Olá, tenho uma iguana pequena dentro de um aquario pequeno com aquecimento no chao do aquario tapado por uma madeira e uma revista para a iguana nao se queimar. devido ao aquario ser aberto por sima (tem uma rede) , eu borrifo a iguana varias vezes com agua morna. ele apanha banho de sol no meu quarto por a certas horas da tarde netade do aquario apanha sol e ele procura o sol e coloca-se ai(eu sei que o banho nao deve ser atraz do vidro pois fica sem UV mas aquecea na mesma e neste momento é o melhor que posso dar). eu sei que a iguana nao esta nas condiçoes edsejaveis. era um visinho meu que a tinha assim e deu-ma.
vou fazer um terrario o mais rapidamente possivel com 130cm de altura, 90 de comprimento e so 50 de largura porque nao tenho muito espaço. netste momento ele nao tem nenhuma luz. apanha a luz natural e a do quarto quando ca estou. eu ja tenho uma boa calha de aquario com uma lampa fluorescente de "luz do dia" que penso que serve perfeiamente para o terrario futuro.ar-lhe as melhores condiçoes incluindo uma pequena piscina nesse pequeno futuro terrario. o que acontece que hoje eu limpei o aquario onde ela esta agora e tirei de la . quando a transportei ate ha banheira ( aqueci a banheira primeiro com agua e depois vazei para a iguana nao ter frio)., a iguana cortou-me com as suas afidas unhas!!!,. fiquei todo arranhado!!! eu pergunto, o que fazem voces para que as voces iguanas nao vos arranhem? cortam as unhas as iguanas?
Apresentaçao, algumas duvidas.
Moderador: korbe
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Andre935 Escreveu:Olá, tenho uma iguana pequena dentro de um aquario pequeno com aquecimento no chao do aquario tapado por uma madeira e uma revista para a iguana nao se queimar. devido ao aquario ser aberto por sima (tem uma rede) , eu borrifo a iguana varias vezes com agua morna. ele apanha banho de sol no meu quarto por a certas horas da tarde netade do aquario apanha sol e ele procura o sol e coloca-se ai(eu sei que o banho nao deve ser atraz do vidro pois fica sem UV mas aquecea na mesma e neste momento é o melhor que posso dar). eu sei que a iguana nao esta nas condiçoes edsejaveis. era um visinho meu que a tinha assim e deu-ma.
vou fazer um terrario o mais rapidamente possivel com 130cm de altura, 90 de comprimento e so 50 de largura porque nao tenho muito espaço. netste momento ele nao tem nenhuma luz. apanha a luz natural e a do quarto quando ca estou. eu ja tenho uma boa calha de aquario com uma lampa fluorescente de "luz do dia" que penso que serve perfeiamente para o terrario futuro.ar-lhe as melhores condiçoes incluindo uma pequena piscina nesse pequeno futuro terrario. o que acontece que hoje eu limpei o aquario onde ela esta agora e tirei de la . quando a transportei ate ha banheira ( aqueci a banheira primeiro com agua e depois vazei para a iguana nao ter frio)., a iguana cortou-me com as suas afidas unhas!!!,. fiquei todo arranhado!!! eu pergunto, o que fazem voces para que as voces iguanas nao vos arranhem? cortam as unhas as iguanas?
1º ponto -- aquecimento tem de vir de cima,portanto compra uma lampada de ceramica ou uma de spot.
2º ponto -- se nao tinhas as condiçoes para ela nao a devias ter aceite.
3º ponto -- a luz natural nao lhe adianta de nada se estiver alguma coisa entre a lampada e a iguana. tens que lhe comprar uma lampada de UVB 5.0.
4º ponto -- nao percebi porque que vazaste a banheira,podes encher a banheira ate que ela consiga ficar com pe la dentro.
5º ponto -- habitua te aos arranhoes, que fazem parte ! Ao cortares as unhas pode acontecer que ela perde a confiança ao subir troncos por exemplo.porque nao tem a sensibilidade e nao se consegue agarrar.
