

A raça Rottweiler é uma raça impar, necessitando de ser dignificada e defendida, por todos nós que a admiramos.

Nota: Agradeço que esta carta chegue a todos os elementos da direcção sem excepção.

Com RAÇA pela RAÇA!

Com os melhores cumprimentos

Cláudio M. Nogueira

Sócio Nr. 227
[email protected]
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

domingo ago 24, 2003 11:32 am

Bem dito Claudio. Um clube da raça que não defende a mesma nem promove acções para a sua divulgação de uma forma positiva não está lá a fazer rigorosamente nada. Assim ou se acaba com o clube ou reorienta-se a sua actividade e objectivos.

Saudações
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

domingo ago 24, 2003 4:35 pm

Olá Claudio,
Conheces bem a minha posição, e a minha 'falta de fé' em relação ao papel do RCP tal como está ( e sempre esteve até aqui)....
O teu empenho e as tuas ideias eram a unica coisa que mantinha acesa alguma esperança de que um dia 'alguém' percebesse como é importante que o Clube seja mais do que uma 'associação comercial'....
Infelizmente há muito amadorismo e desorganização no que se refere ás actividades do Clube, mas porventura demasiado profissionalismo "noutras áreas" ... Se as tuas iniciativas "Vendessem cães", quem sabe teriam mais eco!
Enfim...tantos apelos e pedidos de apoio...tantos 'convites' para quem tem ideias e quer trabalhar avançar...e afinal uma pessoa tão válida e empenhada como tu é simplesmente ignorada e marginalizada ( nas suas ideias e iniciativas)..... é triste e revoltante....

Um abraço
Paulo C.
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

segunda ago 25, 2003 12:32 pm

Olá Claudio,

Infelizmente em Portugal não se prima pela organização é uma pena que o Clube de uma raça tão atacada como é o Rottweiler não desempenhe um papel mais activo e importante quer na defesa da raça, como na sua correcta divulgação, e na organização de eventos a ela ligados.

Não posso falar muito pois pouco conheço o Clube. O meu primeiro e segundo contacto por email foram há 3 meses, e nunca tive resposta. Telefonicamente nunca consegui falar com ninguem, o site está desatualizadíssimo, e finalmente consegui uma resposta por email pois queria tornar-me sócia...pedi para me enviarem por fax a proposta de sócia ao que me responderam que iam enviar por correio. Vamos ver quanto tempo demoram, ou se alguma vez chegará
As situações que o Claudio relata na carta são muito tristes e desmotivantes e levam-me a reflectir se valerá a pena tornar-me sócia.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

segunda ago 25, 2003 1:26 pm

Viva,

CasadeAvenal
Citando:

--
Raramente um clube d eraça faz algo de jeito. E não falo do RCP que não conheço mas no geral: São sempre amigos que riam esses clubes, pelo que não podemos falar em representatividade nem em amizades a mandarem no mesmo.

Se nada se faz de representativo mais tarde ou mais cedo acabam, já não seria a primeira vez.

---

Infelizmente assim é, mas com o “mal dos outros”...
Naquilo que estiver ao meu alcance tudo farei para inverter a situação e para evitar que a historia se repita. Se não conseguir, pelo menos durmo tranquilo por saber que tentei.
A esperança é a ultima coisa a morrer e a raça Rottweiler como os seus proprietarios valem o esforço.


Nynf
Citando:

---
Não posso falar muito pois pouco conheço o Clube.
---

Aqui começa o problema. O Clube está adormecido e indiferente ao que se passa.

Nynf
Citando:

--
...O meu primeiro e segundo contacto por email foram há 3 meses, e nunca tive resposta. Telefonicamente nunca consegui falar com ninguem, o site está desatualizadíssimo, e finalmente consegui uma resposta por email pois queria tornar-me sócia...pedi para me enviarem por fax a proposta de sócia ao que me responderam que iam enviar por correio. Vamos ver quanto tempo demoram, ou se alguma vez chegará
As situações que o Claudio relata na carta são muito tristes e desmotivantes e levam-me a reflectir se valerá a pena tornar-me sócia.
--

O resto do comentario, confirma o que em parte relatei na carta e que infelizmente não é um caso inédito mas sim uma constante.

Vamos ver...
Responder

Voltar para “Rottweiler”