O meu Novo Companheiro (Iguana)

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Iguana Verde! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: korbe

DooMMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 10:43 pm
Contacto:

segunda dez 04, 2006 7:09 pm

Oi a todos, eu sou novo neste magnifico fórum.

E eu começo neste, meu 1º tópico a falar sobre o meu 1º Reptil.

Dado que eu tenho 2 Cães, 1 Caturra e 1 Óscar, e agora estava a pensar em iniciar no mundo dos Repteis.

Eu tenho-me informado mais sobre as iguanas e sobre o que eu preciso para a criar.

Disseram-me que preciso do seguinte (básico), 1 Terrário, uma pedra de aquecimento, Três lâmpadas (Uma Infravermelhos, uma Solar e uma Lunar), comida (Óbvio).

Eu já arranjei um Terrário, é um bocado pequeno mas é só durante algum tempo isto tudo arranjar um maior.

Não sei mas se ajuda mas eu tenho experiência e Aquariofilia.

Por isso tenho umas perguntas:

O que é preciso (Básico) para ter uma Iguana?

Será que posso usar musgo que se vende agora para o natal para colocar no substrato?

Se não! O que devo por no substrato para alem daquelas "lascas" de madeira?

Enfim, podiam-me explicar como é que é o vosso Terrário? (De preferência de maneira descritiva) Para eu ter uma ideia de como é um bom Terrário!

Como é que se faz a manutenção (básica) de um Terrário?

Quais são as necessidades de uma Iguana e o que é preciso para a manter feliz?

Que me aconselham a colocar no Terrário como decoração?

Fiquem Bem

DooMMaster
ElPaco
Membro Veterano
Registado: quinta fev 02, 2006 2:34 pm
Localização: 2 Cães (Spot e Guess), um gatinho (Vodka) e um furanito (Pimenta)

segunda dez 04, 2006 7:22 pm

Se leres e pesquisares um pouco no forum tens respostas a todas as tuas questoes. A pedra de aquecimento n e mt aconselhavel, pq como elas sao animais de sangue frio podem queimarem-se sem darem por isso.

A nivel de musgo nao t posso dizer com certezas mas penso n ser mt aconselhavel.
<a href="http://granizes.pt.vu">http://granizes.pt.vu</a>
MerKava
Membro
Registado: segunda nov 06, 2006 9:40 pm

terça dez 05, 2006 12:06 am

compra um tapete de akeçimento em vex de pedra... mas coloca algo em cima do tapete, o substrato, para n a keimares.. a lampada lunar, é mais uma marikiçe lol.. digo eu :p.. mas da smp geito.. toma e atençao á humidade.. no forum tem as respostas todas as tuas perguntas.. podes usar relva sintetica em vex das lascas.. peskisa aki k tem tudo..
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

terça dez 05, 2006 8:47 am

o melhor aquecimento para iguanas é o que vem de cima... por isso a melhor forma de as aquecer é com uma lampada de ceramica...

quanto á lampada lunar... suspeito que seja uma night glo... por isso esquece isso... não serve absolutamente para nada...

depois só precisas de uma lampada do tipo reptil glo que emita UVA e UVB...

quanto ao substrato... ou optas por papel e cozinha ou então por relva artificial... opta por ter sempre dois tapetes de relva... para colocares um enquanto o outro lava e seca...

quanto a alimentação? tens dúvidas? o que te disseram...

nunca dês alface...

não te esqueças e mantém sempre em mente que as iguanas crescem e atingem 1.80m +/-... tens espaço que chegue para um terrário grande? quando digo grande é uns 2.5m por 3m por exemplo...
paulosid
Membro Júnior
Registado: quinta out 12, 2006 7:38 pm

terça dez 05, 2006 5:39 pm

Boas,

Eu também só tenho a minha iguana há cerca de 2 meses e continuo a aprender principalmente neste forum.

Quanto à comida, podes dar uma olhada no link http//www.greenigsociety.org/foodchart.htm -» este site está muito completo...

Convém também teres dois termometros e hygrometros (n sei se se diz assim mas é para ver a humidade P). Pões um de cada na zona mais fria do terrario, e um de cada na zona mais quente. Agora corrijam-me se estiver errado, mas na zona fria deves ter uma temperatura de cerca de 25º, e na zona quente entre 30 a 35º (acho eu!!!). Quanto à humidade deve estar entre os 60 e os 90%.

Também convém teres uns troncos pk elas gostam muito de trepar. No meu caso tenho umas lianas que se entrelaçam e dá para darmos as formas que quisermos para as adaptar ao terrario.

Isto tudo eu aprendi aqui mesmo no forum, depois de ter "chateado" muito este pessoal com perguntas, portanto se peskisares podes encontrar varias respostas para o que procuras.