6 º ponto -- Novamente DEVIAS TER PESQUISADO, PROCURADO ANTES DE ACEITAR O ANIMAL.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
psylizart Escreveu:Andre935 Escreveu:Olá, tenho uma iguana pequena dentro de um aquario pequeno com aquecimento no chao do aquario tapado por uma madeira e uma revista para a iguana nao se queimar. devido ao aquario ser aberto por sima (tem uma rede) , eu borrifo a iguana varias vezes com agua morna. ele apanha banho de sol no meu quarto por a certas horas da tarde netade do aquario apanha sol e ele procura o sol e coloca-se ai(eu sei que o banho nao deve ser atraz do vidro pois fica sem UV mas aquecea na mesma e neste momento é o melhor que posso dar). eu sei que a iguana nao esta nas condiçoes edsejaveis. era um visinho meu que a tinha assim e deu-ma.
1º ponto -- aquecimento tem de vir de cima,portanto compra uma lampada de ceramica ou uma de spot.
2º ponto -- se nao tinhas as condiçoes para ela nao a devias ter aceite.
3º ponto -- a luz natural nao lhe adianta de nada se estiver alguma coisa entre a lampada e a iguana. tens que lhe comprar uma lampada de UVB 5.0.
4º ponto -- nao percebi porque que vazaste a banheira,podes encher a banheira ate que ela consiga ficar com pe la dentro.
5º ponto -- habitua te aos arranhoes, que fazem parte ! Ao cortares as unhas pode acontecer que ela perde a confiança ao subir troncos por exemplo.porque nao tem a sensibilidade e nao se consegue agarrar.
6 º ponto -- Novamente DEVIAS TER PESQUISADO, PROCURADO ANTES DE ACEITAR O ANIMAL.
boas, ja agora muito obrigado por ter respondido ao meu tópico. eu pesquisei bastante antes de ter a iguana. aceitei a iguana com TUDO o que o meu vizinho tinha. o material foi todo ele que mo deu, alias a iguana antes de vir para minha casa , estava em muito piores condiçoes, porque agora ja arranjei uma luz para ela e tudo. o meu visinho tinha a iguana na garagem e apagava o aquecimento de dia!!. a luz que coloquei na iguana aquece bastante. de dia a temperatura no solo do aquario é de 30 graus. de noite é de 25\26(porque de noite apago a luz, que é de 15 w). Ja tenho o novo terrario. mandei fazer o movel com 130cm de altura, 90cm de comprimento e 50cm de largura. o movel é feito de contraplacado forrado com cor "faia", o movel foi bastante barato (20 euros). os vidros so chegam na 2º feira(vidros sao mais caros)

outro pormenor muito importante é o tronco!!! arranjei um tronco de azinheira, axam que dá? qual é o tipo de arvores de que se usam os troncos?
borrifo a iguana vairias vezes ao dia, porque o aquario onde esta neste momento é aberto por sima. talvez na próxima semana passarei a iguana para o seu novo terrario feito sengundo muita leitura que ja fiz sobre terrarios.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
de espaço parece-me bem agora isso sao lampadas nao da. compra rapidamente uma lampada tubular (tipo as dos peixes) UVB 5.0 ou uma compacta. Depois é no minimo uma lampada de ceramica sempre ligada a um termostato!
