Alimentacao de Iguana Novo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Iguana Verde! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: korbe

Responder
Enola
Mensagens: 1
Registado: sexta nov 09, 2007 12:43 pm

sexta nov 09, 2007 12:53 pm

Bom dia!

Adquiri um lindo Iguana filhote na quarta feira. Coloquei-o no terrario que preparei conforme conselhos deste forum (muito obrigada pela ajuda! tirei tudo o que eu precisava daqui!). O problema é que desde terça feira, o dia que ele chegou, ele nao tem se alimentado :? tentei tudo, frutas, verduras, ate ovos... e ele nao se alimenta, nem demostra interesse pelo alimento. Quando ele chegou, ele tinha uma linda coloracao verde, e hoje quando acordei ele estava meio marrom... Estou muito preucupada, nao sei o que faço. Tenho cuidado dele conforme o recomendado aqui, com banhos de sol, terrario umido com fonte de agua, nao deixo a comida sempre no terrario, deixo-a por 4 a 6 horas e a retiro, troco a agua, borrifo agua fresca varias vezes ao dia... Só nao tentei a alimentacao com animais vivos (insetos) por que nao tem isso a venda por aqui... eu teria de capturar alguma coisa :? (sei la como)...

Se alguem puder me esclarecer sobre o que alimentar ele, quantos dias ele pode ficar sem comer sem ser prejudicial a saude, por que ele nao come e por que ele mudou a coloração fico muito grata! Se eu nao resolver esses problemas terei de devolve-lo, pois nao quero mante-lo aqui 'passando mal'.

Abraços!
mario-g
Membro
Mensagens: 88
Registado: domingo mar 14, 2004 9:32 pm

sexta nov 09, 2007 2:36 pm

se foi adquirido numa loja pode ser que esteja habituado so a ração. como ja vi e me aconteceu a mim. vai misturando legumes e fruta com ração. a minha iguana tem comido assim mas tambem inda nao como la muito bem. o que eu tenho reparado que ela come melhor e cenoura (que lhe davam de vez em quando na loja) e manga.
cada caso e um caso mas a minha pelo menos ja vai comendo. nos pimeiros dias para ela comer tirava do terrario e punha uma peque porção de comer na minha mao e ela ficava sobre a palma da outra mao e assim ia movendo a mao ate ela reparar no comer e la comia um pouco. ate pode ser que o que eu fiz nao seja certo mas pelo menos ela ja vai comendo.
korbe
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

sexta nov 09, 2007 9:56 pm

bem.. isto já vai aqui uma confusão.. vamos lá por partes..

Enola

Em que condições é que manténs o animal?! quais são as temperaturas que tens dentro do terrário, que lâmpadas é que tens, etc etc etc..

1º ponto: o mais provavél que seja é que o animal ainda está stressado com a mudança. se a iguana é pequena, cortas os vegetais e as frutas bem cortados e deixas lá um pires com a comida. acredita que ele vai lá comer..

2º ponto: ovos?! pelos vistos não tiraste todas as informações. primeira coisa que se deve saber das iguanas relativamente à sua alimentação: elas são herbívoras, ou seja, só comem folhas e fruta. elas não comem ovos! e quantos aos insectos são de evitar. a sua dieta deve ser maioritariamente saladas variadas de vegetais e fruta, acompanhadas com suplementos de cálcio e vitamínas quando são novas.

necessitava que me disseses a que temperaturas e a que percentagem de húmidades em que o animal vive, se faz favor..

-

mario-g
se foi adquirido numa loja pode ser que esteja habituado so a ração.
isso não é puramente verdade. já vi muitas barbaridades em iguanas que estão em lojas, mas até hoje só vi uma que alimentava as pequenas com ração, e mesmo essa era misturada nas saladas.. a ideia de misturá-las nas saladas não é má, se bem que pessoalmente achar que a ração não é a alimentação correcta para elas.

se a tua não come "assim tão bem", mais vale é tu também dizeres-me em que condições é que manténs a tua, qual é a idade dela, à quanto tempo é que a manténs, etc etc etc..
1.0.0 iguana iguana
3.0.0 felis catus
2.0.0 agapornis fischeri
1.2.0 pantherophis guttatus
0.1.0 lampropeltis triangulum nelsoni
mario-g
Membro
Mensagens: 88
Registado: domingo mar 14, 2004 9:32 pm

sexta nov 09, 2007 10:47 pm

temperatura - 30º
humidade - 80%
terrario-80/60/40
alimentação- cenoura,manga,folhas de broculos de manha
espinafres,maça,beldroegas a tarde
a iguana esta ca em casa a uma samana e mede cerca de 25 cm.
a iguana na loja onde estava era mantida apenas com uma rocha de aquecimento e apanhava sol que passava pela montra e depois pelo vidro do aquario onde estava, veio para mim com um dedo de uma pata trazeira partido, varias crostas na cauda e a barbela parece um pouco queimada. ela ja vai comendo mas nos doi primeiro dias nao comia nada e agora come mas pouco, e agua tambem so a vi beber quando estava na minha mao e eu tentei a mesma tecnia que utilizei com o comer.
editei so para diser que devias de ver uma iguana que esta na loja onde comprei a minha ja adulta tambem apenas tem a rocha de aquecimento, sol so apanha o que passa pela montra e esta dentro de uma gaiola daquelas para coelhos e porquinhos da india que eu tenha reparado falta-lhe um ou dois dedos e a cauda tambem ja lhe falta um pouco. e eles dizem que esta la desde pequena.
korbe
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

sexta nov 09, 2007 11:04 pm

relativamente à alimentação da tua, é normal.. como já referi anteriormente, o processo de mudança de terrário é stressante para o animal. o facto de tu andares atrás dela para ela comer, ou até mesmo a questão do querer pegar no animal é muito stressante..

deixa-a estar sozinha no terrário mais uma semana, apenas indo lá para lhe pôr e tirar a comida, e para lhe fazer a muda da água.. vais ver que ela vai estar com mais genica daqui a duas semanas..
1.0.0 iguana iguana
3.0.0 felis catus
2.0.0 agapornis fischeri
1.2.0 pantherophis guttatus
0.1.0 lampropeltis triangulum nelsoni
Juninhoo
Mensagens: 1
Registado: terça ago 23, 2011 2:15 pm

terça ago 23, 2011 2:23 pm

Bom isso é o que acontece com a maioria das iguanas , !

Ela Cuando Pequenas ou grandes estão acostumadas de onde ela veio , ai até ela se acostumar com a nova casa dela demora um pouco e isso é um pouco estressante a ela , ! Más logo logo ela irá começar a comer !


Espero ter ajudado !
Responder

Voltar para “Iguana Verde”