Boas a todos.
Estou a pensar adquirir uma iguana e antes disso ando a descobrir o maximo de informação sobre as mesmas para tentar não cometer erros.
Estou a construir um terrario com 170 x 60 x 100 axo que deve ser suficiente para que possa crescer livremente. Agora precisava de umas dicas com as lampadas e as melhores formas para manter a temperatura e humidade necessarias a um bom desenvolvimento da mesma.
Desde já muito obrigado a todos.
Preciso ajuda com terrario
Moderador: korbe
Antes de tudo bem vindo..Bom essas medidas ja dao para a iguana uns bons tempos ( 1 a 2 anos).
Quanto a lampadas eu tenho uma lampada de ceramica e uma heat glo de 50w (24h) mais uma sun glo de 60w durante o dia. Tb tenho uma glo5.0 mas nao a tenho usado( so tenho 3 spot de lampada no terrario).com estas lampadas tenho de dia entre os 31º e 33º, de noite por volta dos 27º, 29º. Quanto a humidade tenho no maximo 60%, pk pra ter uma boas temperatura nao se consegue ter a humidade alta(compenso com borrifadelas de agua morna todos os dias ).Como da pra ver em
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73734
Agora tudo depende do tamanho do terrario e do material com k e construido, depois de teres tudo posto tens de ir contrololando as temperaturas com lampadas mais fortes ou fracas.
Espero ter ajudado em alguma coisa um abraço ptt
Quanto a lampadas eu tenho uma lampada de ceramica e uma heat glo de 50w (24h) mais uma sun glo de 60w durante o dia. Tb tenho uma glo5.0 mas nao a tenho usado( so tenho 3 spot de lampada no terrario).com estas lampadas tenho de dia entre os 31º e 33º, de noite por volta dos 27º, 29º. Quanto a humidade tenho no maximo 60%, pk pra ter uma boas temperatura nao se consegue ter a humidade alta(compenso com borrifadelas de agua morna todos os dias ).Como da pra ver em
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73734
Agora tudo depende do tamanho do terrario e do material com k e construido, depois de teres tudo posto tens de ir contrololando as temperaturas com lampadas mais fortes ou fracas.
Espero ter ajudado em alguma coisa um abraço ptt
Obrigado pela ajuda.
Ja comprei uma lampada glo 5.0 de 30w 90 cm de comprimento.
Deram-me uma pedra de aquecimento mas pelo que ja li mais vale deitala fora pois não quero fritar a iguana!!!
A minha duvida agora é se devo utilizar já a totalidade da altura do terrario ou se devo usar só uma parte e daqui por uns tempos expandilo para a totalidade???
170cm de altura é capaz de ser um bocado grande para o inicio ou nem por isso?
Deram-me uma pedra de aquecimento mas pelo que ja li mais vale deitala fora pois não quero fritar a iguana!!!
A minha duvida agora é se devo utilizar já a totalidade da altura do terrario ou se devo usar só uma parte e daqui por uns tempos expandilo para a totalidade???
Bem eu por experiencia propria nao tenho razao de queixa da pedra de aquecimento antes pelo contrario, a certa altura a minha iguana comecou a ficar com a pele presa e rugosa parecia k tava em crosta entao dps resolvi comprar uma pedra e dai a uns 2 a 3 dias a pele caiu por completo e ficou boa, as luzes nao a tavam a aquecer bem, depois acabei por tirá la, ja nao a uso a + de um ano, por vezes pode dar jeito. O problema e k elas nao conseguem se aperceber da temperatura a k estao expostas e podem se queimar e habituam se a ficar o dia todo em cima delas ( como se ve nas lojas de animais k nao tao la muito preparadas para elas) e nao exploram la muito o terrario e tu vais acabar por te fartares de a ver sempre no mesmo sitio e acabas por tirar a pedra do terrario tal como eu fiz.markizius Escreveu:Obrigado pela ajuda.
Quanto ao terrario acho k deves ja usar a totalidade pra ela se habituar a ele todo logo no inicio e mais facil, mas isto e a minha opiniao era o k eu faria. um abraço ptt
markizius Escreveu:Ah ok isso já me esclarece algumas questões.
mas ja agora para que serve a lampada heat glo? e a sun glo?
A sun glo e para imitar o sol não é?
Mantens as lampadas acesas por quantas horas?
Obrigado
Sim a sun glo imita o sol, a heat glo apenas manda calor, e igual a uma lampada de ceramica , mas a de ceramica rentabiliza mais o calor e nao emite luz apenas calor enquanto a heat manda calor e emite luz vermelha(infra-red).Eu tenho uma heat- glo e uma de ceramica ligadas 24h para ter a temperatura ideal e uma sun glo apenas de dia, pk onde tenho o terrario nao bate muito o sol, e para nao andar sempre a ligar e desligar as tomadas da luz arranjei tomadas com temporizador assim liga automaticamente a sun glo de manha e desliga sozinha a noite, da jeito. cumps ptt
Mas a necessidade de ter a de ceramica e a heat glo?
Ou basta ter a de ceramica?
É que tres lampadas só para aquecer vai fazer disparar a conta da electricidade....
Já li em algum sitio que as lampadas infra vermelhos não são aconselhaveis para as iguanas pois não as deixa dormir. Isto é verdade ou só balelas?????
É que tres lampadas só para aquecer vai fazer disparar a conta da electricidade....
Já li em algum sitio que as lampadas infra vermelhos não são aconselhaveis para as iguanas pois não as deixa dormir. Isto é verdade ou só balelas?????
markizius Escreveu:Mas a necessidade de ter a de ceramica e a heat glo?
Bem eu agora tenho as duas para conseguir ter o terrario a temperatura correcta pois o terrario e medio/ grande... pois cada lampada consegue aumentar a temperatura ambiente entre os 6º a 7º. Agora la para o verao so deixo a ceramica ligada e a sun glo ou ate por vezes posso desligar a de ceramica, tudo depende e temos de jogar com a temperatura k o termometro nos da por isso gosto mais dos termometros digitais dao a temperatura ao detalhe. Quanto as infra- red a minha iguana dorme normalmente nunca notei nada nem ouvi dizer nada k as desaconcelhassem... tambem se a luz dessa lampada a incomodar e k va para a outra ponta do terrario visto k tenho a infra red numa ponta, a sun glo no meio num candeeiro de ceramica e a lampada de ceramica na outra ponta e so ela escolher tem muito sitio para tar. cumps ptt
Ok obrigado. E de certeza k as duvidas não vão ser poucas.
A sempre uma primeira vez para as coisas e nem sempre estamos preparados pra o k pode acontecer. E é sempre bom podermos contar com a ajuda de alguem com mais experiencia do k nós.
A sempre uma primeira vez para as coisas e nem sempre estamos preparados pra o k pode acontecer. E é sempre bom podermos contar com a ajuda de alguem com mais experiencia do k nós.