1º Teste ao Terrário concluido, mas com algumas duvidas.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Iguana Verde! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: korbe

Responder
Kiralive
Registado: segunda mai 31, 2010 1:51 am

segunda mai 31, 2010 4:09 am

olá a todos os membros e seguidores deste fórum.

antes de mais este é o meu primeiro tópico, já algum tempo que tenho vindo a seguir este fórum e foi crucial não só para o compra de todo o equipamento "base" do terrário como para as noções básicas do tratamento da futura iguana.

Uma vez que queria testar o terrário no activo antes de adquirir a iguana, tratei de equipa-lo com o mínimo recomendado para ter uma noção da disposição dos acessórios e principalmente da temperatura e humidade adquirida.

segue abaixo a lista dos acessórios e medidas do terrário:

--medida: 93cm comprimento; 50cm largura; 40cm altura
não é de todo um terrario recomendado uma vez que a altura deveria ser 3x superior no mínimo e 2x para comprimento e largura mas este como foi oferecido dá-me a possibilidade não só de ter uma iguana brevemente como poupar guito para implementar um novo projecto que será na sala debaixo das escadas e assim sim posso ir até 1.80m de altura.

--iluminação: Solar Glo de 125w ja com UVA e UVB ou seja é uma lampada que faz todas as funções o que me deixa uma duvida. uma vez que transmite bastante calor e nos meses de calor mais intenso não a poderei ter tanto tempo ligada como no inverno, não vou conseguir fornecer à iguana os UV necessários.

A minha questão é, de quantas horas diárias a iguana precisa de exposição dos UV?
o terrário está no sótão e lá o ambiente é bem quente estando nesta altura uns 24º C e o terrário leva com sol desde as 7h-8h até 12-13h.

(esta lâmpada esta num bocal de cerâmica com reflector "Glow Reflector" a cerca de 30cm da base do terrário mas depois de apagar a luz, o reflector apenas reflecte cerca de uma hora tornando o ambiente do terrário numa luz ambiente nocturna durante esse período)
Terei de comprar uma luz nocturna extra?

--substrato: "Jungle Earth" e lascas de madeira.
só depois de ter estes 2 tipos de substrato no terrário é que vi que não era recomendado devido a partículas pequenas que possam ser facilmente ingeridas pela iguana e provocar a morte do animal.
Poderá haver a hipótese de a iguana se dar bem e não pensar no suicídio ou devo mesmo optar por outro tipo de substrato urgente??

uma vez que tenho plantas carnívoras que requerem bastante humidade pensei na hipótese de colocar substrato à base de turfa e planta-las no terrário juntamente com musgo de java para dar um ar completamente natural. mas pelo que li algures, a turfa não é de todo recomendado uma vez que a limpeza tem de ser mais frequente devido a odores transmitidos pelas fezes do bicho.
Penso que o cheiro característico estará lá sempre independentemente do substrato mas não falo por experiência própria.

--outros: 2 termómetros (um para zona quente do terrario e outro para zona mais amena)
1 hidrômetro
1 fio de aquecimento situado na base exterior do terrário abrangendo cerca de 65% do mesmo.
1 bebedouro feitio rocha com deposito no interior para que não seja derrubado.
2 comedouro um para a ração e outro para as verduras
1 recipiente de agua para banho e/ou ajudar a aumentar a humidade

o que esta a cobrir o terrário para já é uma placa de cortiça que abranja 90% do terrário ficando uma fresta para o ar nao se tornar tão denso.

---conclusão após primeiro teste---
---o teste teve uma duração de aprox. 4horas.
---a temperatura máxima foi de 33º C na zona mais quente e manteve-se com o fio e a lâmpada ligada. na zona mais amena esteve nos 28º-30º C.

- a humidade é que me deu dor de cabeça! não consegui com que passasse dos 70%-75%! borrifei todo o terrário com agua morna, tinha o recipiente com agua e nada..

