Iguana Igguita
Moderador: korbe
-
- Registado: sexta nov 14, 2008 7:19 am
Nome: Iguitta
Bom dia,
Peço que me digam se estou a fazer algo mal no tratamento da minha iguana
Descriçao do animal:
Idade: N/S o certo mas pelas contas da loja e o tempo que a tenho tem cerca de 2 anos..
Comprimento: A contar com o rabo tem uns 60cm
Pele: Verde muito brilhante e vivo
Personalidade: Nada de agressividade e muito meiga e passa horas no meu colo a dormir
Banho: Simplesmente adora ( presumo eu)
Alimentaçao do animal:
Uma dieta soudavel sei que nao posso dar sempre alfaçe ela adora mas tem de se variar por isso aqui vai o que custumo dar (Couve flor, nabos, cenoura,ervilhas,couve roxa,melancia, melao, manga , banana , espinafres , alface , praticamente come de tudo lol ) isto tudo mesturado com raçao partida quaze em po que mesturo com a dieta
Terrario do animal:
COmprimento: 120cm
Largura: 60cm
Altura: 60cm
Estrutura: Laterais "madeira prodeme" ,tampo "madeira prodeme" ,traz " madeira prodeme", frente em vidro , todo estufado a alcatifa no seu exterior exepto vidro e claro
Plantas no terrario: Sim (trepadeira)
Fundo: Cascas de pinheiro mas comessei a usar areia para cobra
Tronco: 3 (Sobreiro , Calipto , nao sei )
Luzes: 1 lampada (calor) 1 lampada (vitamina e tratamento da pele) Cada uma 10€ mas ja vi a 4€ mas nao confiei
Humidade: varia entre 70 e 80
Temperatura: 27ºc 28ºc
Questoes para possivel criaçao de novo terrario
1º Pode ser contruido em madeira "normal"?
2º podera ser aberto "ex: rede com a estrutura de madeira"?
3º com as indicaçoes a cima mantem o calor e a humidade?
4ª tamanho indicado?
Peço que me digam se estou a fazer algo mal no tratamento da minha iguana
Descriçao do animal:
Idade: N/S o certo mas pelas contas da loja e o tempo que a tenho tem cerca de 2 anos..
Comprimento: A contar com o rabo tem uns 60cm
Pele: Verde muito brilhante e vivo
Personalidade: Nada de agressividade e muito meiga e passa horas no meu colo a dormir
Banho: Simplesmente adora ( presumo eu)
Alimentaçao do animal:
Uma dieta soudavel sei que nao posso dar sempre alfaçe ela adora mas tem de se variar por isso aqui vai o que custumo dar (Couve flor, nabos, cenoura,ervilhas,couve roxa,melancia, melao, manga , banana , espinafres , alface , praticamente come de tudo lol ) isto tudo mesturado com raçao partida quaze em po que mesturo com a dieta
Terrario do animal:
COmprimento: 120cm
Largura: 60cm
Altura: 60cm
Estrutura: Laterais "madeira prodeme" ,tampo "madeira prodeme" ,traz " madeira prodeme", frente em vidro , todo estufado a alcatifa no seu exterior exepto vidro e claro
Plantas no terrario: Sim (trepadeira)
Fundo: Cascas de pinheiro mas comessei a usar areia para cobra
Tronco: 3 (Sobreiro , Calipto , nao sei )
Luzes: 1 lampada (calor) 1 lampada (vitamina e tratamento da pele) Cada uma 10€ mas ja vi a 4€ mas nao confiei
Humidade: varia entre 70 e 80
Temperatura: 27ºc 28ºc
Questoes para possivel criaçao de novo terrario
1º Pode ser contruido em madeira "normal"?
2º podera ser aberto "ex: rede com a estrutura de madeira"?
3º com as indicaçoes a cima mantem o calor e a humidade?
4ª tamanho indicado?
Boas,
Nao e que estejas a tratar mal a tua iguana mas ha coisas que tens de mudar.
Para começar alface nao so deves dar raramente como nunca deves dar visto que lhes provoca diarreia. Podes usar nomeadamente se ela estiver com problemas em defecar.
Quanto ao terrário, quer a casca de pinheiro quer a areia são maus substractos. O pinheiro por um lado liberta resinas, vapores tóxicos para a iguana e a areia, ela pode ingeri-la e pode provocar um empacotamento que nao e nada bom. Se eu fosse a ti punha antes forest bark ou ate mesmo papel de cozinha.
Quanto as lampadas nao me parece que essas sejam as ideais, deves ter uma lampada de aquecimento, aconselho ceramica mas tambem ha as IV e depois tens de ter uma outra muito importante que e a lampada de UV. Podes ainda por uma lampada de spot. A humidade está boa, a temperatura podes ainda subir um pouco.
Quanto ao novo terrário, nao percebo muito de madeiras mas podes fazer em madeira agora qual nao te sei dizer. Convem claro que a frente seja em vidro. O tamanho convem pensares numa coisa ja maiorzita mas se pesquisares aqui pelo arca encontras o que necessitas.
Espero ter sido útil
Cumps
Nao e que estejas a tratar mal a tua iguana mas ha coisas que tens de mudar.
Para começar alface nao so deves dar raramente como nunca deves dar visto que lhes provoca diarreia. Podes usar nomeadamente se ela estiver com problemas em defecar.
Quanto ao terrário, quer a casca de pinheiro quer a areia são maus substractos. O pinheiro por um lado liberta resinas, vapores tóxicos para a iguana e a areia, ela pode ingeri-la e pode provocar um empacotamento que nao e nada bom. Se eu fosse a ti punha antes forest bark ou ate mesmo papel de cozinha.
Quanto as lampadas nao me parece que essas sejam as ideais, deves ter uma lampada de aquecimento, aconselho ceramica mas tambem ha as IV e depois tens de ter uma outra muito importante que e a lampada de UV. Podes ainda por uma lampada de spot. A humidade está boa, a temperatura podes ainda subir um pouco.
Quanto ao novo terrário, nao percebo muito de madeiras mas podes fazer em madeira agora qual nao te sei dizer. Convem claro que a frente seja em vidro. O tamanho convem pensares numa coisa ja maiorzita mas se pesquisares aqui pelo arca encontras o que necessitas.
Espero ter sido útil

