Boas pessoal.
Pois bem, eu recentemente (cerca de 1 mes e meio) comprei 1 iguana ( o GEX ) com cerca de 17cm(corpo) e 30cm(rabo) não faço a menor ideia da idade que terá. Antes de a comprar tentei consultar o MAXIMO de informação disponivel sobre iguanas, inclusive aqui o forum, greensociety.org, etc, já para poder dar as condições necessárias ao animal, pelo que comprei:
Terrário:100cmx100cm (quadrado c\ porta frontal; lâmpada uvb de 150w~; hidrómetro; tapete de aquecimento;e o resto são pormenores.
Bem, quando a trouxe, deixei-a isolada quase 2 semanas, com o terrário tapado a volta, onde ela so tinha contacto comigo quando limpava o terrario ou lhe dava de comer, e ele sempre foi muito agitado, mas foi acalmando e deixando que lhe tocasse com o tempo. Enfim, passado este tempo pu-lo na sala onde permanece, e ele nem estranhou a mudança de local, nem o aumento de movimentação na área , já que aqui retirei o cartao a volta do terrário. Após outras duas semanas (se calhar erradamente) peguei nela, e levei-a para o WC, soltei-a no chão e ela assustada fugia de mim e chicoteva-me e quando me aproximava demais, tentava mesmo morder e chegou mesmo a morder, mas so um toquezinho. O engraçado é que quando pego nela sinto que ela se acalma e ate me deixa fazer-lhe festas e fecha os olhos e tudo, mas está sempre com o papo inchado.
Nos ultimos 2 dias tenho repetido o processo e ela ate ja me deixa pegar mais facilmente, mas hoje a noite, soltei-a novamente dentro da banheira como e costume também e ela um pouco depois ficou muito hirta, mesmo rija, e urinou-se, e passou a chicotear-me mais forte, peguei nela e voltei a po-la no terrario.
Que comportamento é este? Será simplesmente o animal a urinar?
Ou será que ele ainda sente o meu medo? É que ao pegar nele e larga-lo no chão e assim ainda fico com algum receio do animal. heheh
Será também que o estou a pressionar demais? Ele não exterioriza nenhum sinal (aparente) de stress, mas não sei...
Vou postando futuras novidades..
Desculpem lá pelo testamento, mas EU SOU ASSIM, EU SOU ASSIM..
Fikem todos bem.
^^Namastea
Novato com iguanas..
Moderador: korbe
Tenta deixa-lo solto durante umas boas horas na sala com tudo fechado e nenhum sitio onde ela se possa esconder, com a tua presença lá.
Ela ja se pode ter habituado a ser pegada e tal porque nao sente medo e sabe que tu és o dono do territorio, dai deixar pegar, mas quando se encontra no chao, ou solta, tenta sempre afastar o inimigo, dai as xicotadas e as tentativas de mordidas, deixa-o solto na sala ctg la, deixa-a andar por tudo o que e canto e que nao haja sitio para se esconder, deixa-a habituar-se a andar por casa sem pegares, e quando fores pegar usa umas luvas e deixa-a morder a vontade, ela acaba por descobrir que quem \"manda\" ai és tu e nao ela.
Ela ja se pode ter habituado a ser pegada e tal porque nao sente medo e sabe que tu és o dono do territorio, dai deixar pegar, mas quando se encontra no chao, ou solta, tenta sempre afastar o inimigo, dai as xicotadas e as tentativas de mordidas, deixa-o solto na sala ctg la, deixa-a andar por tudo o que e canto e que nao haja sitio para se esconder, deixa-a habituar-se a andar por casa sem pegares, e quando fores pegar usa umas luvas e deixa-a morder a vontade, ela acaba por descobrir que quem \"manda\" ai és tu e nao ela.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Isti não é uma resposta ao problema da iguana com comportamentos agressivos mas é mais uma pergunta. Eu tenho a minha desde Dezembro de 2006 e tenho muita dificuldade em lidar com ela. Dentro do terrário já percebi que ela defende-se de mim porque é o território dela. Quando a consigo apanhar ( depois de uns bons 5 minutos de xicotadas e tentativas de morder) eu consigo estra com ela calma na minha mão e até fecha os olhos com as festas na cabeça. O facto de ela fechar os olhos é porque gosta das festas ou porque está em stress?
Como poderei ganhar a confiança dela dentro do seu território? o que posso fazer?
Como poderei ganhar a confiança dela dentro do seu território? o que posso fazer?
O facto de ela fechar os olhos é mais provavel que simplesmente esteja a tentar "livrar-se de ti", se estiver rigida, com os olhos fechados, e com o "papo" inchado muito provavelmente estará com medo e em stress. Quanto a "urinar", é perfeitamente normal a iguana defecar na agua, especialmente se esta estiver quentinha