aos entendidos do forum...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Iguana Verde! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: korbe

Responder
_luigi_
Membro
Registado: quarta mar 08, 2006 8:43 pm

domingo ago 13, 2006 9:40 pm

gostaria que me explicassem todos os preocessos da reprodução de iguanas em cativeiro, e todo o material k é preciso
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

domingo ago 13, 2006 9:49 pm

para que raio queres reproduzir iguanas?? só pela curiosidade? desconselho... animais de má qualidade e sem certificado vão nascer. não vais conseguir escoar para o mercado animais sem CITES e com iguanas á venda por 15€ qual é a necessidade?
_luigi_
Membro

segunda ago 14, 2006 12:33 pm

não é "necessidade" nem por negócio
mafia_69
Membro Veterano

segunda ago 14, 2006 1:31 pm

pois é mesmo por curiosidade...

desaconselho. deixa a reprodução para quem realmente sabe e estudou os processos. se houvesse procura ou dificuldade em encontrar compreendia, agora iguana há aí a venda por 15€... não vale a pena reproduzir, teres o trabalho todo para depois não conseguires escoar as crias para o mercado, sem licença, nem CITES...
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

terça ago 15, 2006 12:21 pm

N sou entendido, e mto menos em reprodução de iguanas... sp foi um assunto q POR OPÇÃO me passou ao lado, em grande parte (para n dizer no seu todo) pelas razões q o Mafia disse e apesar de discordar de muitas das ideias dele desta vez ele n podia estar mais certo... para que levar uma femea e um macho á exaustão e com riscos de vida do animal? pk os machos n são assim tao meiguinhos aquando da corte e do proprio acto como se pensa... é mesmo á dentada... alem disse para que ter um grupo de novas iguanas se n se vai ter a quem vender/dar ou vais ficar só com um ovo para dizeres q tens um filhote das tuas iguanas? :o
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

terça ago 15, 2006 12:35 pm

Tens alguma femea gravida?
esgaina
Membro
Registado: segunda jul 10, 2006 2:38 pm

terça ago 15, 2006 2:25 pm

Concordo com o VeLLiKi, mas o acasalamento das iguanas acontece sempre umas dentadas da parte do maxo no pescoço da fémea e por vezes até fére mas isso é natural... é a maneira deles...

http://www.mundocao.com/fichatecnica.asp?z45=41

Deem uma vista de olhos aki..
_luigi_
Membro

terça ago 15, 2006 4:41 pm

Nao tenho nelhuma iguana gravida, mas a reprodução em meu ver era algo k achava fantastico, claro que é smp um grande risco, e nem tenho conhecimento, nem necessidade de de tal, era somente por gosto, só fiz a pergunta não para fazer criação mas sim saber como é td o processo, visto tmb haverem varias versoes.

em relação ao cites, a minha iguana n tem, nem vejo problema, ela n é nelhum cao k vai a rua...

só sai de casa knd vai ao veterinario, a náo ser k seja tmb ilegal andar pelo kintal..

abraços
mafia_69
Membro Veterano

terça ago 15, 2006 5:57 pm

a questão de ela sair a rua ou não nada tem a ver com o CITES. mesmo dentro de casa ela precisa de CITES. a minha também não tem. mas tenho noção que mesmo na minha casa ela está ilegal... enfim...

quanto a reprodução... se querias só saber como é, porque não pesquisas em sites da especialidade? aqui ninguém tem conhecimentos suficientes sobre a reprodução das iguanas... apenas as bases, pois é uma prática que condenamos... uma vez que já existem demasiadas iguanas...
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 15, 2006 9:20 pm

Depois do acasalamento, a femea que deve estar bem nutrida, para aguentar a postura, embora seja sempre muito exaustivo para ela, ela irá pôr os ovos em principio enterrados na areia, ou se não tiver profundidade, porá na superficie da areia, nas primeiras horas o embrião fixa-se, não podendo mais mudar o angulo da posição do ovo, pois mata o embrião, geralmente, marca-se os ovos com um marcador ou lapis para depois os posicionar na mesma posição numa encubadoura, dependendo das temperaturas, sairão machos ou femeas, que se devem alimentar das fezes dos progenitores para reforçar o sistema imunitario, embora eu ache que isso não acontece nas grandes fabricas de iguanas, depois da postura a femea precisa de ter alimentação reforçada. Os ovos deixados no terrario, o mais provavel é serem partidos pelos progenitores sem intenção. este processo, é relativamente geral para quaze todos os lagartos.... ;)
mafia_69
Membro Veterano

quarta ago 16, 2006 4:34 pm

cold por acaso nas grandes quintas de iguanas eles dão mesmo fezes. aquando do nascimento das iguanas, são colocadas numa espécie de esteiras ao sol. fechadas por meio de redes. atiram lá para dentro as fezes dos adultos para que o organismo das pequenas se possa povoar de báctérias para que possam digerir os alimentos. as iguanas quando não comem fezes dos adultos pouco depois de nascerem morrem de fome. vi num site cujo nome não me recordo e num documentário no discovery sobre o ciclo de vida das iguanas.;)
nitras
Registado: sexta jul 07, 2006 8:08 pm

quarta ago 16, 2006 6:42 pm

Como já escrevi no forum, a minha iguana está grávida e deve colocar uma média de 30 ovos. No meu caso não foi planejado que ela engravidasse, apenas aconteceu, visto que eu tenho um macho e uma fêmea, que convivem muito bem. Moro no Brasil e aqui uma iguana chega a custar 500,00 reais, pelo menos foi o que eu dei em cada uma das minhas, a 3 anos atrás. Eu não vejo nenhum problema com colocar para acasalar, a minha está de 2 meses e esta muito bem de saude, muito ativa.
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 17, 2006 6:21 pm

Não há problema, mas é do conhecimento geral, que iguanas em cativeiro, são mais saudaveis separadas, que a ovulação da femea, a debilita muito, e que o acasalamento pode deixar grandes cicatrizes no animal.....como tal, não há problema, mas quem gosta dos seus animais, não quer que nenhuma destas coisas aconteçam, mesmo custando apenas 10 ou 15€ cada.
Responder

Voltar para “Iguana Verde”