Ola pessoal...
Acabei de achar esse forum e gostei muito devido ao esclarecimentos das duvidas e as pessoas q frequentam...bom li mais da metade deste forum e tirei boas duvidas mas ainda restam algumas....vms la...
Ganhei uma iguana da minha tia antes de ontem...acho q ela veio do contrabando devido ao estado, ela estava mto fraquinha e verde fosco...foi uma correria só dps q comecei a ler o forum indo atras do terrario, lampada, pedra etc.
enfim comprei quase tudo só esta faltando a lampada de aquecimento mas como a temperatura esta em torno de 26 graus e dentro do aquario com a lampada fica em torno de 27 28 e ainda tem a pedra aquecida caso a temperatura caia q esta ficando em 32 33 graus...eu sei q não é o certo mas foi um bom dinheiro de uma vez e o preco da lampada de aquecimento é meio alto assim q possivel irei compra-la!a umidade esta entre 75 e 80!
enfim estou com um aquario acho q não é o certo pois ele eh largo e não alto...ele tem 100x50x50...estava pensando em colocar ele em pé e fexar a lateral e abrir em cima...50cm² (50x50) estaria bom como base para ela?o aquario esta com uma lampada da exo terra repti glo 8.0 30w uvb/uva, a pedra aquecida, algumas outras pedras, um tronquinho e o substrato em fibra do coco verde em pó (http://www.cocoverderj.com.br/folder/fi ... strato.jpg) q aparentemente ela não gosta pois sempre prefere ficar em cima da pedra, tronco ou até mesmo no vidro mas tiro ela devido a friagem eu tambem nao gosto pq conforme ela anda e mexe o rabo acaba jogando o substrato na comida e na agua...qual seria o ideal devido o vidro estar como chão?...
Agora vamos a ela...acho q eh ela devido o protetor do ouvido e cabeca pequena confirmem pra mim...ontem qdo ela veio estava fraquinha nem se mexia direito soh ficava parada olhando, ofereci espinafre ela nao quis ai ofereci dois tipo de uva uma verde e aquela outra roxinha ela deu uma mordida em cada e nao comeu mais...hoje fui trabalhar deixei agua, banana, maca, 3 tipos de uva, e espinafre...ela nem relou mais como ja li pode ser o local q eh novo e ela esta desconfiada, enfim fui ver ela estava com os olhos fexados em cima da pedra aquecida...pensei q estava dormindo mas mexi nela e ela n abria...so abriu qdo eu peguei ela, ela estava muito mole nao se mexia e com o olho fexado parecia q estava qse morta...fiquei com mto medo ofereci agua e comida ela rejeitou...apelei para um banho com agua morna, para q se animasse um poco, depois de um tempo em baixo da agua ela aparentemente acordou deixei ela andar um poco pelo chao do banheiro dps ela retornou para mim como se estivesse pedindo mais...dexei mais um tempo ela ficou paradinha parecia estar gostando muito...sequei ela e coloquei no terrario novamente insistindo comida e agua...ela nao quiz...deixei novamente algumas frutas e folhas e ela se quer mexeu na comida depois de 1 hr...devido ao ocorrido estava mto preocupado fiz uma papinha de banana com maca triturei uma casca de ovo misturei tudo e coloquei na seringa de 10ml...no comeco foi dificil mais dps acabou gostando...enfim ela comeu quase uma seringa inteira sem forcar...coloquei ela devolta no terrario para fazer digestao...
a cor dela esta meio fosca ainda mas ja deu uma melhorada...na questao de banho de sol seria bom deixar as 2hrs ou menos? pois nao sei qto tempo faz q ela nao pega sol...
tenho 2 cachorros como fazer a aproximacao deles com a pequena?
dps dela comer eh necessario ela ficar em cima da pedra ou alguma coisa do tipo para fazer digestão?
ontem a noite peguei ela coloquei ela num ponto da cama e deitei em outro para ver a reacao se fugiria...ela veio pra cima qse q correndo, ate fiquei com medo de levar mordida ou uma chicoteada...mas ela veio encostou a cabeca no meu braco e comecou a durmir...eh normal ou ela esta carente ou algo do tipo?
o rabo dela no final esta marrom meio bege com lista preta e qto mais prox do corpo vai ficando mudando de bege para verde...sera por falta de sol essa coloracao bege?
teria algum cuidado urgente q deveria tomar com ela?
e a idade dela?teria 1 ano + ou -?
desculpe por esse livro mas quero tirar minhas duvidas com clareza pois gosto muito de iguanas e tenho muito respeito por elas...
Agora fui ver ela esta agitadinha andando nas pedras no tronco e bebeu agua...esta muito melhor...
Fotos dela e do terrario:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/iguana/36925
desde ja agradeco
Ganhei uma iguana e estou com algumas duvidas!
Moderador: korbe
Vamos lá ver se te consigo ajudar
Em primeiro lugar, a pedra de aquecimento deves retirar imediatamente do terrário pois pode provocar graves queimaduras podendo levar até à morte da iguana.
Depois quanto ao substracto o melhor é colocar papel de cozinha, não tem que saber é fácil de limpar e não causa problemas. Pela descrição o pobre do bicho não parece ter sido muito bem tratado
, o melhor mesmo era tentar levar a um veterinário para ele ver o seu estado... Depois ainda no terrário, as medidas de facto não são as melhores mas para já podia estar pior, não é o mais urgente.
Outra coisa, é normal estares preocupado(a) e querer fazer os possiveis para levantar o animo ao bicho mas o melhor mesmo nos primeiros dias é deixar a iguana ficar a ambientar-se com água e comida fresca e apenas mexer no terrário para trocas de agua e comida. Quanto aos cães deixa isso para mais tarde, assegura-te que não se aproximam da iguana e que ela não está num local muito confuso pois pode causar-lhe stress. Depois no terrário convem pores alguns troncos não na horizontal mas sim na vertical/diagonal para que ela possa trepar e fazer exercicio. Convem depois adquirir uma lampada de aquecimento mas para já isto é o mais importante assim a meu ver, e os banhos também são uma boa opção mas para já é deixá-la ambientar-se à nova casa.
Espero ter ajudado
Cumps e boa sorte
Em primeiro lugar, a pedra de aquecimento deves retirar imediatamente do terrário pois pode provocar graves queimaduras podendo levar até à morte da iguana.
Depois quanto ao substracto o melhor é colocar papel de cozinha, não tem que saber é fácil de limpar e não causa problemas. Pela descrição o pobre do bicho não parece ter sido muito bem tratado

