POR FAVOR AJUDEM-ME!!!ESTOU ASSUSTADO!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Iguana Verde! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: korbe

Responder
alex99
Registado: terça mar 13, 2007 12:27 pm

domingo mar 18, 2007 1:56 am

Boa noite.
Tenho uma iguana com 9 meses ( Têm a volta de 55 cm). Acontece que ela neste tempo todo sempre que eu a ia buscar ao terrario ela por vezes tentava fugir, mas eu pegava-lhe e passando uns segundos ficava mais calma. Neste ultimo mes tenho andado muito assustado e ate ja me passou pela cabeça da-la. Gosto muito dela e iria custar-me muito.
Ela neste ultimo mês anda agressiva, sempre que eu vou ao terrario busca-la dá-me sempre chicotadas. Nunca me mordeu e hoje pela primeira vez vi-a a abrir a boca toda mas não me chegou a morder mas desconfio seriamente que tenha feito akilo para me morder. Estou com muito medo e agora sempre que vou ao terrario busca-la tenho medo de a pegar. Poderá o cio ter alguma influencia nisto?
Nunca ate este ultimo tempo tive problemas com ela. Por vezes quando a ia pegar ela andava la de um lado para o outro mas assim que a tinha na mao ela ficava mais calma, dava-m sempre beijos com a lingua, passeava com ela no ombro...
O problema se calhar tambem foi meu pois neste tempo se calhar não lhe dei a atençao necessaria. Mas não quer dizer que a abandonei pk sempre todas as semanas pegava nela e ate ja lhe dei banhos. Tenho a iguana no meu quarto e por isso ainda me ve todos os dias.
O que poderei eu fazer?? Não a queria dar mas se continuar com este medo axo k nao terei outra alternativa.
Das condições penso que nao tera nada a haver com isso uma vez que ela tem todas as condiçoes necessarias.
Por favor digam-me a vossa opiniao e se puderem ajudem-me.
Obrigado
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

domingo mar 18, 2007 11:52 am

alex99,

para começar tens de manusea-la com mais frequência, agora tens que fazer como nas primeiras vezes que começaste a manusea-la, eu nao sou nenhum expert em Iguanas, mas a nivel de animais é o que nao me falta em casa, a minha cobra tambem comecou a ficar agressiva por ter ficado umas semanas sem a manusear, entao tive de fazer como se fosse a primeira vez que a comecei a habituar a pegar nela, neste momento está docil que é uma coisa doida, ja os meus escorpioes foi a mesma coisa, deixei de pegar neles, nunca me tinha ferrado e ferraram-me, tive de voltar a manusea-los todos os dias, tens de ter é paciencia e muita força para venceres o medo que ganhaste
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

domingo mar 18, 2007 6:05 pm

alex99 Escreveu:Boa noite.
(...) hoje pela primeira vez vi-a a abrir a boca toda mas não me chegou a morder mas desconfio seriamente que tenha feito akilo para me morder. (...)
Poderá o cio ter alguma influencia nisto?
(...). Mas não quer dizer que a abandonei pk sempre todas as semanas pegava nela e ate ja lhe dei banhos. Tenho a iguana no meu quarto e por isso ainda me ve todos os dias.(...)
O que poderei eu fazer?? Não a queria dar mas se continuar com este medo axo k nao terei outra alternativa.
Das condições penso que nao tera nada a haver com isso uma vez que ela tem todas as condiçoes necessarias.
(...)
Obrigado
Aconselho-te a arranjar uma luva para lhe pegares sem medo, a tua iguana percebu que tendo uma atitude agressiva, tu a deixas em paz e é isso que ela faz...por isso agora tens de lhe mostrar que as mordidas e as chicotadas, não te fazem recuar, ela está apenas a ficar territorial como todas as iguanas, pega-lhe com a luva e deixa-a morder á vontade que ela irá desistir ao fim de algum tempo isto em principio poder ser semandas ou meses.

O cio em principio não será pois atingem a maturidade sexual por volta dos dois anos e meio ou três anos, embora começamos a notar alterações de comportamento um pouco antes.

As iguanas são selvagens por muito habituada que esteja ao manuseio nunca é um animal domestico e como o modo de hagir herdadaram na memoria genetica e não pelo que aprenderam em crias, muito rapidamente sem manuseio voltam ao estado que lhes está incutido nessa memoria, que é o selvagem, por isso o facto de ela te ver todos os dias de dentro do mundo autista dela, não faz nada em relação ao tolerar o manuseio, agora deves seguir o conselho do TMSurfer, de começar de novo a conquistar-lhe a confiança com calma como se fosse a primeira vez que estivesses com ela.

Quando ás condições do terrario, desculpa, mas já apareceu aqui muita gente que pensava que tinha as melhores condições no terrario e depois de nos explicar pormenorizadamente essas condições, verificamos que havia falhas...se quizeres, era bom que descrevesses como tens o terrario montado, tipos de luz, temperaturas humidades, dieta etc.

Não desistas dela, são os desafios que tornam os repteis apaixonantes...

Se quizeres (e o resto do pessoal tb) adiciona-me no msn e poderemos falar melhor [email protected]
Responder

Voltar para “Iguana Verde”