Como fazer um terrário.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Iguana Verde! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: korbe

Responder
Nuno19
Registado: sexta set 21, 2007 12:14 am

sexta set 21, 2007 12:24 am

Boas, eu comprei uma iguana, já tive a pesquisar, e resolvi fazer um terrário em casa.

A minha ideia é usar madeira para o fundo e para 3 dos lados, à frente meto acrílico, pelos o que já tive a ler, não devo usar madeira de pinho, que madeira me aconselham a usar? e qual o material que me aconselham a forrar?
quero também por um tronco para ela poder subir, de que tipo aconselham?

é necessário tratar a madeira de alguma forma para evitar problemas?

a iguana é nova, pelo o que o terrário não será muito grande, no futuro faço um maior, tou a pensar com 1metro por 0.5metros com 1 metro de altura, quantos lampadas serão necessárias e de que tipo? pelo o que tive a ler, elas necessitam de luz 13h a 15 horas por dia, confirmam-me isto?

tenho de comprar também um termómetro e um aparalho para medir a humidade, isto encontra-se em lojas de animais certo?

eu tenho uma daquelas pedras que aquecem, isto pode ser usado em conjunto com as lampadas?

quanto á alimentação, pelo o que já tive a ler, quem me a vendeu não se explicou muito bem, pois disse-me para lhe dar alface e maças, mas pelo o que li devo evitar as alfaces, eu já tenho uma lista de alimentos que retirei aqui do forum, mas quantas vezes ao dia é que a devo alimentar?

também li qualquer coisa sobre a treinar para fazer as necessidades, qual será a melhor maneira para fazer isso?

neste momento é só isto, se tiver mais alguma questão depois pergunto,

Obrigado
ruben8
Membro
Registado: sexta mar 09, 2007 4:30 pm

sexta set 21, 2007 11:00 pm

tira a pedra porque assim ela vai se queimar usa antes so as lampadas, vais precisar de uma lampada de ceramica e de uma de uvb, necessitam de eles mais ou menos 12h por dia, os termometros e higrometros(serve pa medir humidade)arranjas nas lojas de animais hoje em dia encontras em qualquer uma, alface nunca, mas devias ter pesquisado e ter feito essas coisas antes de arranjar a iguana.
cumps. :wink:
Xyko
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 11:45 pm

quarta set 26, 2007 8:23 am

eu falo por experiencia propria k n konsegui fazer o terrario porque a partida não fica uma coisa perfeita e pode dar problemas no que toca a madeira. eu mandei vir o meu da net e n foi caro.
quanto a situação de teres arranjado o bixo antes de arranjares as coisas fizeste muito mal porque eu cometi o mesmo erro da primeira vez.
e ja agora a madeira não faz um isolamento eficaz.
penso que não seria o adequado porque o ambiente dentro do terrario convem tar humido e quente. o k e bue mau pa madeira.

ab
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

quarta set 26, 2007 2:32 pm

A madeira isola melhor que o vidro...Podes usar madeira e colocas verniz para quando tiveres de borrifar o terrario nao degradar a madeira!

Cumps
miguelvicente
Membro
Registado: quinta nov 04, 2004 8:27 pm

quarta set 26, 2007 9:40 pm

Segundo algumas leituras que tenho feito penso que o verniz nao seja boa ideia, a nao ser o aquoso (de qualquer forma desconheço algum tipo de problemas que a iguana possa viir a ter com o aquoso), agora o sintético é totalmente desaconselhado, uma vez que produz gases nocivos (tóxicos), podendo matar o animal. Há quem diga que se pode usar este tipo de verniz mas que depois da secagem é necessario deixa-lo durante bastantes dias aberto a fim de libertar todos os gases... De qualquer forma eu desaconselho totalmente o verniz sintético, ou celuloso...
. em relação ao verniz aquoso, nao posso ajudar muito... :?
espero ter sido útil
boa sorte
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

quarta set 26, 2007 9:48 pm

Quando falei em verniz, parti do principio que quem lê sabe que estou a falar de verniz e base aquosa nao toxico!

Cumps
miguelvicente
Membro
Registado: quinta nov 04, 2004 8:27 pm

segunda out 01, 2007 10:08 pm

compreendo mas so quis deixar isso claro para que nao houvessem duvidas.. :wink:
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

domingo out 07, 2007 10:04 am

Estou a "construir" um post sobre este assunto, o terrario q esta a ser feito lá n é o ideal para uma iguana mas os principios são os mesmo... aqui fica o link...

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48909

Cumps
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sábado out 13, 2007 2:40 pm

PeaceandLove Escreveu:Quando falei em verniz, parti do principio que quem lê sabe que estou a falar de verniz e base aquosa nao toxico!

Cumps
Não partas do principio.... nestes casos de posts em foruns, não sabes quem lê , mesmo lendo informações correctas ás vezes são lidas na diagonal e totalmente mal intrepertadas, como casos de deixarem as lampadas uvb 24 x 24 ligadas, porque leram que as iguanas precisam de ubv ;)
MiguellRa
Registado: quarta set 08, 2010 11:22 am

quarta set 08, 2010 11:28 am

eu gosttava de ter uma iguana e tambem gostava de fazer o meu proprio terrario mas nao sei que tipo de madeira devo usar
Responder

Voltar para “Iguana Verde”