é nesta matéria que vou precisar mais da vossa ajuda uma vez que não consegui arranjar solução.
poderá ser da fresta que tenho para deixar circular algum ar que faz com que não deixe acumular humidade?
ou foi pouco tempo para o terrário ganhar humidade?
amanha se tiver tempo faço outro teste e depois comunico.

entretanto vou tentar tirar umas fotos para meter aqui a fim de ter criticas da vossa parte para que não possa faltar nada e a ver se este mês tenho aqui o verdadeiro animal! eheh

obrigado pela paciência em lerem todo o testamento :D
até breve.
Kira
Jony17
Membro
Registado: segunda abr 05, 2010 1:30 pm

segunda mai 31, 2010 6:34 pm

Eu acho, que tas com manias a mais, eu ponho as minhas questoes:
- Se o que vais ter para aquecer é uma solar glow, como vais aquecer o terrario á noite? (tens que usar uma lampada de ceramica)

- Porque que nao poupas dinheiro antes de comprar a iguana, e fazes logo um terrario grande (rico em altura)? (um terrario grande feito por ti fica muito mais barato, alem do mais como as iguanas crescem relativamente rapido, tu ias ter de gastar dinheiro duas vezes, como por exemplo em luzes, aquecimento,...)

Agora respondendo e comentando as tuas respostas:

- A lampadas uvb's deve estar ligada durante o verao 14h diarias e durante o inverno 12h diarias.

- Em relaçao ao substrato, eu se tivesse no teu caso NÃO ARRISCAVA em o das particulas pequenas.

- Poder podes por as plantas carnivoras lá mas nao te admires se a iguana as comer.

- NAO uses fio de aquecimento, pois o calor vem de cima e nao debaixo, usa como ja te tinha dito anteriormente lampada de ceramica ligada a um termostato (regulador de temperatura).

- Para subires a humidade poe um recipiente com agua perto da fonte de calor que tiveres, mas poe o recipiente nao com muita agua, pois mais facil é a evaporaçao, logo mais sobe a humidade ajudando claro com as pulvorizaçoes.
Mas nao te preocupes que nao faz mal nao ter a humidade com é pedido, tens é que compensar com banhos diarios em agua temida.

- O terrario tem de ter no minimo dois respiros para o ar poder circular.

Bem acho que é tudo, se tiveres mais questoes chuta, mas tenta pesquisar mais para adquirir mais informaçoes, porque vesse que te falta ainda informaçao, e aqui no forum é coisa que nao falta.

Comprimentos
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda mai 31, 2010 8:53 pm

atençao as plantas que colocas que poderao ser toxicas para a iguana ! Se fosse eu nao punha qualquer tipo de plantas porque para alem de poderem ser toxicas ela estragava as todas com o seu peso e as suas unhas..

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Kiralive

quarta jun 02, 2010 1:34 am

sim plantas está fora de questão até porque de facto ela com as patas ia estragar tudo.
a ideia era apenas dar um ar mais natural ao terrário mas na realidade não vale a pena que ela irá escrevinhar tudo!eheh

Quanto ao aquecimento à noite..o terrário está "desligado" desde o primeiro teste que foi no domingo à noite e o que é facto é que a humidade aumentou estando nos 80% e a temperatura ainda não baixou dos 27ºC.
Também é preciso ter em conta que tem estado um tempo bastante abafado ultimamente e no sótão que é onde está o terrário, o calor acumula-se com facilidade o que para a iguana vai ser bom mas se realmente a lâmpada terá de estar ligada 14h diárias vou ter sérios problemas porque é calor em demasia..

uma questão..essas 14h diárias é o que a iguana necessita em termos de UV diários?
eu tenho uma marquise na cozinha envidraçada e bate lá o sol a maior parte do dia e estava a pensar meter lá a iguana de vez em quando para apanhar sol, mas será que o vidro impede a passagem dos UV?

em relação ao espaço do terrário é de facto pequeno tenho noção disso mas foi oferecido e quero dar uso a ele até ter o terrário definitivo pronto. Uma vez que só daqui a meio ano é que terei oportunidade para o construir, dá perfeitamente para a iguana viver nestas condições até lá. E o tamanho é a única coisa que não tenho manias a mais porque não tenho mesmo oportunidade de fazer algo como tenho em mente mas de resto estou a tomar todas as precauções para o bem estar do animal e quero ve lo com um sorriso! :D

li também que a iguana na primeira semana não se deve interagir com ela para deixa la habituar se ao terrário..não é de todo recomendado pegar nela e começar a ambientar se ao dono também?

estou a pensar compra-la a um fornecedor de uma loja de animais em vez de comprar a que lá têm porque não me parece nas melhores condições e já tem algum tamanho.

devo comprar uma iguana pequena certo? daquelas ainda verdinhas?

obrigado pela ajuda.;)
Jony17
Membro

quarta jun 02, 2010 1:26 pm

Em relação á temperatura, de verao ta boa, mas no inverno, outono, por ai, vais precisar seguramente de um aquecimento nocturno.

