Iguana Macho com 3anos e meio com Cio - Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Iguana Verde! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: korbe

Responder
Sirilo
Mensagens: 2
Registado: terça dez 26, 2006 11:18 am

quinta jan 17, 2008 8:38 am

Olá pessoal :)
Antes demais quero agradecer já por respostas e dicas.

1º A Minha Iguana não reage bem a mim, já esperava isso. Mas não esperava ao ponto de chegar ao vidro do terrário e ela saltar para cima do vido. Também acontece quando os meus animais andam nas redondezas.

2º Existe algo para atenuar isto? É que este Cio já vem desde junho de 2007.

3º Ele muitas x's encontra-se a "raspar" o vidro freneticamente tentando sair.
Já li que pode ser de más condições, mas isso não pode ser. Pois tenho o terrário com temperatura / humidade ideal, Comida e aguá.

desde já obrigado.
korbe
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quinta jan 17, 2008 10:42 am

o que é que queres dizer com "já esperava isso"?!

este comportamento é algo que nós (proprietários de iguanas macho (também tenho um rapaz)) não podemos evitar. como deves imaginar, de momento o corpo do macho está a passar um enorme momento de stress devido ao instinto de procura de parceira e de defesa do seu território de possíveis concorrentes. o macho mais dócil pode tornar-se num grande pesadelo devido a esta altura do ano, que pode durar algumas semanas, ou até mesmo alguns meses.

à que salientar que esse mesmo território pode ser "nada mais" que o seu terrário, como pode ser o compartimento da casa onde o terrário está inserido, como pode ser a tua casa..

tu como proprietário de um rapaz, e visto ele já demonstrar este tipo de comportamento dentro do terrário, convém teres partícular atenção caso ele esteja fora do terrário, pois pode querer atacar-te quando menos esperares..

há outro comportamentos que podes vir a deparar, como a falta de apetite. na natureza, os machos nesta altura passam grande parte do tempo a cortejar as fêmeas e a defender o seu território, por isso não têm "praticamente" tempo para se alimentarem. devido pouca ingestão de alimentos ricos em água, há grandes riscos de ela poder vir a desidratar. caso te depares com isto, a solução serão banhos frequentementes, um ligeiro aumentando da percentagem de húmidade com algumas borrifadelas, e fornecendo-lhe alimentos ricos em água (melância, uvas descascadas) que deverão ajudar-te a evitar a desidratação.

eles também se podem esquecer dos seus cuidados relativamente à "casa de banho". podes ter que limpar e arrumar mais vezes o terrário que o normal. ele voltará a ter o comportamento melhor assim que a altura do cio terminar.

também outro comportamento que podes esperar é deparares-te a seres perseguido pelo teu rapaz, não para te atacar, mas porque ele quer tentar acasalar com uma perna ou um pé "distraido". mesmo não sendo o caso, também à que referir que nas mulheres, caso a sua altura da menstruação coincida com o período do cio, têm que ter particular atenção, pois parece que os machos têm tendência a ter bastante "interesse" nas donas caso seja esse o caso..

há que ter em conta durante o acto sexual entre iguanas, o macho morde o pescoço da fêmea para se agarrar. a pele delas está preparada para essas "dentadas de amor". a nossa não..

isto tudo para te dizer o quê.. as iguanas são animais selvagens, que permitem a nós humanos as manusiemos. são os seus instintos que a estímulam a agir.

-

se há maneira de atenuar este comportamento..?! é algo que ainda não existe resposta. o ideal é manteres o teu rapaz sossegado nesta altura, limitando-te apenas a teres contacto na altura da alimentação, e evitando que o resto da bicharada ande à volta do terrário. quanto menos stress houver para ele, menores serão as probabilidades de haver "acidente". atenção que as probabilidades não são nulas.