pois, eu tenho uma lampada tubolar t8 (luz do dia), e ja ei que vou ter de comprar uma UVB, mas ate la vou dar-lhes 2 ou 3 banhos de sol por semana! comprei casca de pinheiro numa loja de jardinagem, foi barata. tive a ver os preços do forstbark e do jungle bark e quase que me passei da cabeça, por isso fui comprar logo 80 litros de casca de pinheiro por 5 euros e ja ta. ainda nao aranjei o tronco....cris17 Escreveu:de espaço parece-me bem agora isso sao lampadas nao da. compra rapidamente uma lampada tubular (tipo as dos peixes) UVB 5.0 ou uma compacta. Depois é no minimo uma lampada de ceramica sempre ligada a um termostato!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
substractos é sempre um problema..e se ela comer essa casca de pinheiro como eu? já me aconteceu mas felizmente nao houve impactaçao e sai tudo naturalmente..é por isso que uso papel nos meus repteis ou no caso da iguana nao uso nada. isso dos banhos de sol nao chega ela tem de ter acesso a UVB 12h/diaAndre935 Escreveu:pois, eu tenho uma lampada tubolar t8 (luz do dia), e ja ei que vou ter de comprar uma UVB, mas ate la vou dar-lhes 2 ou 3 banhos de sol por semana! comprei casca de pinheiro numa loja de jardinagem, foi barata. tive a ver os preços do forstbark e do jungle bark e quase que me passei da cabeça, por isso fui comprar logo 80 litros de casca de pinheiro por 5 euros e ja ta. ainda nao aranjei o tronco....cris17 Escreveu:de espaço parece-me bem agora isso sao lampadas nao da. compra rapidamente uma lampada tubular (tipo as dos peixes) UVB 5.0 ou uma compacta. Depois é no minimo uma lampada de ceramica sempre ligada a um termostato!
[/quote]
substractos é sempre um problema..e se ela comer essa casca de pinheiro como eu? já me aconteceu mas felizmente nao houve impactaçao e sai tudo naturalmente..é por isso que uso papel nos meus repteis ou no caso da iguana nao uso nada. isso dos banhos de sol nao chega ela tem de ter acesso a UVB 12h/dia[/quote]
pois, o substrato so serve para embelezaar, mas acerca da casca de pinheiro, ela é tao grande que nao cabe na boca dela (ate porque a iguana ainda é jovem) e duvido que a iguana com uma dentada consiga partir e comer um pedaço da casca... cada pedaço tem cerca de 5x4cm, sao grandes, eu removo os pedaços moles e meto a casca ao sol para secar bem antes de meter no terraio. depois de meter borrifo-a. seco-a ao sol apenas para matar o que quer que seja que possa ter...
OUTRO GRANDE PROBLEMA SAO OS TERMOSTATOs!!! SAO CARICIMOS!!!!
ah e ja agora, é normal a iguana mudar de cor (fica escura e as listas mais acentuadas) quando está ao sol?
substractos é sempre um problema..e se ela comer essa casca de pinheiro como eu? já me aconteceu mas felizmente nao houve impactaçao e sai tudo naturalmente..é por isso que uso papel nos meus repteis ou no caso da iguana nao uso nada. isso dos banhos de sol nao chega ela tem de ter acesso a UVB 12h/dia[/quote]
pois, o substrato so serve para embelezaar, mas acerca da casca de pinheiro, ela é tao grande que nao cabe na boca dela (ate porque a iguana ainda é jovem) e duvido que a iguana com uma dentada consiga partir e comer um pedaço da casca... cada pedaço tem cerca de 5x4cm, sao grandes, eu removo os pedaços moles e meto a casca ao sol para secar bem antes de meter no terraio. depois de meter borrifo-a. seco-a ao sol apenas para matar o que quer que seja que possa ter...
OUTRO GRANDE PROBLEMA SAO OS TERMOSTATOs!!! SAO CARICIMOS!!!!
ah e ja agora, é normal a iguana mudar de cor (fica escura e as listas mais acentuadas) quando está ao sol?
boas. ja montei o terrario novo da iguana. ela adora estar no sitio mais alto!!! (secalhar ja nao vai descer para comer). o terrario tem um piscina pequena. ja liguei os equipamentos e borriofeio bastante, empesta a casaca de pinheiro o cheiro ja um pouco activo, mas axo que a casca nao tem resina nenhuma. o tronco ta meio verde mas ouvi dizer que nao tem mal nenhum porque é de amendoeira. a luz é uma t8. ja agora uma curiosidade TODAS as lampadas fluorescentes tem uma pequena percentagem de ultra-violetas todas exemplo t8,t5 etc... estou a pensar meter uma UVB daquelas de casquilho normal. a lampada que ela tem neste momento (lampada t8) aquece um pouco e nao eaquecemos que ela tem um aquecedor de fiu no chao. adorava postar umas fotos, mas nao sei muito bem como. no entao amanha tentarei meter.