A "traição" do meu rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
sushan
Mensagens: 6
Registado: segunda set 22, 2003 9:29 pm

segunda set 22, 2003 9:47 pm

Ola! Gostaria que me dessem a vossa opinião em relação ao meu rottweiler. Em Junho ofereceram-mo, tinha ele 3 meses e até agora, sempre que posso, levo-o comigo para o local de trabalho, onde há um jardim muito grande onde ele pode correr e brincar à vontade. Houve um dia em que ficou em casa e quando à noite o levei a passear, ele começou a morder-me e a rosnar e nada que eu dissesse o levava a estar quieto. Fiquei assustada, principalmente depois de ter visto as marcas que ele me deixou nas pernas e braços.
Relaciono esta ocorrência com o facto de ter ficado em casa, mas será normal um cão comportar-se assim com o seu dono? De notar que ele não estava a querer brincar, como se poderia supor. Olhava para mim como se fosse uma estranha que ele queria esganar.
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

terça set 23, 2003 12:41 pm

Olá,

leia atentamente as recomendações constantes nos seguintes site:

http://www.amigodorottweiler.com
http://www.rottpt.net

Esta raça é extremamente afectuosa e meiga se correctamente sociabilizada e se o dono mantiver com o seu Rott uma ligação forte de companheirismo mas também de liderança - ie, o dono tem forçosamente que ser o Alpha, o dominante, e não o Rott.

Por outro lado, com 6 meses, o seu Rott já deveria ter começado o treino básico de obediência.

Também interessa saber se interage com o seu cão, se brinca com ele, se o leva a passear, se corre com ele...enfim, se interage com ele positivamente.

O facto de o levar para o seu trabalho e ele andar solto o dia inteiro no jardim pode não ser o mais benéfico para ele se nesse espaço de tempo não existir interacção com outros animais ou pessoas...

Por exemplo, eu tenho uma Rott com 6 meses. Ela fica em casa sózinha durante o dia, mas:
- Vai á rua 1 hora de manhã, 1 hora ao almoço e 1 hora á noite.
- treina cerca de 3 a 4 horas por semana
- Vai comigo para todo o lado desde bébé, está bem sociabilizada com outras pessoas, animais, ruidos, movimento... faço tudo para lhe porpocionar um conjunto de experiências diversificadas e interessantes de forma a que não se torne nem medrosa nem agressiva.

Qual foi a sua reacção quando o seu Rott lhe rosnou (e pelos vistos mordeu)?? Teve medo? Demonstrou esse medo? Repreendeu-o de imediato, submetendo-o para ele perceber que não pode NUNCA atacar assim o dono (ou qualquer outra pessoa que esteja perto dele)?

Como o tratam em casa?

Em primeira análise, parece-me o que o seu cão está com um problema comportamental unicamente da responsabilidade dos donos, ou seja, causado por falta de pulso firme e de sociabilização. Provavelmente a ansiedade da separação que ele sentiu causou esse ataque.
Mas normalmente essa ansiedade causa é ataques ás coisas dos donos - chegara casa e ter algo destruido é comum.

Eu sei que pode ser dificil ter pulso firme com o cão que adoramos, mas é necessário e é para o bem dele. Um rott precisa de muito carinho, mas de igual dose de firmeza e coerencia, se não acontece que ele assume naturalmente a liderança da sua matilha.

Eu não sou a melhor pessoa para a aconselhar, há outros foristas que têm um conhecimento invejável desta magnífica raça e que a irão ajudar certamente. O meu conhecimento resulta da minha experiência com a minha primeira rott, e toda a informação que me aparece e eu "devoro"
:lol:

Boa sorte e dê noticias
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

terça set 23, 2003 10:54 pm

Viva,

Antes de mais, um cão com seis meses é um mero cachorro. Como tal, vai muito a tempo de o colocar na linha. Não vamos para já pensar que se trata de um cão desequilibrado, no entanto, em ultimo caso, é uma hipótese que não deve ser descurada.

Dar liberdade a um cão, num quintal, num terreno pequeno ou grande, não significa que lhe esteja a dar bem-estar. Ao fazê-lo está a deixar crescer o cachorro sem qualquer estímulo, permitindo que este crie os seus hábitos e vá estabelecendo as suas próprias “leis”. No caso de raças dominantes, principalmente os machos, é com naturalidade que vão criando o sentido de territorialidade no espaço em que vivem.

Não conhecendo de perto o caso que relata, parece-me (desculpe se estou errado) que o cachorro tem crescido um pouco “desacompanhado” a par de evidenciar sinais de stress ou mesmo de alguma dominancia.

Para ter um cão, seja ele qual for, é preciso tempo e dedicação. Para que não hajam efeitos negativos (destruição de objectos, ladrar sistemático, agressividade, brincadeiras com mordidas nos donos, hiper-actividade, corridas atrás da própria cauda, etc), será importante que os donos lhes dediquem algumas horas por dia, quer através de passeios (sociabilização) quer através de actividades (treino).