-

quais são as temperaturas interiores do terrário durante o dia/noite?! e a percentagem de húmidade?!

já agora.. qual é a configuração do teu terrário?!
N1K1TA
Mensagens: 6
Registado: quinta jun 14, 2007 11:25 pm

quinta jan 17, 2008 7:54 pm

pois é ja estamos na época em que eles andam mais "sensiveis" (são piores dk as meninas...lol)

o meu macho tb ja começa a reportar comportamentos tipicos desta época, ainda no outro dia lhe peguei e ele começou me a olhar de lado e a erguer a cauda!!! eu la o chamei a atençao (lol) e ele la foi para a janela...
tive mesmo vai e nao vai para levar uma chicotada!!! faz tudo parte de ter iguanas, mas confesso k fikei com receio visto k ja á um ano k nao presenciava cenas destas... é tal linda esta época:)
korbe
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quinta jan 17, 2008 10:09 pm

posso dizer-te que as fêmeas também não são pêra doce.. lol tal como os machos, elas também apresentam certos comportamentos típicos desta altura do ano..
N1K1TA
Mensagens: 6
Registado: quinta jun 14, 2007 11:25 pm

quinta jan 17, 2008 11:06 pm

ai nao nao sao... eu pessoalmente acho que as fêmeas ficam com um feitio mil vezes pior... a fême a k tinha (Kanuca) quando andava c o cio nao tolerava ninguem (pessoas) no quarto dela... ficava mais territorial dk o Zé Maria e muito mais agressiva...

o Zé nunca foi de fazer mal a ninguem e até era bastante "manso" kd a Kanuca estava com ele... agora que penso nisso (ele ta com saudades da mulherzinha dele...) se calhar esta agressividade dos ultimos dias é disso ;(
korbe
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

sexta jan 18, 2008 10:55 am

mas aí já entramos no comportamento que cada sexo tem.. as fêmeas têm tendência a serem mais agressivas que os machos, durante todo o ano.. não é por coincidir com a altura do cio.. é porque elas são mesmo assim..
xanolili
Membro Júnior
Mensagens: 48
Registado: quinta fev 02, 2012 6:30 pm

quinta fev 02, 2012 6:46 pm

Boa noite,pessoal dos reptéis.Após 2 noites atribuladas vim pesquisar sobre o cio das iguanas verdes e vi os vossos comentários e achei,bom nem sei o que dizer,mas vou contar o que se passou com omeu macho,iguana verde(tenho tambem 1 femea iguana vermelha,linda)ontem á noite deu 2 dentadas no dono,parecia que tava com a adrenalina a 1500,enrolava-se como se fosse dar chicotadas,enfim um inferno,visto que ele de há 15 meses para cá tem sido o melhor dos animais de companhia,nem parece reptil.Escuzado dizer que não dormimos,assim que o dia apareceu fomos a correr para o veterinário para nos dizer que o Syã,o nome dele,tá com o cio!!!Agora depois de ver os comentários fico a pensar o que vai ser quando a nossa femea Anouk começar o seu cio visto que ela é 3 meses mais nova.obrigado pelos comentários ajudam nós a percebermos que não somos os únicos nesta situação.
skins
Membro
Mensagens: 99
Registado: sexta jul 25, 2008 4:46 pm

quarta jun 06, 2012 10:41 pm

xanolili Escreveu:Boa noite,pessoal dos reptéis.Após 2 noites atribuladas vim pesquisar sobre o cio das iguanas verdes e vi os vossos comentários e achei,bom nem sei o que dizer,mas vou contar o que se passou com omeu macho,iguana verde(tenho tambem 1 femea iguana vermelha,linda)ontem á noite deu 2 dentadas no dono,parecia que tava com a adrenalina a 1500,enrolava-se como se fosse dar chicotadas,enfim um inferno,visto que ele de há 15 meses para cá tem sido o melhor dos animais de companhia,nem parece reptil.Escuzado dizer que não dormimos,assim que o dia apareceu fomos a correr para o veterinário para nos dizer que o Syã,o nome dele,tá com o cio!!!Agora depois de ver os comentários fico a pensar o que vai ser quando a nossa femea Anouk começar o seu cio visto que ela é 3 meses mais nova.obrigado pelos comentários ajudam nós a percebermos que não somos os únicos nesta situação.

iguana vermelha???
potencialmente perigosos ou potencialmente perfeitos??
Responder

Voltar para “Iguana Verde”