Cumps
-
Littos obrigado pela resposta
Eu as lampadas tenho essas duas, quantos as cascas de pinheiro nao fazia ideia que poderiam libertar gazes ou algo do genero vou tirar isso e procurar o tal "forest" ja passei na loja e nao tinham, o quye tinham era a tal areia mas sabendo agora que pode se tornar perigoso nao comprei vou procurar melhor, quanto o terrario acho que o vou trocar apenas metelo o alto para ficar com mais altura e menoa largura que dizem?!

Eu as lampadas tenho essas duas, quantos as cascas de pinheiro nao fazia ideia que poderiam libertar gazes ou algo do genero vou tirar isso e procurar o tal "forest" ja passei na loja e nao tinham, o quye tinham era a tal areia mas sabendo agora que pode se tornar perigoso nao comprei vou procurar melhor, quanto o terrario acho que o vou trocar apenas metelo o alto para ficar com mais altura e menoa largura que dizem?!

-
Estou a pensar em 125cm de altura 55cm de largura e 40cm perfundidade, feito em placa de 1,5cm de espessura com a frente em vidro/porta talvez este fim de semana o faça, estou a pensar e afixar la um tronco, ha algum em especial para elas? tenho usado o de subreiro nao sei se estou a fazer o correcto, ja agora qual a melhor maneira de tratamento para o tronco para nao apodrecer em nada disso, eu conheço um verniz mas acho que nao e boa soluçao pois pode nao ser bom para o animal, ou deixo mesmo o natural? apenas uma lavagem....ha ja estou a fabricar uma piscina para ela lol, talvez lhe aplique um motor para movimentar a agua algum em especial?
fico a espera de boas posts
Comp
fico a espera de boas posts

Comp
Boas, essas medidas ja dao um terrário jeitoso pelo menos para algum tempo. Quanto ao tronco, eu também gosto de sobreiro visto que é bom para elas se conseguirem agarrar e trepar. Aconselho-te a deixares o tronco ao natural, devidamente lavado como é obvio.
O motor para movimentar a água não conheço mas acho que é dispensável. Depois não te esqueças das fotos.
Cumps
O motor para movimentar a água não conheço mas acho que é dispensável. Depois não te esqueças das fotos.
Cumps

-
Boas
Bem este fim de semana a parte de carpintaria ficou pronta, por acaso posso dizer que esta divinal
, agora falta a parte pior que e o vidro pois a porta vai ser tipo movel e nao de correr.
Este fim de semana enquanto a minha mae aspirava o quarto a iguana ficou completamente traumatizada e nao percebi porque pois ja e natural minha mae limpar o sabado ou seja ja a viu a aspirar muitas vezes, o certo e que agora nem que consigo tocar pois tenta ferrar, dar com o rabo, "sorte que ainda nao aprendeu boxing" tenho pegado nela todos os dias ponho o pe de min e ela relaxa mas quando me aproximo mais um pouco ela desata a dar com o rabo e a tentar fujir. Vou ter de ter muita paciencia agora :S
Bem este fim de semana a parte de carpintaria ficou pronta, por acaso posso dizer que esta divinal

Este fim de semana enquanto a minha mae aspirava o quarto a iguana ficou completamente traumatizada e nao percebi porque pois ja e natural minha mae limpar o sabado ou seja ja a viu a aspirar muitas vezes, o certo e que agora nem que consigo tocar pois tenta ferrar, dar com o rabo, "sorte que ainda nao aprendeu boxing" tenho pegado nela todos os dias ponho o pe de min e ela relaxa mas quando me aproximo mais um pouco ela desata a dar com o rabo e a tentar fujir. Vou ter de ter muita paciencia agora :S
-
Espero bem que volte o normal. Hoje acordei e ela nao estava no terrario andou a passear toda a noite pelo quarto a vadia lol. Culpa minha que fechei mal a porta lol
Amanha cloco fotos tenho de levar a maquina para casa e tirar umas fotos, ja tenho no tele mas nao sei do cabo
cumps
Amanha cloco fotos tenho de levar a maquina para casa e tirar umas fotos, ja tenho no tele mas nao sei do cabo
cumps
-
Mas deu para me rir lol...procurei po todo lado quando fui a ver estava em cima de um movel a dormir. Minha mae entrou em panico pois tem medo desde que ela ficou agressiva, mas quando fujiu peguei nela na maior nao fez nada. Nao foi muito prigoso pois a minha casa tem aqucimento e meu quarto e bastante quente, e ela de la de dentro nao saia lol
Ando a falhar com as fotos, vou ver se nao passa de hoje ou amanha de manha.
Ja mandei fazer o vidro vou buscalo hoje o fim da tarde.
No fim de semana tenho de tratar do tronco e do aspecto interior
Ando a falhar com as fotos, vou ver se nao passa de hoje ou amanha de manha.
Ja mandei fazer o vidro vou buscalo hoje o fim da tarde.
No fim de semana tenho de tratar do tronco e do aspecto interior