uma ajudinha?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Iguana Verde! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: korbe

Responder
Vivian_Aukiewikz
Registado: terça jul 11, 2006 2:29 pm

terça jul 11, 2006 3:53 pm

Sou nova aqui neste fórum e se me pudessem ajudar seria excelente.
Tenho uma Iguana á pouco mais de um ano, tinha cerca de 15cm quando veio para mim agora tem cerca de 90cm e á excepção de uma unha partida e de dois ou três espetos da crista partidos tem um aspecto saudável, julgo eu…

Mas á pouco tempo comecei a reparar num comportamento estranho, a Iguana tem uma espécie de arrepios ou calafrios nem sei como lhe deva chamar, mas está a tê-los constantemente, será normal?!

Se alguém me poder ajudar mandem bips.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

terça jul 11, 2006 4:54 pm

Olá bem vinda
Arrepios e calafrios, ou apenas, parece que salta, sem tirar as patas do sitio? Podem ser apenas sustos de ruidos que tu não consigas ouvir, ou apenas uma sombra, quase como nós quando vimos um filme de suspense, de vez em quando damos um saltinho no sofá.
Se for mesmo tremuras ou algo do genero, pois podem as condições do terrario não estarem a ser as ideais, e deves tentar descobir o que é...
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

quarta jul 12, 2006 11:10 am

Tal como o Cold disse podem sedr muitos factores... mas os sustos parecem-me pouco prováveis a n ser q tenha mudado o terrario ded sitio recentemente... acredito mais q sejam outros factores... como uma mudança brusca de temperatura... senão aconselho mesmo a ir ao veterinário com ela...

Cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
Vivian_Aukiewikz

quinta jul 13, 2006 4:57 pm

Também tinha pensado na hipótese das temperaturas mas bem como todo o resto do terrário, não houveram alterações desde o primeiro dia que ela habita nele e como só agora começou a ter estes arrepios, não sei se será disso em particular.
Mas pronto, as temperaturas variam duma ponta á outra do terrário, ou seja de dia temos num extremo do terrário 32º e no outro 28º, e á noite varia dos 25º até aos 27º (ainda não consigo estabilizar a temperatura de noite, está muito dependente da temp. ambiente).
E acho que não é um comportamento voluntário da parte da Iguana porque no outro dia estava ela a subir uns ramos e da lhe um desses arrepios e escorregou do ramo e caiu no chão, achei estranho porque ela tem sempre os ramos todos controladíssimos e nunca a vi a ter um desequilíbrio destes.
Por isso qualquer coisa se passa e parece que tenho de ir ao veterinário, não sei é aonde.
Obrigadinho pela ajuda.
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 13, 2006 5:21 pm

Tens lampada UVA/B no terrario? Que tipo de terrario tens e que acessorios estás a usar? Já agora se descrevesses um pouco da dieta, tambem seria bom...
Vivian_Aukiewikz

sexta jul 14, 2006 9:58 am

O terrário tem cerca de 120 de comp. 100 de altura e 60 de profundidade, todas as paredes e base em vidro, mais um avançado em rede ligado ao terrário que está mesmo em frente de uma janela que apanha a luz do sol das 13h até ser de noite e onde ela passa a maior parte do dia a ver quem passa pela rua.
UVA/B ?! claro uma daquelas tubulares de 60cm , (Por falar nisso lembrei-me que a tenho de substituir em Agosto, não me posso esquecer), para aquecimento uma daquelas gloo qualquer coisa que agora não me lembra do nome mas é vermelha de 150W, e ambas as lâmpadas funcionam das 9h as 21h. Á noite como ela ainda gosta muito de se refundir numa toca a dormir tenho um daqueles tapetes por debaixo desse local que dá os 26º.
Em relação á alimentação faço-lhe um composto verde de Couve, Folhas de Nabiça (ela adora), alho francês, e não sei como se chama mas aqui dásse lhe o nome de grelos, ervilhas, feijão e alface de vez em quando. Depois costumo-lhe dar Milho (ela devora), Uvas, Maça, Pêra, Melão…
Depois aqueles pormenores como a sua piscina onde ela passa muito tempo principalmente quando está na muda e que também garante a humidade +/- nos 70% mas só na zona de vidro do terrário.
Só duas duvidazitas:
- Tenho ramos de acácia… será tóxico??
- Alfafa ?! Parece que faz bastante bem, mas não sei o que é?
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

sexta jul 14, 2006 11:20 am

Pela descrição q fizeste está td bem... já agora qual o tamanho do animal? Dás milho!? nk tinha ouvido dizer... o facto de ter oportunidade de apanhar sol é muito bom mesmo...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
Vivian_Aukiewikz

sexta jul 14, 2006 1:46 pm

Sim milho daquele em lata, e não milho fresco que é muito duro, tem o tamanho certo para as mais iguanas mais pequeninas e acho que a cor do milho chama-lhes bastante a atenção. Porque cada vez que lhe dou é sempre a primeira coisa que ela come, mas não lhe dou muito( 3 vezes por semana e +/- 25 grãos de milho cada vez). . Digam-me se tiver a fazer mal.
Aiguana veio para mim algures em maio de 2005 e ela era mesmo pequena e fina e tinha por volta de 15cm parecia uma sardanita e agora está com mais ou menos 90cm e gorda, nunca pensei que crescesse tanto e tão rápido, mas já me tinham avisado.
Pois a luz do sol faz-lhe bem ainda que seja pelo vidro da janela mas quando estou por casa abro-lhe sempre a janela quando são dias bonitos como este que têm estado.
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 14, 2006 2:50 pm

O milho se ele gosta, podes dar como gulseima, para o cativar ou quando ele se porta bem, mas não é muito bom, mas as gulseimas, podem ajudar a faze-los comer o que não gostam, misturando na salada.
Vivian_Aukiewikz

segunda jul 17, 2006 4:27 pm

Telefonei ao Veterinário dos meus cães e gatos e ele diz que prefere não pegar no assunto já que ao que parece não pesca nada do assunto, nem sabe quem saiba...
Bem pelo menos foi sincero seria mais facil fazer-se de esperto e ganhar uns euros faceis...

Ninguem sabe de um Veterinário que perceba do assunto aqui na zona de Aveiro e arredores???

ahhh! E ninguem me sabe dizer que tipo de arvores poderão ser toxicas para as iguanas??? Tenho ramos de Acácia no Terrário e estou meia preocupada porque ao que parece o Eucalipto é tóxico e as Acácias me parecem um familiar dos Eucaliptos, portanto não sei que fazer, se me poderem ajudar...................
Responder

Voltar para “Iguana Verde”