Página 1 de 1
Duvidas fundamentais para bom começo
Enviado: quinta jun 25, 2009 5:31 pm
por Spincer
Já é de á muito tempo que tenciono ter uma iguana, ja pesquisei na net e li em livros sobre o que é necessário mas mesmo acim fiquei com algumas duvidas que espero que me possam retirar:
1- Posso comprar um terrario de 60-60-60cm para os dois primeiros anos de vida (porque de momento não posso construir um maior e penso que comprar um com estas dimenções e de vidro permitirá um bom ambiente enquanto a iguana for jovem) e mais tarde tratarei de arranjar um terrário maior
2- Quais são as luzes que preciso para o terrário?:
uma UVB 5.0
uma de infravermelho
uma de ceramica
uma baskingspot
3- Para substrato não á outro boa opção sem ser papal de cosinha=?

Enviado: sexta jun 26, 2009 12:02 pm
por korbe
para te ser sincero, se o animal que adquires tiver um crescimento normal e saudável, rapidamente esse terrário tornar-se-à pequeno para ele. se tiveres possibilidade, aposta em algo um pouco maior (vamos supôr algo com 70x60x50), de preferência bem "apretechado" com troncos e folhagem, de modo a dar um bom ambiente de segurança ao animal, pois estes tendem a stressar bastante em espaços grandes e vazios, que não lhes fornecem qualquer tipo de "camuflagem artificial" (isto usando uns termos mais caros).
quando a iluminação, podes apostar nesse set de lâmpadas. terás é que ter um conta a potência das mesmas, pois com uma basking spot e uma de cerâmica dentro de um espaço tão pequeno facilmente terás grandes temperaturas, que poderão não ser as ideais para o animal. adquire um termoestato para te ajudar a regulá-las. deves respeitar as seguintes temperaturas: dia- 32º/30 no lado quente e 28º lado frio / noite- 28º/27º em todo o terrário é o ideal. podes usar a I.V (uma de baixo consumo é suficiente) e a UVB para ajudar na iluminação do terrário. aconselho-te a usar UVB's tubulares de radiação 10.0.
o substracto poderá ser papel de cozinha, mas se quiseres usar algo mais "apelativo" esteticamente, podes optar em adquiri forest bark de tamanho grande. tem especial atenção ao tirar os pedaços de bark mais pequenos, pois existe o risco de ela os ingerir acidentalmente, o que lhe pode provocar uma compactação intestinal médio/longo prazo.
Enviado: sexta jun 26, 2009 2:04 pm
por Spincer
quanto ao terrário eu sei que quanto maoir melhor, mas de momento só posso comprar um 60-60-60cm, achas que a iguna aguentasse bem nesse terrário durante 1 ou dois anos?
Quanto á iluminação fiquei ainda um pouco confundido, achas que me podias indicar expressamente quais as lampadas (e as suas potencias) necessárias para um terrário deste tamanho.
quanto ao substrato vou optar por forest bark.
Enviado: sexta jun 26, 2009 2:51 pm
por korbe
essa ideia do "quanto maior, melhor", apesar de certa, também é errada. espaços demasiadamente amplos e abertos tendem a surtir um factor stressante nestes animais, pois instintivamente passam a maior parte do tempo alerta para eventuais perigos, e sempre à procura de um local para se poderem abrigar/esconder. daà ter-te sugerido que convinha nesta altura que ela tivesse num terrário um bocado "grande" demais para ela, mas que tivesse bastante cobertura.
tendo isto em conta, deve haver sempre em conta que haja um certo cuidado na escolha desse mesmo espaço e que se respeite esta relação "tamanho do animal/tamanho do espaço em que ele é inserido".
um terrário desse tamanho, caso o seu crescimento seja normal, num ano/no máximo um ano e meio tornar-se-á pequeno para ela. daà ter-te sugerido anteriormente o outro tamanho.
quando à iluminação, de momento não posso ponderar numa configuração correcta, pois de momento não me encontro no melhor local para pensar nisso. assim que chegar a casa, dir-te-ei uma boa configuração para esse tamanho.
quanto ao substracto, volto a insistir em que adquiras bark do mais grosso que encontres, e que tenhas especial cuidado em retirar os possÃveis pedaços que ela possa ingerir.
aconselho-te também, caso tenhas possibilidade, a alimentá-la fora do terrário.