Outra coisa, é normal estares preocupado(a) e querer fazer os possiveis para levantar o animo ao bicho mas o melhor mesmo nos primeiros dias é deixar a iguana ficar a ambientar-se com água e comida fresca e apenas mexer no terrário para trocas de agua e comida. Quanto aos cães deixa isso para mais tarde, assegura-te que não se aproximam da iguana e que ela não está num local muito confuso pois pode causar-lhe stress. Depois no terrário convem pores alguns troncos não na horizontal mas sim na vertical/diagonal para que ela possa trepar e fazer exercicio. Convem depois adquirir uma lampada de aquecimento mas para já isto é o mais importante assim a meu ver, e os banhos também são uma boa opção mas para já é deixá-la ambientar-se à nova casa.
Espero ter ajudado

Cumps e boa sorte
Litoss Escreveu:Vamos lá ver se te consigo ajudar
Depois quanto ao substracto o melhor é colocar papel de cozinha, não tem que saber é fácil de limpar e não causa problemas. Pela descrição o pobre do bicho não parece ter sido muito bem tratado, o melhor mesmo era tentar levar a um veterinário para ele ver o seu estado... Depois ainda no terrário, as medidas de facto não são as melhores mas para já podia estar pior, não é o mais urgente.
Espero ter ajudado![]()
Cumps e boa sorte
nossa qdo fui comprar as coisas para a iguana a vendedora me recomendou a pedra pq se n tivesse ela, a iguana nao faria digestao e morreria...isso não é verdade então?
e reparei agora q a garotinha esta com a barriga inchada...eh normal?seria gazes? a ultima coisa q dei para ela foi a papinha de banana com macã ontem de noite...
obrigado pela ajuda

Quanto à pedra não, isso é pura mentira. Depois quanto à iguana como ela não tem comido se ela comeu è normal que fique um pouco mais gordita, mas como já referi deves retirar esse substracto e por papel de cozinha para evitar problemas futuros