O que necessito para o meu terrario

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Iguana Verde! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: korbe

RYZON
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda fev 28, 2011 10:10 pm
Localização: Caniche
Muitos Hamsters
brevemente iguana

segunda fev 28, 2011 10:23 pm

Boas malta estou a pensar fazer um terrário com 1500*500*1250 (comprimento*largura*altura) se acharem que devo ajustar as medidas não fugindo muito disto força só quero melhorar isto.

A minha duvida é que tipo de aparelhos devo meter neste terrário digam mesmo tudo sff para eu me orientar nas compras quais as lâmpadas, IV, UVB/UVA, termostatos, cerâmica etc.... para dia, noite, e as potencias essas coisas que me ajudaram a comprar.

Vou por 1 iguana jovem ainda, outra coisa o terrário vai ser em madeira dos lados por baixo e por traz e a frente e em cima vai levar vidro, qual é o tipo de madeira que devemos usar para esta finalidade e o verniz também ? já agora o vidro é qualquer 1 que aguente as temperaturas??

Bem malta que me poder ajudar sei que são muitas duvidas mas ficaria bem grato a quem me pode-se ajudar :D

Grande Abraço
Fábio Dias
RYZON
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda fev 28, 2011 10:10 pm
Localização: Caniche
Muitos Hamsters
brevemente iguana

quarta abr 06, 2011 4:19 pm

alguem ?
Jony16
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça dez 14, 2010 1:17 pm

sexta abr 22, 2011 3:14 pm

Boas amigo, mais uma vez quero frisar que algumas das respostas que precisa se encontram na pagina da iguana verde aqui no site, e tambem ao longo do forum, mas vou tentar ajudar.

Para manter uma iguana é preciso:
- Um terrário suficientemente grande para o tamanho da iguana, e convém ser sempre rico em altura, por isso para o tamanho da iguana, as medidas que apresentou parecem-me boas para uma iguana juvenil;
- Uma lâmpada de aquecimento há varias mas a melhor é a Lâmpada de Cerâmica, não emite luz, apenas calor. Isso ajuda a iguana a ter um bom descanso nocturno, o mesmo não acontece com as lampâdas de infra-vermelhos;
- Uma lampâda de luz ultra-violeta (Repti glo 5.0) para a iguana conseguir absorver o cálcio que provem da comida, caso contrario a iguana vai crescer com varias deformações ósseas, o que vai levar consequentemente á morte.
-Agora falando de temperaturas, o terrario tem de estar a uma temperatura de 32º durante o dia, e durante a noite pode baixar ate aos 27º, o que pode ajudar a manter sempre as temperaturas correctas é um termostato que se liga á lampâda de ceramica.
-A lampâda de ultra-violeta (repti glo 5.0) tem de estar ligada 14h/dia durante o verão, e 12h/dia durante o Inverno.

Bem, as medidas que apresentou parecem-me bem, mas tenho algo a dizer, eu aconselhava por vidro somente á frente do terrario, pois ajuda muito mais a manter a temperatura, pois isola melhor o calor. Eu aconselho de madeira, contraplacado marítimo, porque é um contraplacado próprio para grandes humidades, sendo contraplacado não precisa de ser envernizado. À cerca do vidro pode ser um qualquer, qualquer vidro aguenta uma temperatura de 38º no Máximo.

Espero ter ajudado, mais duvidas disponha.
Cumprimentos
Última edição por Jony16 em sexta abr 22, 2011 6:09 pm, editado 1 vez no total.
RYZON
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda fev 28, 2011 10:10 pm
Localização: Caniche
Muitos Hamsters
brevemente iguana

sexta abr 22, 2011 5:28 pm

muito obrigado onde posso encontrar essa madeira ? nao encontrei a venda aqui na carpintaria a beira de casa.

