problemas com aquecimento
Moderador: korbe
-
- Registado: domingo jan 29, 2006 10:28 pm
Olá. gostaria de pedir a vossa ajuda para um problema que persiste em não acabar, recentemente adquiri uma iguana e todo o material que a mesma necessita. Como sistema de aquecimento, para além, da lâmpada UVB adquiri uma rocha de aquecimento. Por a minha casa ser mto fria não conseguia atingir a temperatura desejada (+ ou - 29º), assim sendo fui à loja e troquei-a por um tapete de aquecimento, mesmo assim tenho dificuldades em atingir a temperatura adequada. Já pensei em comprar os cabos de aquecimento e utilizar os dois sistemas mutuamente, que eide fazer? Agradeço a vossa ajuda.
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta jan 27, 2006 8:44 pm
Ola
De toda a gente aqui, eu devo ser o mais iniciante
Contudo, ja tive o mm problema (talvez não tao grave). Apesar de ter aquecimento no local onde tenho a iguana, nao conseguia fazer a temperatura media do terrario passar os 24º. A solução que arranjei, foi tapar a parte de cima do terrario (que tem uma grelha) com folha de aluminio. Consigo agora a temperatura média nos 28º.
E a iguana tambem arranjou uma forma de se aquecer melhor (ia para proximo da lampada de ceramica, onde esta bem mais quente). Nao sei se a mm situaçao se pode aplicar a ti.. mas isto das folhas de aluminio ajudou um pouco (tenho no entanto de arranjar maneira de aumentar ainda mais um pouco a temperatura).
Como disse sou iniciante nestas "andanças", por isso espera que alguem mais experiente responda ao teu post. Certamente que terão dicas interessantes a dar.
Abraço []
De toda a gente aqui, eu devo ser o mais iniciante

Contudo, ja tive o mm problema (talvez não tao grave). Apesar de ter aquecimento no local onde tenho a iguana, nao conseguia fazer a temperatura media do terrario passar os 24º. A solução que arranjei, foi tapar a parte de cima do terrario (que tem uma grelha) com folha de aluminio. Consigo agora a temperatura média nos 28º.
E a iguana tambem arranjou uma forma de se aquecer melhor (ia para proximo da lampada de ceramica, onde esta bem mais quente). Nao sei se a mm situaçao se pode aplicar a ti.. mas isto das folhas de aluminio ajudou um pouco (tenho no entanto de arranjar maneira de aumentar ainda mais um pouco a temperatura).
Como disse sou iniciante nestas "andanças", por isso espera que alguem mais experiente responda ao teu post. Certamente que terão dicas interessantes a dar.
Abraço []
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Segundo percebi, dizes que a nivel de aquecimento tens a lampada de UVA, atenção que a lampada de uva não emite calor, para já fizeste bem em trocar a pedra aquecida pelo tapete, que é uma boa fonte de aquecimento para a noite, mas deves comprar uma lampada de ceramica como a do tiagorap, ou uma lampada daquelas de prejector para estar ligada de dia a apontar para um ramo alto onde ela se aqueça.
-
- Registado: domingo jan 29, 2006 10:28 pm
Antes demais gostaria de agradecer a ajuda.
Acham então a conjugação dos cabos de aquecimento com o tapete, a funcionarem ao mesmo tempo errado?
Gostaria de fazer uma pergunta ao Coldblood pois li na resposta que deste ao Tiago q não se deve por nada entre a lampada e a iguana, eu tenho a lampada uvb separada por um vidro, isto também filtra os raios?
Acham então a conjugação dos cabos de aquecimento com o tapete, a funcionarem ao mesmo tempo errado?
Gostaria de fazer uma pergunta ao Coldblood pois li na resposta que deste ao Tiago q não se deve por nada entre a lampada e a iguana, eu tenho a lampada uvb separada por um vidro, isto também filtra os raios?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Desde rede muito fina tipo mosquiteira, a acarilico ou vidro, tudo filtra os raios uv que são essenciais á saude da iguana, quanto aos cabos e tapete, os cabos dependendo da voltagem aquecem mais que o tapete, mas os lagartos preferem o calor vindo de cima como o sol, pois é no dorso que têm os alertas nervosos que lhes indicam que estão a receber calor,vindo de baixo, mesmo deitados em cima do tapete, o sangue ao circular até chegar ás zonas nervosas no dorso, arrefece dando-lhes informação errada da temperatura, como tal podem estar a assar a barriga mas não saem de lá pois nada lhes diz que esse calor é demasiado, podendo em certos casos sofrer de queimaduras graves, tenta arranjar uma lampada normal de projector que dê calor num ramo perto da lampada de uva, onde ele ficará a relaxar e a digerir os alimentos, o tapete ou o cabo, é bom só para manter a temperatura nocturna. A lampada de uva/b tambem não deve estar a mais de 30cm do ponto onde a iguana passa o tempo.