Esterilizar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Responder
babilonia
Registado: quarta abr 10, 2002 12:14 pm

segunda out 11, 2004 10:29 pm

Boa noite

sou uma feliz dona de uma dogue de 4 meses, a Eva.

Uma vez que esta raça é uma novidade para quem sempre teve bibelots com pêlos ( samoiedos), arrico-me a colocar esta questão que calculo que seja muito básica para os entendidos.

Foi transmitido à Eva por um dos seus progenitores, sarna. A vet informou-me que neste caso não há risco de contágio, mas que haverá reincidência da doença a cada cio.
A minha opção sempre foi a esterilização das minhas cadelas, até porque não sofro da doença de querer ser pseudo-criadora.

Nas samoiedos a esterilização antes do primeiro cio nunca afectou o seu crescimento, mas como as necessidades nutricionais dos dogue são bem mais peculiares não me quero arriscar a fazer uma grande asneira.

Assim, pergunto aos entendidos: será que a esterilização antes do primeiro cio vai afectar o crescimento da Eva? E ainda que afecte, não será preferível a fazê-la passar por isto novamente?

Obrigado

Ana
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça out 12, 2004 1:49 am

Boas!!

Bem vinda

Provavelmente irei dizer parvoice..

Existem varios tipos de sarna...o exemplo da sarna sarcóptica e a sarna demodécica...sendo a sarcópica mais natural em países quentes e super contagiosa..até ao ser humano a demodécica não é transmissivel ao homem mas é super contagiosa para qualquer cão...mas não sabia que poderia ser herditaria :oops: ...sempre pensei que fosse causado por agentes externos sendo ambas completamente trataveis...agora que podem surgir podem..mas penso nada ter a ver com o cio mas sim com higiene...e cuidados com o animal...enfim não so vet mas até pensei que estava dentro deste assunto...

O que me leva a dizer que esta doença não é passada pelo menos geneticamente..é que a sarna é causada por um tipo de acaro que se aloja na camada mais profunda da epiderme e lá poem os seus ovos..que quando se fazem larvas vão-se alimentando da epiderme..

Se a doença for diagnosticada atempadamente o sucesso de uma recuperação mais rapida é garantido...caso não o seja estes mesmos parasitas transportam em si varios germes causadores de outros problemas...por isso convem ser diagnosticado o mais breve possivel para uma cura a 100%...logo não compreendo o porque de esterilizar a cadela pois isso não depende do cio....?!?!?!?!?!

Seja como for se optar pela esterilização poderá haver alguns cuidados extra a ter com a sua Dogue...ou seja controlar o peso (tendem a engordar) pois como sabe este tipo de cães na fase de crescimento são muito sensiveis a nivel de ossos e articulações...sendo o peso extra um dos factores para varios problemas a esse nivel...quando ao crescimento...se tiver que crescer ela cresce mas não é isso que a vai impedir de crescer e muito menos de parar o crescimento.

Aconselho no entanto a perguntar ao seu med vet que tipo de sarna é... pois fiquei curioso e sinceramente duvido que a mesma seja genetica mas sim passada de hospedeiro para outro cão..neste caso da mãe para cria...mas por parasitas....

Depois se puder passe por cá para excplicar que sarna é essa...pois fiquei em alerta!

Abraços

Arcanjo
babilonia

terça out 12, 2004 6:21 pm

Olá!

Muito obrigado pelo seu conselho e preciosas informações.
A ideia que eu tinha da sarna também era essa, e para falar a verdade até olhava sempre com desconfiança para os donos de um cão com sarna. Mas a realidade é que a Eva só teve contacto com a mão e as outras crias da sua ninhada ( e tb das outras ninhadas do criador), e posteriormente com as cadelas cá de casa que nunca manifestaram semelhante doença.

Assim que puder vou com certeza pedir uma explicação mais promenorizada à vet e depois dou novidades.

Em relação à falta de higiene ou falta de cuidados, tb me parece difícil que seja essa a origem, porque apesar de viver numa quinta, as cadelas não têm contacto com outros animais, dormem dentro de casa cuja está sempre aberta para poderem circular à vontade, e posso garantir que não são negligenciadas do qualquer forma.

Seja como for a Eva já recuperada, foi tratada com Ivomec e um líquido de aplicação tópica do qual não sei o nome.

Já agoara, estive a ver fotos do seu Golias e é muito parecido com a Eva, pelo menos enquando cachorro. É lindo.

Agradeço mais uma vez a sua atenção, e assim que tiver mais informações sobre este "tipo de sarna", prometo que as partilho.

Ana

:)
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

terça out 12, 2004 6:56 pm

Boas!

Obrigado pelo elogio ao cão ;)...já visitou a minha pagina?? passe por la estão algumas informações uteis de varias doenças propicias nesta raça e outras informações a ter em conta...

Não deixe de aparecer...qualquer duvida...estamos aqui!!!

Abraços

Arcanjo
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

domingo out 17, 2004 1:45 am

babilonia Escreveu: Foi transmitido à Eva por um dos seus progenitores, sarna. A vet informou-me que neste caso não há risco de contágio, mas que haverá reincidência da doença a cada cio.
:?: :?: ... :idea: será sarna nos ovários?... no útero?

