O que me tras aqui hoje é primeiro tirar umas dúvidas e segundo pedir uma opinião!
Bem...pelo o que sei a cirurgia preventiva apenas servirá para evitar uma torção de estomago ( o que é optimo), mas em relação à Dilatação Gastrovolvulosa? é que não são bem a mesma coisa ou seja normalmente uma origina outra (corrijam-me se estiver errado) uma Dilatação Gastrovolvulosa poderá dar numa Torção de estomago....
Em relação a esta cirurgia...alguém me pode elucidar..quanto a preços...(mais ou menos) a idade em que se deve fazer...e quais os riscos para um cão saudavel submeter-se a esta cirurgia?
A outra questão que é mais um pedido de opinião, surgiu com uma ideia/pergunta posta por um membro/Criador deste forum o qual prezo muito, no meu site.
Pois bem... como sabem estou a tentar fazer um site sobre o Dogue Alemão o mais completo possivel tendo já recebido alguns prémios..nomeadamente como o site do mês da Sapo Mulheres...o site mais visitado de animais de estimação do Sapo..e dentro do site tenho um item chamado primeiros socorros..com explicações uteis que poderão salvar o vosso cão em muitas situações mas...ha sempre um mas...nada tenho de primeiros socorros para uma Dilatação Gastrovolvulosa ou Torção de estomago, apesar de já a ter no meu PC... é sobre isto que peço a vossa opinião pois se eu meter isto no site poderão haver alguns Veterinários que provavelmente não aprovarão (como já me foi dito...) mas se tal contribuir para salvar a vida do meu/vosso cão porque não???
Este meu texto com imagens incluídas explica por exemplo como entubar um cão se surgir uma Dilatação Gastrovolvulosa...pois como sabem normalmente estas coisas surgem quando não se espera e quando muitas vezes nem temos um Veterinário perto...por exemplo numa viagem... e quanto mais tempo passar mais riscos há de o cão nos morrer nos braços...
Sei que muitos irão dizer que é um risco meter esta informação na net pois o remedio poderá ser pior que a doença se for mal feito...mas mesmo assim não acham que deveriam saber o que fazer??Alias até acho que o nosso veterinário nos devia dar explicações e mesmo um Kit...nomeadamente explicações e uma sonda estomacal aos detentores de raças propicias a este mal... Devo dizer que o texto que tenho ando-o a preparar desde que me deram esta ideia (Obrigado

Relembro que isto são apenas Primeiros Socorros...o cão depois terá que sempre ser visto pelo Veterinário o mais depressa possivel e que não é nem nunca será a substituição de um Profissional, neste caso de um Veterinário.
Peço a vossa opinião pois eu já tenho a minha.
Abraços,
Arcanjo