Em relaçao á lampada UV, sim ela precisa dessas 14h diarias de verao. Por a iguana ao sol de vez enquando ta fora de questao. Ela tem que estar diariamente exposta a raios UV, e sim o vidro inflitra os raios UV.

E estas errada, esse terrario nao te vai dar para um ano e meio, se a iguana estiver a ser bem tratada, vai crescer muito rapido, e esse terrario do te duraria mais ou menos 10 meses.

Sim na primeira semana nao se deve pegar na iguana, nao andar muito perto dela,... quer dizer as vezes ate pode demorar mais tempo.

Compra uma iguana pequenina daquelas de 25cm, vai ser mais facil habituar.se a terrario e claro ao dono. Uma dica quando fores comprar a iguana, pega em varias, vê qual a mais assustacissa, a qual é a mais activa (esperta), e claro escolhe uma sem cicatrizes, tipo com indicios que tenha sido mal tratada,...

Espero ter ajudado, cumprimentos.
Kiralive

sábado jun 05, 2010 2:21 am

peço desculpa por me teres interpretado mal Jony17. Mas o que quis dizer é que o terrário serve para os próximos 6 meses e não ano e meio.;)

Ja fui buscar a iguana e estou bastante feliz pela astucia e agilidade do bixo! é impressionante.

Desde que chegou esteve bastante atento a todos os movimentos feitos (tirar o comedouro para meter comida, borrifar o terrário...) e o mais impressionante foi vê la a comer com grande vontade passados cerca de 5 minutos após ter lá a comida o que pelo que li aqui no fórum é uma das coisas complicadas.

de resto tem andado a explorar o terrário inclusive tentar arranjar maneira de sair do mesmo o que me preocupa mas penso que isso faz parte da aventura no seu novo habitat.:D

foi por duas vezes em busca de comida e pelo que vi adora broculos, eheh!
em breve coloco aqui umas fotos para vocês.
mais uma vez obrigado por toda a informação disponibilizada e creio que ainda vou ter muitas duvidas pela frente.
psylizart
Membro Veterano

sábado jun 05, 2010 10:37 pm

cuidado com a quantidade de broculos que lhe das, nao lhe des varias vezes porque tem uma elevada concentraçao de ferro o que lhe podera fazer mal . Tal como banana mas ai o problema e a elevada concentraçao de fosforo. :wink:

Ainda bem que ela esta muito activa e comeu logo, mas mesmo assim deixa a estar durante uma semaninha sem a "xateares " para ela nao ficar stressada. 8)
Boa sorte

cumps
<p>&nbsp;</p>
Kiralive

domingo jun 06, 2010 11:35 am

yap! vou deixa la gozar o terrario a vontade durante esta semana ate porque ela corre bem e tem bastante medo ainda, mas hoje de manha quando lhe dei de comer consegui fazer uma festa na cabeca!eheh apesar de ter gostado nao quis demonstrar! marota!;)

tenho dado apenas uma alimentacao a base de cenoura, couve e broculos e em termos de fruta apenas maca. hoje vou comprar racao para apenas lhe dar de vez em quando e se calhar convem comprar um suplemento de vitaminas nao? que aconselham?
Jony17
Membro

domingo jun 06, 2010 8:58 pm

Não, não lhe dês nada de suplementos vitaminicos.
Se lhe deres uma alimentação equilibrada e variada, nao é preciso, e a alimentação a mesma coisa. Mas faz o seguinte, pôe a raçao lá numa tacinha se ela comer melhor.
Cumprimentos
psylizart
Membro Veterano

segunda jun 07, 2010 7:16 pm

Aconselho te enquanto ela ainda é novinha a comprares um suplemento vitaminico (tipo : reptivite,nekton, etc) atençao tem que ser é para animais herbivoros, para depois pulverizares a comida com esse po.
Em relaçao a raçao, nao vale de nada a comprares, se lhe deres todos os dias verduras e legumes frescos e variados. Nao á nada melhor do que uma refeiçao variada. :wink: Raçao so mesmo para ferias e mesmo assim.... Podias apostar em mais vegetais e legumes, como o feijao verde ( o meu adora) abobora, rucula, canonigos,etc.

Boa sorte
cumps
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Iguana Verde”