-a luz ultra violeta fica 12 horas ligadas no verão mas durante o dia ou noite ?
-neste terrario consigo só com 1 lâmpada de cerâmica obter as temperaturas desejadas ?
Jony16
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça dez 14, 2010 1:17 pm

sexta abr 22, 2011 6:17 pm

Esse tipo de madeira nao é facil de encontrar, eu pessoalmente comprei a um primo meu, pois ele tinha em casa. Mas pode procurar na IZY (bricolage), que parece-me que tem.
Desculpe, eu enganei-me, eu queria dizer durante o verão 14/dia e durante o inverno 12/dia.
Sim, uma lampada de cerâmica aquece á vontade um terrario desse tamanho, mas aconselho-o a trocar o comprimento pela altura, para o terrario ser rico em altura. Mas com essas medidas, uma lampada ceramica de 150W ligada a um termostato é o suficiente.
RYZON
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda fev 28, 2011 10:10 pm
Localização: Caniche
Muitos Hamsters
brevemente iguana

sexta abr 22, 2011 6:45 pm

Jony16 Escreveu:Esse tipo de madeira nao é facil de encontrar, eu pessoalmente comprei a um primo meu, pois ele tinha em casa. Mas pode procurar na IZY (bricolage), que parece-me que tem.
Desculpe, eu enganei-me, eu queria dizer durante o verão 14/dia e durante o inverno 12/dia.
Sim, uma lampada de cerâmica aquece á vontade um terrario desse tamanho, mas aconselho-o a trocar o comprimento pela altura, para o terrario ser rico em altura. Mas com essas medidas, uma lampada ceramica de 150W ligada a um termostato é o suficiente.
A de ultra violeta quantos W devo comprar ?

Já agora existe alternativas a essa maneira com semelhante qualidade?
Jony16
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça dez 14, 2010 1:17 pm

sexta abr 22, 2011 6:58 pm

Nas de ultravioleta não se compra por watts, mas sim por tamanho, tou a falar daquelas tubolares.
Sim, podes simplesmente por um contraplacado normal, o contraplacado maritimo é mais aconselhado mas tambem pode ser usado do normal.
RYZON
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda fev 28, 2011 10:10 pm
Localização: Caniche
Muitos Hamsters
brevemente iguana

sexta abr 22, 2011 7:07 pm

como ligo o termostato a lâmpada de cerâmica não percebi bem o funcionamento
Jony16
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça dez 14, 2010 1:17 pm

sexta abr 22, 2011 7:16 pm

É simples, é assim. O termostato tem dois fios nas duas extremidades, um dois fios é para ligar á fixa de casa normal, o outro fio serve para você ligar a lampada de ceramica lá. Consegui ser claro?
RYZON
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda fev 28, 2011 10:10 pm
Localização: Caniche
Muitos Hamsters
brevemente iguana

sexta abr 22, 2011 7:18 pm

Jony16 Escreveu:É simples, é assim. O termostato tem dois fios nas duas extremidades, um dois fios é para ligar á fixa de casa normal, o outro fio serve para você ligar a lampada de ceramica lá. Consegui ser claro?
Clarissimo muito obrigado, o que depois isso faz é quando chega a temperatura que eu programar no termostato ele deixa de aquecer e quando descer ele voltar a subir certo ?
Jony16
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça dez 14, 2010 1:17 pm

sexta abr 22, 2011 7:21 pm

Exacto, quando exceder a temperatura desliga a Lampada, e quando baixar volta a ligar a lampada.
RYZON
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda fev 28, 2011 10:10 pm
Localização: Caniche
Muitos Hamsters
brevemente iguana

sexta abr 22, 2011 7:22 pm

hmm muito obrigado poderá me recomendar uma loja online que venda esses produtos que mencionou para eu poder ver preços e talvez encomendar online ?
Jony16
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça dez 14, 2010 1:17 pm

sexta abr 22, 2011 7:26 pm

Eu nao faço compras online, nao tenho informação á cerca disso, compro sempre nas lojas. Mas é uma questão de fazer uma pequena pesquisa no google.
RYZON
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda fev 28, 2011 10:10 pm
Localização: Caniche
Muitos Hamsters
brevemente iguana

sexta abr 22, 2011 7:27 pm

muito obrigado, o termostato da igualmente para programar para uma temperatura durante o dia e outra para a noite? para não ter que ir la reprogramar a cada parte do dia necessária e torne o processo "automático"
Jony16
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça dez 14, 2010 1:17 pm

sexta abr 22, 2011 7:29 pm

Não, realmente isso é um pouco chato. Tem que ir sempre repor a temperatura. É inevitável.
Responder

Voltar para “Iguana Verde”