Boa sorte com a tua iguana!!!
DooMMaster
Contacto:

terça dez 05, 2006 7:24 pm

Bem já comprei a Iguana hoje dado que foi uma prenda de um tio meu, Comprei um Terrário, uma pedra (Era o que havia), lascas de madeira, umas plantas falsas, dois Troncos, um comedor, e uma Banheira/Bebedor, na Iluminação comprei uma lâmpada Tight Beam Sun Glo 50 w.

Será que esta lâmpada (Exo Terra Tight Beam Sun Glo 50 W) é suficiente?

Eu mais tarde comprarei um tapete de aquecimento, mas será esta pedra aguenta o tempo suficiente?

Ela para trepar tem os Troncos uns apoiados nos outros, e uma planta Planta falsa presa no vidro que parece uma Canabis lol para ela trepar. Será que chega?

Ela por enquanto é um bocado agressiva, por isso será que devo lhe devo dar banho quando ela ficar mais amigavel?

Obrigada pela vossa ajuda
Doommaster
MerKava
Membro

terça dez 05, 2006 9:04 pm

toma atençao kom o akeçimento da pedra para nao te keimar o bixo.. vais ter d ter cuidado.. de resto parece tar tudo bem.. msm no substrato axo k fixeste bem, ok embora digam k nao k elas podem confundir com comida e engasgar, axo estupido pk na vida selvagem n andam a engolir tronkos e calhaus tb lol.. n sao assim tao estupidas.. e normal ser uma beka agressiva no inicio.. os banhus sao smpre bons e elas com o tempo vao passar a gostar.. cumps =)
eltags
Membro Veterano
Registado: terça jul 11, 2006 11:14 pm

terça dez 05, 2006 11:36 pm

Boas..
A meu ver essa lampada nao te da para nada!
As lampadas que percisavas eram!
http://www.exo-terra.com/EN/products/re ... _50_i.html
Esta e de UVA/B sem estes raios uvb a tua iguana nao conseguira extrair o calcio de os alimentos e assim nao vai conseguir crescer forte e saudavel!Esta lampada tera de estar a menos de 30cm do animal se nao assim nao ira fazer qualquer efeito!
Para aquecimento aconselhote uma lampada de ceramica!PEDRAS NAO!os tapetes nao sao os mais indicados para as iguans pois sao postos no fundo do terrario ou seja as iguanas passam maior parte do tempo nos troncos altos a apanhar uv normalmente so vem abaixo para comer assim com o tapete a bixinha ira estar sempre ca em baixo junto ao tapete por isso eque a lampada de ceramica era melhor pois para alem do calor vir de cima que o ideal as iguanas ela poderia andar livremente no terrario pois pra onde ela va vai estar sempre a temperatura ideal para ela!
http://www.exo-terra.com/EN/products/he ... amp_i.html
Aqui esta a lampada de ceramica!
A lamapada de ceramica deve estar portegida para que a iguana nao xegue a ela e tem de ser controlada atraves do termostato e do temporizador para fazer o circulo de 12 horas de luz e calor ou seja (dia) e tudo desligado so com a lampada de aquecimento ligada ao termostato para conseguir controlar as temperaturas(noite)

So mais 1a coisa deverias tirar esse substracto solto ainda hoje falamos do substracto aqui no forum por isso convidavate a ler o forum muito bem de alto a baixo pois criar 1a iguana nao e "pera doce"

Espero ter ajudado!

Cumps
;)
1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
MerKava
Membro

quarta dez 06, 2006 6:34 pm

boas..
eltags a k eu uso e essa
http://www.exo-terra.com/EN/products/su ... pot_i.html
mas tava a pensar mudar para essa em tubo k disseste em 1º lugar.
De qualquer forma podes me dixer se a k uso agora e suficiente ou nao?
em relaçao á de ceramica.. tem alguma utilidade para alem de akeçimento? devo faxer ciclos com a outra como ??
e ja agora explika la kek o substrato tem de tao mal? é so por elas poderem confundir com comida e engolir?? elas sao assim tao burras? lol. tanta marca conheçida a fazer substrato e depois é assim tao mau..
pelo que vi no forum era so msm por engolir..
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quarta dez 06, 2006 6:51 pm