Enviado: sábado jul 04, 2009 12:04 pm
por korbe
peço deculpa pela demora na resposta.
• lâmpada UVB tubular 10.0
• lâmpada de aquecimento de 50W, ligada a um termoestato
• uma IV de baixo consumo, que fique a meio do terrário, para que forneça uma boa iluminação
tendo em conta o tamanho do terrário, a lâmpada de aquecimento em princípio dar-te-à a temperatura suficiente para aquecer o animal. tem em conta também que terás que fazer um grandiente térmico, por isso convém que a lâmpada de aquecimento fique situada num dos lados do terrário, para que o outro se mantenha fresco o suficiente para que ela se possa refrescar quando quiser.
Enviado: terça jul 07, 2009 9:49 am
por Spincer
:A lampada tubolar é para colocar ao comprido de forma a alcançar todo o terrario, certo?
:A lampada de aquecimento que te referes é de ceramica?
:A lampada IV só é ligada á noite, certo?
:Achas que eu não consigo regular a temperatura sem termostato, é que é uma beca caro.
Enviado: sexta jul 10, 2009 9:58 pm
por cris17
Spincer Escreveu::A lampada tubolar é para colocar ao comprido de forma a alcançar todo o terrario, certo?
:A lampada de aquecimento que te referes é de ceramica?
:A lampada IV só é ligada á noite, certo?
:Achas que eu não consigo regular a temperatura sem termostato, é que é uma beca caro.
nao ligues IV á noite pa isso tens a ceramica, e termostato é sempre necessario
Enviado: sábado jul 11, 2009 11:37 am
por psylizart
korbe Escreveu:peço deculpa pela demora na resposta.
• lâmpada UVB tubular 10.0• lâmpada de aquecimento de 50W, ligada a um termoestato
• uma IV de baixo consumo, que fique a meio do terrário, para que forneça uma boa iluminação
quote]
Korbe, nao axas muito uma tubular 10.0, ??
Isso nao é indicado para terrarios deserticos?
Eu na minha uso uma de 5.0 durante 6 meses e os outros 6 meses uso uma de 8.0.
Agora axo que uma de 10.0m axo demais, mas como tens mais experiencia do que eu, espero que me elucides.
obrigado
cumps
Enviado: terça jul 14, 2009 8:51 am
por cris17
para um terrário de 60*60*60 10.0 é mesmo radiação a mais. Para terrarios grandes nao vejo mal agora para um desse tamanho mais do que 5.0 já é muito
Enviado: terça jul 14, 2009 10:17 am
por korbe
radiação? radiação de quê? se me falares em tamanhos de espectros, ainda compreendo, agora radiação..?
eu pessoalmente aconselho sempre lampadas 10.0. o seu espectro alargado permite ao animal estar em contacto com uma quantidade maior de UVB's.
Enviado: terça jul 14, 2009 6:29 pm
por psylizart
korbe Escreveu:radiação? radiação de quê? se me falares em tamanhos de espectros, ainda compreendo, agora radiação..?
eu pessoalmente aconselho sempre lampadas 10.0. o seu espectro alargado permite ao animal estar em contacto com uma quantidade maior de UVB's.
por exemplo no teu terrario usas uma de 10.0 ?
Entao sendo assim a lampada nao necessita estar a menos de 30 cm da iguana ou necessita na mesma?
Porque eu tenho um terrario um pouco maior que o teu e uso uma de 5.0 sendo assim axas que é pouco?
cumps