oi!
tenho uma iguana à kuase 1 ano e é a minha 1ª xperiencia como animal de stimação. Na altura peskisei bastante sobre os cuidados a ter com este tipo de animais k a mim sempre me fascinaram e stava ciente dos riscos k corria ao adkirir uma, e na peskisa este site foi mto importante, é de referir. Felizmente tem corrido mto bem, ela cresceu e é 1 lagarto forte e saudavel, e nunca me deu problemas pois habituou-se ao seu novo habitat e come de tudo, apesar de dizerem k sao animais sensiveis as mudanças e k morrem facilmente nos 1os meses. É mto resistente e sobretudo mto giro, memo encantador.
Porem, onde pensava ter menos dificuldadex foi onde tive +: esta iguana nunca evoluiu a nivel afectivo, pelo contrario, vai crescendo e ficando + agressiva. Tentei acompanha-la ao maximo e pega-la sempre k podia, sobretudo nos meses iniciais, e foi o k fiz, mas sem sucesso. hoje esta la, cuido dela, mas o entusiasmo inicial e o fascinio k tinha ja dsapareceram e é como uma peça decorativa. n sei onde errei, se calhar nem fui eu, ha iguanas k fikam selvagens toda a vida, como já li. sei lá ate kuando a poderei pegar, mas tambem ja nem isso me encanta...
Nao sei ao certo pk conto esta historia. ja n tenho grandes xperanças de conselhos k me deem, sempre me disseram tempo e paciencia, e akredito k seja assim. Levem isto como 1 desabafo, e, kem sabe, a minha xperiencia pode ajudar na decisão de algum interessado. sei k n trago novidades, pelo contrario, o lado negativo. De kaulker forma, fika aki a minha xperiencia para kem kiser saber.
Boa sorte a todos voces com os vossos animais!!!!
desabafo
Moderador: korbe
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Mesmo as iguanas mais mansas na em adultas durante o cio, são imprevisiveis e geralmente agresivas podendo magoar a serio com uma dentada ou com uma chicotada do rabo se acertar na cara ou vista de quem se aproxima.
Mas acho que o truque é mesmo não abusar da boa vontade delas, saber quando já chega de lhe pegar, não leva-las para sitios com muita gente, não ter musica alta em casa, deixa-las relaxar o mais possivel, pois nenhum reptil gosta de ser manipulado, apenas nos toleram.
Mas acho que o truque é mesmo não abusar da boa vontade delas, saber quando já chega de lhe pegar, não leva-las para sitios com muita gente, não ter musica alta em casa, deixa-las relaxar o mais possivel, pois nenhum reptil gosta de ser manipulado, apenas nos toleram.
-
- Membro
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: 1 Grand Danois, 2 yorkshire, 1 papagaio, 1 arara, iguana, periquitos, mandarins, canarios, caturras
De facto há iguanas em que se conseguem processos de domesticação e mesmo de socialização excelentes. Eu diria mesmo que a grande maioria das iguanas é possível domesticar. No entanto, há que salientar que esse processo envolve MUITAS horas diárias e muita dedicação. Esse entusiasmo inicial vai-se perdendo com o tempo mesmo por causa disso: por não se verem resultados imediatos. Quando esse entusiasmo se perde, automaticamente começamos a dar menos atenção a elas e todo o processo vai por água abaixo. Penso que é aí que falham muitas vezes os donos de iguanas.
Apesar de tudo, sou também da opinião que há simplesmente iguanas que não é possível domesticar... têm o seu fundo selvagem muito marcado nelas sendo impossível ocultá-lo.
Outro grande erro por parte dos donos de iguanas é pensarem que estas quando forem adultas terão um comportamento mais calmo e pacífico... enganam-se redondamente: aquelas chicotadas que dão em bebés que até achamos piada passam a ser chicotadas dadas com tanta força como um chicote a serio; as dentadas que dão quando são bebés que não nos magoam nada passam a ser dentadas tão fortes como as de um gato adulto... e por aí adiante
Não me canso de dizer que as iguanas são animais selvagens e que por isso não podemos nunca esperar que estas tenham o comportamento de um cão ou de um gato...
Um abraço,
Bruno
Apesar de tudo, sou também da opinião que há simplesmente iguanas que não é possível domesticar... têm o seu fundo selvagem muito marcado nelas sendo impossível ocultá-lo.
Outro grande erro por parte dos donos de iguanas é pensarem que estas quando forem adultas terão um comportamento mais calmo e pacífico... enganam-se redondamente: aquelas chicotadas que dão em bebés que até achamos piada passam a ser chicotadas dadas com tanta força como um chicote a serio; as dentadas que dão quando são bebés que não nos magoam nada passam a ser dentadas tão fortes como as de um gato adulto... e por aí adiante
Não me canso de dizer que as iguanas são animais selvagens e que por isso não podemos nunca esperar que estas tenham o comportamento de um cão ou de um gato...
Um abraço,
Bruno