antes de mais este é o meu primeiro tópico, já algum tempo que tenho vindo a seguir este fórum e foi crucial não só para o compra de todo o equipamento "base" do terrário como para as noções básicas do tratamento da futura iguana.
Uma vez que queria testar o terrário no activo antes de adquirir a iguana, tratei de equipa-lo com o mínimo recomendado para ter uma noção da disposição dos acessórios e principalmente da temperatura e humidade adquirida.
segue abaixo a lista dos acessórios e medidas do terrário:
--medida: 93cm comprimento; 50cm largura; 40cm altura
não é de todo um terrario recomendado uma vez que a altura deveria ser 3x superior no mínimo e 2x para comprimento e largura mas este como foi oferecido dá-me a possibilidade não só de ter uma iguana brevemente como poupar guito para implementar um novo projecto que será na sala debaixo das escadas e assim sim posso ir até 1.80m de altura.
--iluminação: Solar Glo de 125w ja com UVA e UVB ou seja é uma lampada que faz todas as funções o que me deixa uma duvida. uma vez que transmite bastante calor e nos meses de calor mais intenso não a poderei ter tanto tempo ligada como no inverno, não vou conseguir fornecer à iguana os UV necessários.
A minha questão é, de quantas horas diárias a iguana precisa de exposição dos UV?
o terrário está no sótão e lá o ambiente é bem quente estando nesta altura uns 24º C e o terrário leva com sol desde as 7h-8h até 12-13h.
(esta lâmpada esta num bocal de cerâmica com reflector "Glow Reflector" a cerca de 30cm da base do terrário mas depois de apagar a luz, o reflector apenas reflecte cerca de uma hora tornando o ambiente do terrário numa luz ambiente nocturna durante esse período)
Terei de comprar uma luz nocturna extra?
--substrato: "Jungle Earth" e lascas de madeira.
só depois de ter estes 2 tipos de substrato no terrário é que vi que não era recomendado devido a partículas pequenas que possam ser facilmente ingeridas pela iguana e provocar a morte do animal.
Poderá haver a hipótese de a iguana se dar bem e não pensar no suicídio ou devo mesmo optar por outro tipo de substrato urgente??
uma vez que tenho plantas carnívoras que requerem bastante humidade pensei na hipótese de colocar substrato à base de turfa e planta-las no terrário juntamente com musgo de java para dar um ar completamente natural. mas pelo que li algures, a turfa não é de todo recomendado uma vez que a limpeza tem de ser mais frequente devido a odores transmitidos pelas fezes do bicho.
Penso que o cheiro característico estará lá sempre independentemente do substrato mas não falo por experiência própria.
--outros: 2 termómetros (um para zona quente do terrario e outro para zona mais amena)
1 hidrômetro
1 fio de aquecimento situado na base exterior do terrário abrangendo cerca de 65% do mesmo.
1 bebedouro feitio rocha com deposito no interior para que não seja derrubado.
2 comedouro um para a ração e outro para as verduras
1 recipiente de agua para banho e/ou ajudar a aumentar a humidade
o que esta a cobrir o terrário para já é uma placa de cortiça que abranja 90% do terrário ficando uma fresta para o ar nao se tornar tão denso.
---conclusão após primeiro teste---
---o teste teve uma duração de aprox. 4horas.
---a temperatura máxima foi de 33º C na zona mais quente e manteve-se com o fio e a lâmpada ligada. na zona mais amena esteve nos 28º-30º C.
- a humidade é que me deu dor de cabeça! não consegui com que passasse dos 70%-75%! borrifei todo o terrário com agua morna, tinha o recipiente com agua e nada..
é nesta matéria que vou precisar mais da vossa ajuda uma vez que não consegui arranjar solução.
poderá ser da fresta que tenho para deixar circular algum ar que faz com que não deixe acumular humidade?
ou foi pouco tempo para o terrário ganhar humidade?
amanha se tiver tempo faço outro teste e depois comunico.
entretanto vou tentar tirar umas fotos para meter aqui a fim de ter criticas da vossa parte para que não possa faltar nada e a ver se este mês tenho aqui o verdadeiro animal! eheh
obrigado pela paciência em lerem todo o testamento

até breve.
Kira