Duvida com a higiene da iguana

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Iguana Verde! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: korbe

Responder
RicardoSilva
Registado: domingo jan 29, 2006 10:28 pm

quarta fev 01, 2006 10:19 pm

olá.
Fiquei com uma duvida (curiosidade) numa resposta que deste, pode-se e deve-se dar banho a uma iguana?
Qual a melhor maneira de fazê-lo se assim for?
Elas sabem nadar?
Obrigado e um abraço.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quarta fev 01, 2006 11:08 pm

as iguanas são grandes nadadoras, mas quando pequenas, deve por-se a sonda do termometro na banheira (uso a aminha banheira embora tenha de ser bem limpa depois) e agua no maximo a 37º para ela não entrar em panico a agua deve ter pouca profundidade afim de ela poder tocar com as patitas no fundo, tambem usei durante muito tempo um bocado de plastico de embrulhar objectos frageis (aquele que tem bolinhas de ar que todos gostamos de rebentar a bolhinhas) e fazia um tipo de colchão pneumatico onde ela ficava em cima a flutuar e com a mão ia deixando correr agua pelo dorso, as iguanas não têm diafragama, logo não conseguem tossir no caso de se engasgar com a agua, deve evitar-se deitar agua nas narinas. Mas o banho é um bom momento para interacção entre nós e elas pois relaxam e apreendem a confiar mais em nós, devemos sempre falar calmamente e evitar movimentos bruscos e ir ajustando a temperatura da agua conforme vai baixando, no fim deve secar-se o animal.
Possivelmente ela irá defecar poucos minutos depois de estar na agua pois a agua morna estimula o intestino, elas odeiam estar em contacto com a agua e fezes, deve-se mudar a agua e continuar o banho por mais algum tempo, eu nunca tenho fezes no terrario porque dou banho sempre á mesma hora e ela só faz na agua o que para mim é mais prático de limpar que o terrario. Só á que ter cuidado com a temperatura a que a casa de banho está, para não haver choques de temperatura e evitar constipações que podem ser fatais a qualquer reptil.
Tudo é uma questão de rotina e depois de te habituares á tua, vais gostar de o fazer.
comato
Membro Júnior
Registado: quarta fev 01, 2006 4:01 pm
Localização: 1 dogue alemao, uma boxer, 1 iguana, ring neck, roseicollis, pardais de java, mandarins, piriquitos

domingo fev 05, 2006 2:24 am

como o coldblood ja disse as iguana adoram nadar, e tem grande prazer nisso.

eu só queria acrescentar um pequeno dado, a temperatua da agua numca deve estar nem superiosr nem imferior a temperatura que a iguana tem to terriro para evitar choques termicos..

bem agora diverte-te a dar banhos a tua iguana
Responder

Voltar para “Iguana Verde”