Cio no dogue alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Responder
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sábado out 03, 2009 1:39 pm

Fazendo como a dinodane disse, aqui vai, vou separar o topico para quem vier depois pesquisar, porque foi o que fiz e não vi nenhum topico sobre o assunto...
relativo ao cio nas dogues,pelo que tenho notado elas ficam mesmo mais moles e pachorrentas?
a sushi esta!
e tenho notado tambem que passa mais tempo deitada, vira-se de costas, patas po ar e vai esticando as patas ate ao maximo que consegue, muito engraçada, o cio causa alguma dor ou desconforto nos cães de raça grande?
Ela quando se levanta do colchão fica um bocado "lenta" e arqueada da traseira como se lhe estivesse a incomodar...
E nem falando no triplo do tamanho da vagina dela!! :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado out 03, 2009 2:28 pm

O inchaço da vulva é perfeitamente normal. O cio é uma função fisiológica normal, não causa dor ou desconforto, embora possa haver ansiedade e mais agitação que o costume, porque é uma "bandeira" desfraldada a toda a canzoada, "estou aqui, estou pronta, engravidem-me".

Quanto ao resto não sei responder, nunca tive uma cadela DA só cães mesmo, mas quem tem certamente lhe vi responder.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Debora20
Membro Veterano

segunda out 12, 2009 7:56 pm

Ninguem respondeu, mas a molenguice dela passou com o fim do cio, tomou o rimadyl que lhe foi receitado para as dores de crescimento que entretanto voltaram este mes...

O proximo passo é a estrelização daqui a uns mesinhos...

Falei com o meu vet e ele faz, vou tentar estar o maximo presente e seguir e informar o meu vet dos guidelines do topico sobre cirurgias nos dogues!
Ja tinha falado com ele e na opinião dele esterelização só apos o primeiro cio, porque os cães são como as pessoas e tem de passar pela puberdade para se "identificarem" como macho e femea, e passar pelas mudanças hormonais inerentes nesta idade, e para ele cio no caso das cadelas é um grande passo... dai só fazer apos o 1º cio...

A minha questão neste caso é, sendo os dogues uma raça de crescimento rapido, em termos de altura, só apartir de uma certa idade é que "alargam", agora com 10 meses a sushi esta a entrar nessa fase... a estrelização impede ou atrasa ou modifica de alguma maneira o "alargamento" da cadela?
é tudo uma questão de hormonas ou não?
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
poika
Membro
Registado: segunda fev 12, 2007 9:00 pm

quarta out 14, 2009 8:14 pm

Olá
Antes de mais, ainda não tinha dito, mas a tua Sushi... qualquer dia vem parar à Madeira para fazer companhia à minha :D é mesmo linda linda linda!

Em relação ao crescimento, o dogue cresce rápido, mas durante muito tempo, só depois de 1 ano é que começam a alargar, a cabeça só alarga perto dos 18 meses e o crescimento não está completo antes dos 2 anos.
Não te posso dizer se será o mais aconselhado esterilizar agora ou deixar mais uns meses, pois não sei te dizer o quanto irá condicionar o desenvolvimento dela, mas tenho as minhas dúvidas.
Aconselhava a tentares falar com criadores, para tentares ter uma opinião mais correcta.

Admiro imenso também a tua decisão de castrá-la, pois além de contribuíres para que viva mais tempo, zelas pela sua saúde e preservação da raça. A cadela é lindíssima, mas fico feliz por reconheceres que uma reprodução com ela não contribui para a manutenção da raça (pois infelizmente há muita gente que não pensa assim...)

A atitude dela durante o cio, penso que é normal, noto que as minhas cadelas também ficam um pouco mais "moles", normalmente notamos mais actividade por parte dos machos que ficam todos malucos e passam fome.
Pela minha experiência, o chamar a atenção da cadela é mais mesmo pelo cheiro, e depois claro, todas melosas com os machos, mas em geral, pelo que vejo, ficam mesmo mais paradas.
As cadelas aqui gostam muito de ficar de papo para o ar para as outras irem lá cheirar e lamber.

Mas se entretanto conseguires mais alguma informação sobre o assunto avisa

Um grande abraço e boa sorte
Carlota
<p>poika</p>
Debora20
Membro Veterano

quarta out 14, 2009 8:35 pm

Obrigada, sim ela é linda e um amor! :D

A esterelização nem se poe em causa não fazer...
é um cão muito grande, e daqui a um ano, mais coisa menos coisa quero mudar de casa, ir para a minha casinha e ela sera a rainha da casa, acesso total ao sofa :D e tal, e o cio dentro de casa é mesmo para esquecer...
alem de que as caracteristicas fisicas/geneticas dela a nada ajudam a raça!
E só de imaginar uns 10 terroristazinhos pela casa, hum, na ta facil!
Alem dos problemas que alguns poderiam vir a ter... é mesmo assunto arrumado!
E se a puder ter mais uns aninhos comigo pela esterelização, sim obrigada!

Pois pessoalmente não conheço nenhum criador, sei de quem faça criação por aqui na arca, mas ate agora nenhuma resposta...
Se eu esperar ate aos 2 anos para a esterelizar, seram mais 2 cios no minimo...
Se "eles" crescem ate aos dois anos... ate que ponto a esterelização impede op crescimento?...
vou tentar pesquisar em sites ingleses... os nossos sites, não são tão especificos nesse caso...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta out 14, 2009 8:42 pm

Débora20,

Deixo-lhe este link de um site que me tem facultado muita informação útil ao longo de 10 anos:

http://www.greatdanelady.com/articles/s ... mation.htm

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Debora20
Membro Veterano

quarta out 14, 2009 9:09 pm

Ok, obrigada dinodane, muito util, então no caso das femeas, nunca antes dos 12 meses...
Assim, ela teve o cio no mes de setembro, se forem os 6 meses ate ao segundo cio, sera em março, tera ela então 16meses...
Creio que vou deixa-la ter o 2º cio, e antes do terceiro esterelizo, assim ja tera 2 anos e tera tido hipotese de crescer tudo o que tinha para crescer...
Se nos machos a estrelização antes dos 12 meses afecta o desenvolvimento nas femeas não devera ser muito diferente!

Obrigada :D
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”