Será que ouviu mesmo sarna?
Explique lá isso melhor para a gente aprender.

Um abraço,
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 17, 2004 12:34 pm

Boas!

Casalc..penso que não será nada interno..té pelos medicamentos utilizados...são para uso externo..por isso...duvido que seja algo interno...ca para mim ou não é sarna...ou a forista não ouviu bem o nome...ou então é um tipo de sarna nova!?!?

Abraços

Arcanjo
babilonia

sábado out 23, 2004 7:33 pm

Olá

Desculpem a demora das notícias mas o problema da Eva complicou-se novamente e não tenho tido oportunidade para aqui vir.

Agradeço muito o vosso interesse, lamento não ter ainda mais pormenores sobre a tal sarna, não foi esquecimento de pedir as informações, só que....

Bom, apesar de ela parecer estar a responder ao tratamento para o dermodex, a situação regrediu; após nova raspagem foi apontada a suspeita de tinha devido à observação de alguns esporos; também esta hipótese foi afastada porque passado uns dias os esporos existiam apenas em nº normal para a pele de um cão saudável, mas Eva continuava a não melhorar. Segundo os veterinários restava a hipótese de ser uma alergia, porque o prurido continuava intenso e e as outras cadelas não mostraram qualquer sinal das doenças acima referidas.
Após uma semana de ração hipoalergénica, suplementos vitaminicos e outros cuidados, a Eva não mostra mais nenhum sintoma.

:)

Eu sei que não era a esta a informação que pretendiam, mas por enquanto é tudo quanto posso dizer.

Não percebi mal o nome sarna- pelo menos não é costume distrair-me com essas coisas- posso é realmente ter entendido mal as outras informações; mas assim que tiver oportunidade vou com certeza esclarecer a situação com a vet e convosco, até porque seja qual for o resultado do "enigma", ela é do interesse de todos nós.

Mais uma vez, muito obrigado.

Ana
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo out 24, 2004 12:29 pm

Algumas correcções se me permitem:

1- Os ácaros demodex, existem em todos os animais, inclusivamente em nós. Estão sob controle através do sistema imunitário.

2- A Sarna Demodecica NÃO é transmissivel, seja a humanos, seja a outros cães e nos estágios iniciais não causa comichão. A comichão aparece com a piodermite bacteriana secundária ás lesões e é agravada com a auto-mutilação que o animal causa a si proprio ao coçar-se.

3- As mães transmitem os ácaros aos filhos durante os primeiros dias de vida. É um acontecimento normal. Com o tempo este intercâmbio de ácaros deixa de se fazer.

4- Se a mãe tiver uma história de demodecose na infancia, especialmente se esta foi generalizada, além de ter uma susceptibilidade genética ( que transmite aos filhos), durante o parto, terá uma baixa de defesas, o que poderá desencadear a proliferação dos ácaros que por sua vez passam para os filhos em maior quantidade e pode ela propria desenvolver novamente sarna.

5- A sarna demodecica é tipicamente uma sarna infantil ou juvenil, devido aos cachorros terem um sistema imunitário mais imaturo que os adultos. Se tiverem predisposição genética, normalmente a sarna é mais grave e generalizada com tendência a recidivar tratamento após tratamento. Esta sarna é rarissima em adultos saudáveis.

6- Os Adultos que a desenvolvem, normalmente são animais com imuno-supressão ( idosos, doentes oncológicos, etc..) e animais com tendência genética a desenvolver sarna, em periodos de quebra de imunidade (stress, terapia com cortisona ou fêmeas em cio/gravidês/parto/aleitamento)

7- recomenda-se a estrelização das cadelas porque a exposição ás alterações hormonais durante o cio, causa stress e imunosupressão sendo possivel a recorrência sistemática da doença. Por outro lado são animais que irão transmitir essa susceptibilidade genética á sua descendência.
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo out 24, 2004 12:59 pm

Em relação ao crescimento do animal, normalmente fêmeas estrelizadas antes do primeiro cio, tornam-se mais altas que as restantes mas sem caracteristicas morfológicas tão femininas. A ausência de hormonas femininas prolonga o tempo em que as placas de crescimento permanecem sem ossificar.

A grande vantagem de estrelizar antes ou logo a seguir ao primeiro cio é a diminuição drástica da incidência de carcinomas mamários na meia idade, quase para zero.
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 24, 2004 2:27 pm

Boas!!

Obrigado Elsa...é sempre bom aprender com quem sabe destas coisas...não só ajudou todos os foristas como a mim, que ia cometer o erro de explicar mal a sarna no meu site...obrigado e seja bem vinda sempre!!!

Abraços

Arcanjo
babilonia

segunda out 25, 2004 12:32 pm

Muito Obrigado Elsa!

Parece que ficaram esclarecidas as dúvidas sobre a sarna e sobre as vantagens das esterilização.

Obrigado a todos pelo interesse!

Ana
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”