Tem que ser criada uma cumplicidade saudável entre o dono e o cão, onde ambos obtêm satisfação e estabelecem as hierarquias. Dono ou família humana, sempre em primeiro lugar.

Resumindo, o espaço e liberdade por si só, não resultam. Infelizmente, muitas pessoas porque moram em moradias recorrem a este tipo de raças pelas suas características de guarda. Não sabendo o que isso implica acabam por vir a ter problemas. No final, a culpa recai sobre a raça.

Quando procuramos uma raça, devemos antes (vários meses) informarmo-nos sobre a mesma. Conhecer as exigências e saber se as mesmas são compatíveis com o nosso dia-a-dia e com a nossa personalidade. A escolha de um criador da raça é igualmente uma tarefa a ser executada com calma e conhecimento.

Que ajuda está a ter por parte da pessoa que lhe deu o cachorro?...
Que conhecimentos é que essa pessoa tem sobre cães, nomeadamente sobre Rottweilers?...

Provavelmente, vai ver, foi "traida" pela pessoa que lhe deu o cachorro e não pela raça Rottweiler.

Não sei onde se localiza, mas se assim o entender, poderá me contactar através do e-mail [email protected] e combinarmos um eventual encontro para por essa fera ;) na linha.
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

quarta set 24, 2003 4:45 pm

sushan Escreveu: Houve um dia em que ficou em casa e quando à noite o levei a passear, ele começou a morder-me e a rosnar e nada que eu dissesse o levava a estar quieto. Fiquei assustada, principalmente depois de ter visto as marcas que ele me deixou nas pernas e braços.
Relaciono esta ocorrência com o facto de ter ficado em casa, mas será normal um cão comportar-se assim com o seu dono? De notar que ele não estava a querer brincar, como se poderia supor. Olhava para mim como se fosse uma estranha que ele queria esganar.
O problema é que ele não a vê como dona isto é como líder e os Rotts pensam de uma forma muito linear " ou mandas tu ou mando eu".
Parece-me que não tem ainda experiência para lidar com uma raça como o Rott pelo que será imprescindível começar o treino em obediência numa escola aprendendo como deverá lidar com um exemplar desta raça.Vá quanto antes porque um Rott ensinado é um prazer mas o contrário pode ser um pesadelo.
As considerações da nynf e do Claudio são muito apropriadas pelo que se deveria interrogar sobre as questões que eles colocam.

Saudações
vivihh
Mensagens: 2
Registado: quarta set 01, 2010 12:47 pm

quinta set 30, 2010 9:49 am

o meu cao rottweiler tem 2 meses e meio e tambem me faz o mesmo kuando dorme komigo no kuarto axo k ele fika farto de fikar tanto tempo no mesmo espaco, mas komo ele nao esta sozinho nao deveria fikar axim, e sei kual e a sensacao de fikar kom medo e k ele fika mesmo raivoso mas axim k o deixo andar livremente pela casa ele deixa de ser axim e age komo se nada se tivexe passado.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta set 30, 2010 12:08 pm

Amigo, acabaste de desenterrar um tópico com 7 anos.

Mais uma vez, o fórum não é um chat ou um sms, se queres comunicar por favor evita essa linguagem imatura dos kk e dos xx. Tens tempo para escrever como deve ser.

O teu cão não deve ser "raivoso" com 2.5 meses... se não tens mão nele nesta idade não sei como será quando for adulto. Mais um cão em mãos erradas? Procura um treinador e pesquisa sobre como educar o animal e dissuadi-lo de morder e de rosnar...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

pfonseka
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

sexta mar 23, 2012 12:33 pm

vivihh Escreveu:o meu cao rottweiler tem 2 meses e meio e tambem me faz o mesmo kuando dorme komigo no kuarto axo k ele fika farto de fikar tanto tempo no mesmo espaco, mas komo ele nao esta sozinho nao deveria fikar axim, e sei kual e a sensacao de fikar kom medo e k ele fika mesmo raivoso mas axim k o deixo andar livremente pela casa ele deixa de ser axim e age komo se nada se tivexe passado.
se quando morde consegue o que quer, vai continuar a morder...
tem que o repreender e mostrar quem é o líder
clamape
Mensagens: 3
Registado: domingo jan 19, 2020 11:53 pm

segunda jan 20, 2020 12:50 am

Demonstrar seus sentimentos com a boca é característica canina, não significa necessariamente uma manifestação de agressividade. Devemos ficar atentos com o cuidado que o animal tem de não feri-lo. A principal brincadeira com o meu Parceiro é de luta, desde que chegou com 3 meses, mas é notório o cuidado que tem com a pressão com os dentes quando me morde durante as brincadeiras.
Responder

Voltar para “Rottweiler”