MerKava Escreveu: (...) embora digam k nao k elas podem confundir com comida e engasgar, axo estupido pk na vida selvagem n andam a engolir tronkos e calhaus tb lol.. n sao assim tao estupidas.. (...) cumps =)
Não digas emboram digam, é um facto comprovado, só que vida selvagem, apenas uma pequena percentagem de crias chega á idade adulta por selecção natural, provavelmente muitas morrem por ingerir coisas que não devem, assim como por doença e claro por predadores, na nossa casa se isso acontecer é culpa nossa e se um animal não leva aprendizagem de crescer nos perigos como as de nossa casa, é natural que queiram experimentar tudo. Nesta foto ves objectos retirados do aparelho digestivo de iguanas na autopsia.
Imagem
Elas não sâo burras, embora para reptil até são espertas, e são muito curiosas, tendem a provar tudo, um dia quando a tua for maior e passear pela casa, vais ver a tendencia que tem para tentar comer as carpetes de de casa. A lampada acima, não emite uvb, apenas dá luz e calor, é boa para fazer de spot, e ficar ligada o mesmo tempo que a de uvb, a de ceramica deve estar protegida para não haver queimaduras e ligado a um termostato que vai ligando a lampada, quando a temperatura desce abaixo do nivel e desligando quando atinge a temperatura desejada.
Última edição por coldblood em quinta dez 07, 2006 6:22 pm, editado 3 vezes no total.
DooMMaster
Contacto:

quinta dez 07, 2006 2:09 pm

Oi a todos, a minha Iguana neste momento acho que está bem.

Como, iluminação eu acrescentei uma lâmpada de aquário que emite uma luz roxa e eu acho que essa luz emite UVB. Por enquanto vou tendo a pedra, mas esta pedra não pode queimar a iguana dado que tem um Termostato incorporado. Mas quanto ás lâmpadas eu tenho umas duvidas:

Afinal Quantas e Quais lâmpadas preciso eu?
Esta pergunta, tendo em conta que durante uns tempos vou manter a pedra de aquecimento, e tendo também em conta que eu neste momento, tenho uma Lâmpada de aquário Fluorescente de luz roxa que acho que emite UVB e uma lâmpada de Spot Sun Glo.

Que lâmpadas devo ter ligadas de noite?

E de Dia?

Isto tendo e conta que eu de noite desligo a lâmpada de Spot e deixo apenas ligada a Lâmpada Fluorescente de luz roxa.

Dentro ou fora do Terrario?

Isto tendo em conta que o meu Terrário é baixo.

Como posso aumentar a Humidade, sem ter que borrifar o Terrário?

Tendo em conta que normalmente costuma ficar cá em casa um membro da família.

Acham boa ideia em eu colocar nas partes laterais e nas partes de trás cartolina preta?

Desculpem pela quantidade de perguntas mas eu quero o melhor para a minha iguana.

DooMMaster

Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta dez 07, 2006 5:33 pm

lampadas de aquario e lampadas uvb para reptil são coisas distintas, sem os raios ubv, a iguana não vai absorver o calcio dos alimentos e como está em fase de crescimento, vai crescer com deformações osseas ou até morrer....Se te interessar o assunto faz pesquisa no google em MBD ou Metabolic bone disease ...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Quanto ás outras duvidas experimenta aqui...
http://arcadenoe.clix.pt/forum/search.php
MerKava
Membro

quinta dez 07, 2006 6:10 pm

essas fotos sao realmente tristes..... =| bgd por tds os conselhos eu ja removi o substrato e ag com o problema da cauda entao inda removi mais depressa... vou por relva artificial. é smp bom aprender com kem sabe.. esse fim de semana vou a lisboa e vou comprar a lampada k me aconselhaste de uvb.. tenhu medo k uma das raxoes pela kal ela tenha perdido a cauda seja tb pela sua frazeka ossea devido á n absorçao das vitaminas e calcio como deve ser.. uma duvida eu uso como terrario um akario grande da aquaprof k tinha em casa e no topo tem akele reflector para por as lampadas para os peixes.. esse reflector e suficiente para por a lampada?? ou é preciso algum especifiko?? como o das lampadas normais k tenhu tinha de ser em ceramica tou na duvida.. bgd pela ajuda
DooMMaster
Contacto:

quinta dez 07, 2006 6:41 pm

Mas eu creio que esta lâmpada, é UVB dado que emite uma cor violeta, e quando a comprei para o meu aquário disseram-me que emitia UVB.

Fikem
eltags
Membro Veterano
Registado: terça jul 11, 2006 11:14 pm

quinta dez 07, 2006 7:56 pm

Que fotos tao xocantes! :cry: :cry: :cry: :cry:
So se consegue saber se a lampada emite uva/b e leres a instruçoes da lampada e se realmente a lampada imane uva/b ver a percentagem e ja agora diz qual e a marca da lampada!

Se a lampada nao emitir uvb tens de ir rapidamente comprar 1a pois as consequencias ja foram ditas em cima acho que ja nao e perciso dizer mais....!

Ja agora posta ai 1as fotos da tua iguana atualmente e ja agora da outra se tiveres!

Cumps
;)
1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
Responder