segunda out 25, 2004 3:11 pm
boas keepas!
tenho 17 anos e uma iguana à cerca de 3 meses, ainda jovem, de forma k inda tenho pouca xperiencia mas pa essas perguntas genéricas posso esclarecer, ja k eu, tal cm tda a gente, tmb tive. É mto importante k te informes ao maximo sobre a sua criaçao pois nao são tão fáceis assim de criar.
1º - uma iguana nao é 1 animal dócil nem se "afeiçoa" às pessoas, ao contrario do k te dizem nas lojas. É territorial e anti-social, e o k acontece é k se vai habituando à presença humana e deixa de se sentir ameaçada, logo, há + interaçao mas raramente afeiçao. Isso só é conseguido atraves de mta paciencia e interaçao regular, nao fica mansa dum dia pró outro. Tmb nao é cm 1 cao ou gato, k vem ter ctg mal apareças, tto pode krer tar ctg cm de seguida rejeitar-te.
Quanto à minha, ja me deixa "mexer" + ou - à vontade no seu terrário, para por comida, trocar a água, etc., mas para pegar-lhe ainda tem medo e reage mal, o k é natural pois ainda é mto nova e uma "domesticação" dura cerca de 9 meses. É preciso mta paciencia, cm ja disse, e nao deixa de ser 1 risco.
2º - Uma iguana precisa sim de tto espaço, e nao só, ja k pra sobreviver tens de ter em conta a temperatura, iluminação e humidade. As medidas k apresentaste sao as mínimas indespensáveis. Porem, só em adultas xegam a 1,80cm ou +, por isso, enkuanto jovem nao é necessario um espaço tao grande, pois "perdem-se" um pouco. A minha tem cerca de 50cm, e o seu terrario tem 1m por 0,50cm por 0,60cm(com/lar/alt), mas tou consciente k pelo menos daki a 1 ano terei de aumentar o seu espaço. A manutenção do terrario tmb nao é fácil, tens de o manter limpo e de acordo com o seu habitat natural, k consiste em troncos e plantas. Água e vegetais nunca lhe podem faltar, e atençao k a iguana é totalmente herbivora e nada +. A temp. deve estar à volta dos 30ºc (deves arranjar uma placa de akecimento), e a humidade pelos 80%. Sendo a iguana 1 animal barato, no total é 1 investimento k te sai caro.
3º - Um iguana pode sim sair do seu terrario, desde k se tenha atenção à temp. cá fora, pois estando mto baixa ou mto elevada é a maneira + fácil de morrer, e inclusive nao se alimenta ja k nao é capaz de fazer a digestao sem a temp. adekuada. Memo assim, nao convem tê-la mto tempo ca fora, no maximo 30 min cada vez k se tirar, pa ela sentir k tem 1 espaço próprio e k nos respeitamos isso.
É normal k tenhas duvidas, eu tmb hesitei mto e demorei tempo a decidir k era realmente o k keria, e nao tou arrependido, sao animais fascinantes, apesar dos inconvenientes. Mas se répteis são a tua onda, há outras alternativas, é só informares-te. Tmb precisas de saber mto + sobre iguanas se kiseres ter, isto é só o básico. Boa sorte na tua escolha