Boa tarde,
Ando ha algum tempo para comprar uma Iguana,mas prefiro primeiro tentar tirar o maximo de informação para que o seu novo ambiente seja correcto e sem problemas. Já li varias coisas,como por exemplo as pedras de aquecimento não serem o melhor para elas,em vez disso lampadas UV-A e/ou UV-B,variar a dieta do réptil com fruta,verduras,legumes e nunca carne ou coisas do género. o Terrario terá de ser recheado com troncos e folhas para ela se sentir confortavel e sem o receio instintivo de poder estar em perigo devido a amplitude do terrario. queria saber se estou correcto nisto tudo,o que tenho de saber mais e toda a ajuda que me puderem dar será bem-vinda.
PS- Parabéns pelo Forum e pela dedicação que demonstram neste espaço ; )
JL
Duvidas de uma pré aquisição de uma Iguana
Moderador: korbe
ja sabes quase tudo...
mas vou te dar uma ajudinha :
quanto a alimentação e' a seguinte:
verdura:
• canónigos
• rúcula
• folha de bróculo
• couve portuguesa
• agrião
• chicória
• folha de nabo
• nabiças
legumes:
• feijão verde
• bróculos
• pimento vermelho
• cenoura
• feijões variados
• ervilhas
• soja
• espargos
• batata
• arroz & massas (muito raramente)
fruta (evitar ao máximo os citrinos ou frutas muito ácidas):
• morangos
• figos
• maçã
• pêra
• banana (muito raramente)
• manga
• uva
• melão
• meloa
• melância
em maioria as verduras
iluminação e aquecimento:
eu aconselho uma lampada de uvb ou ate duas depende do tamanho do terrario
mais uma lampada de uv-a que aquece durante o dia e a noite uma de ceramica..
aconselho.te a comprar 1 temporizador para a lampada uv-b e a uv-a para desligar e ligar automaticamente a uma certa hora. e um termostato tambem ajuda sempre controlar as temperaturas
o terrario deve ser o maior possivel com muitos ramos bem presos e plantas artificiais ou verdedeiras não toxicas que podes ver no site que vou deixa aqui
http://www.iguanaden.org/diet/toxic.htm
tenta fazer o ambiente o mais natural possivel..
e convem teres uma especie de piscina para ela se refrescar e para aumentar a humidade .. (eu fiz uma cascata em poliuretano num alguidar com filtro de aquario para limpar a agua)
para substrato convem ser casca de arvore
a humidade deve estar sempre entre 70% a temperatura a rondar os 30g e mais baixa a noite 25+-
PS: não esquecer os respiradouros para circulação de ar
espero não ter esquecido nada, se me tiver enganado em algo e so' dizer
cumps
mas vou te dar uma ajudinha :
quanto a alimentação e' a seguinte:
verdura:
• canónigos
• rúcula
• folha de bróculo
• couve portuguesa
• agrião
• chicória
• folha de nabo
• nabiças
legumes:
• feijão verde
• bróculos
• pimento vermelho
• cenoura
• feijões variados
• ervilhas
• soja
• espargos
• batata
• arroz & massas (muito raramente)
fruta (evitar ao máximo os citrinos ou frutas muito ácidas):
• morangos
• figos
• maçã
• pêra
• banana (muito raramente)
• manga
• uva
• melão
• meloa
• melância
em maioria as verduras
iluminação e aquecimento:
eu aconselho uma lampada de uvb ou ate duas depende do tamanho do terrario
mais uma lampada de uv-a que aquece durante o dia e a noite uma de ceramica..
aconselho.te a comprar 1 temporizador para a lampada uv-b e a uv-a para desligar e ligar automaticamente a uma certa hora. e um termostato tambem ajuda sempre controlar as temperaturas
o terrario deve ser o maior possivel com muitos ramos bem presos e plantas artificiais ou verdedeiras não toxicas que podes ver no site que vou deixa aqui
http://www.iguanaden.org/diet/toxic.htm
tenta fazer o ambiente o mais natural possivel..
e convem teres uma especie de piscina para ela se refrescar e para aumentar a humidade .. (eu fiz uma cascata em poliuretano num alguidar com filtro de aquario para limpar a agua)
para substrato convem ser casca de arvore
a humidade deve estar sempre entre 70% a temperatura a rondar os 30g e mais baixa a noite 25+-
PS: não esquecer os respiradouros para circulação de ar
espero não ter esquecido nada, se me tiver enganado em algo e so' dizer

cumps
-
- Registado: sábado nov 07, 2009 4:22 pm
Obrigado pelos esclarecimentos adicionais e mais detalhados,já fiquei com mais ideias para lhe poder dar as condições ideais. uma duvida,a nivel de alimentação,achas que deva por por exemplo num recipiente e ela saber que mais ou menos tem ali sempre a comida ou talvez espalhar aleatoriamente pelo terrario? li tambem sobre ter uma parte quente e outra menos quente dentro do terrario,sera isso correcto ou devo manter a mesma temperatura em todo o terrario e so alterar de dia e de noite?
ah vou tambem adoptar a tua ideia da cascata,obrigado : )
JL
ah vou tambem adoptar a tua ideia da cascata,obrigado : )
JL
eu nao esto errado ...uv-a aquece bastante bem durate o dia a uvb e que naojonny50 Escreveu:duduke tas errado uma uva/uvb nao e suficiente para o aquecimento de um terrario durante o dia, o ideal é durante o dia as duas lampadas ligadas a de ceramica e a uva/uvb e durante a noite so a e ceramica.