Página 1 de 1

Duvidas de uma pré aquisição de uma Iguana

Enviado: sábado nov 07, 2009 4:30 pm
por Hamburguez
Boa tarde,

Ando ha algum tempo para comprar uma Iguana,mas prefiro primeiro tentar tirar o maximo de informação para que o seu novo ambiente seja correcto e sem problemas. Já li varias coisas,como por exemplo as pedras de aquecimento não serem o melhor para elas,em vez disso lampadas UV-A e/ou UV-B,variar a dieta do réptil com fruta,verduras,legumes e nunca carne ou coisas do género. o Terrario terá de ser recheado com troncos e folhas para ela se sentir confortavel e sem o receio instintivo de poder estar em perigo devido a amplitude do terrario. queria saber se estou correcto nisto tudo,o que tenho de saber mais e toda a ajuda que me puderem dar será bem-vinda.

PS- Parabéns pelo Forum e pela dedicação que demonstram neste espaço ; )



JL

Enviado: domingo nov 08, 2009 3:15 pm
por duduke
ja sabes quase tudo...
mas vou te dar uma ajudinha :

quanto a alimentação e' a seguinte:

verdura:

• canónigos
• rúcula
• folha de bróculo
• couve portuguesa
• agrião
• chicória
• folha de nabo
• nabiças

legumes:

• feijão verde
• bróculos
• pimento vermelho
• cenoura
• feijões variados
• ervilhas
• soja
• espargos
• batata
• arroz & massas (muito raramente)

fruta (evitar ao máximo os citrinos ou frutas muito ácidas):

• morangos
• figos
• maçã
• pêra
• banana (muito raramente)
• manga
• uva
• melão
• meloa
• melância


em maioria as verduras

iluminação e aquecimento:

eu aconselho uma lampada de uvb ou ate duas depende do tamanho do terrario
mais uma lampada de uv-a que aquece durante o dia e a noite uma de ceramica..
aconselho.te a comprar 1 temporizador para a lampada uv-b e a uv-a para desligar e ligar automaticamente a uma certa hora. e um termostato tambem ajuda sempre controlar as temperaturas

o terrario deve ser o maior possivel com muitos ramos bem presos e plantas artificiais ou verdedeiras não toxicas que podes ver no site que vou deixa aqui

http://www.iguanaden.org/diet/toxic.htm

tenta fazer o ambiente o mais natural possivel..
e convem teres uma especie de piscina para ela se refrescar e para aumentar a humidade .. (eu fiz uma cascata em poliuretano num alguidar com filtro de aquario para limpar a agua)
para substrato convem ser casca de arvore

a humidade deve estar sempre entre 70% a temperatura a rondar os 30g e mais baixa a noite 25+-

PS: não esquecer os respiradouros para circulação de ar

espero não ter esquecido nada, se me tiver enganado em algo e so' dizer ;)

cumps

Enviado: domingo nov 08, 2009 3:44 pm
por Hamburguez
Obrigado pelos esclarecimentos adicionais e mais detalhados,já fiquei com mais ideias para lhe poder dar as condições ideais. uma duvida,a nivel de alimentação,achas que deva por por exemplo num recipiente e ela saber que mais ou menos tem ali sempre a comida ou talvez espalhar aleatoriamente pelo terrario? li tambem sobre ter uma parte quente e outra menos quente dentro do terrario,sera isso correcto ou devo manter a mesma temperatura em todo o terrario e so alterar de dia e de noite?

ah vou tambem adoptar a tua ideia da cascata,obrigado : )

JL

Enviado: segunda nov 09, 2009 10:13 pm
por duduke
sim podes por temperaturas diferentes em varias zonas mas ela vai estar onde estiver mais calor .. quanto ao comer mete num comedouro sempre no mesmo sitio para se habituar ;)

Enviado: quinta nov 12, 2009 6:44 pm
por jonny50
duduke tas errado uma uva/uvb nao e suficiente para o aquecimento de um terrario durante o dia, o ideal é durante o dia as duas lampadas ligadas a de ceramica e a uva/uvb e durante a noite so a e ceramica.

Enviado: quinta nov 19, 2009 10:19 pm
por duduke
jonny50 Escreveu:duduke tas errado uma uva/uvb nao e suficiente para o aquecimento de um terrario durante o dia, o ideal é durante o dia as duas lampadas ligadas a de ceramica e a uva/uvb e durante a noite so a e ceramica.
eu nao esto errado ...uv-a aquece bastante bem durate o dia a uvb e que nao