Ai as orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

german
Registado: segunda nov 29, 2004 4:34 pm

segunda nov 29, 2004 5:47 pm

Olá pessoal, só gostava de perguntar porque é que se continua a ver a aparecer cães com as orelhas cortadas? Não acham que apesar de ser proibido deviamos dar o exemplo? Já reparei que os nossos vizinhos espanhois têm campeões com orelhas caidas, e esta? :o
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

segunda nov 29, 2004 9:58 pm

Oh german... que raio de exemplo... os espanhois?!?!?

(Julgo que está a falar de dogues. É nessa base que comento).

Sabia que os Espanhois são os unicos do sul da europa que ainda cortam orelhas legalmente?
Sabia que há dogues alemães campeões de Portugal com orelhas integras?
Sabia que a maioria dos criadores portugueses que querem cortar orelhas, actualmente vão a Espanha?

Em Espanha não foi transposta a directiva sobre o corte de orelhas. Enquanto tiverem touros de morte com milhões de euros a entrar pelo turismo, nenhum parlamento vai perder tempo com isso.

Se estiver um pouco mais atento aos campeões de Portugal dos ultimos anos verá que também os há com orelhas integras. Assim de cabeça, lembro-me de dois: Vicki e Balon.
Veja na galeria de www.dacp.pt.

Os portugueses continuam a cortar orelhas em Espanha.

É verdade que cada vez se vêm mais dogues com orelhas integras. Mas garanto-lhe que não é por ser proibido em Portugal, porque quem quer mesmo cortar orelhas vai a Espanha. É baratinho e tudo. Paga a viagem.
Hoje os criadores começam a deixar alguns exemplares com orelhas integras. Por um lado vão habituando-se à ideia de ter "orelhudos"; e por outro lado sempre têm um exemplar para poderem ir a França disputar qualquer coisa.

Acredite que conhecendo um pouco da casmurrice dos criadores (falo por mim também) só proibindo a exibição em ringue. De outra forma não se vai lá. Até são mais bonitos com orelhas cortadas. É a minha opinião, claro.

Um abraço,
montlilac
Membro Júnior
Registado: terça nov 30, 2004 8:54 pm

terça nov 30, 2004 10:00 pm

Olá, sou criador com exemplares campeões com orelhas integras e orelhas cortadas, e os exemplares com orelhas cortadas continuam nas exposições pelo simples facto que não existe lei alguma que o proiba em Portugal, existe sim a proibição da ordem dos Veterinários aos seus associados de o fazerem bem como algumas associações caninas. Mas para haver uma proibição efectiva e geral a lei tem que ir á Assembleia da Republica ser aprovada e vir no Diário da Republica, coisa que ainda não aconteceu, mas acredito que será para breve pois há directivas comunitárias para isso, e então sim os exemplares com orelhas cortadas serão proibidos nas exposições.
Estêvão Figueiredo
montlilac.com
german
Registado: segunda nov 29, 2004 4:34 pm

quarta dez 01, 2004 12:12 am

Olá,
eu estava a referir-me de facto aos dogues e só queria explicar o meu ponto de vista.
De facto eles ficam mais bonitos, é verdade, mas tenho visto aparecer, e não falo só nas expos, cachorros com corte de orelhas.
também sei que em certos países algumas raças não podem participar com orelhas integras, tipo presa canário e dogue argentino.
Actualmente fala-se tanto disso que de facto pensei que já fosse proibido, mas como esclareceu o montlillac pelos vistos não é.
Já agora, casalc, se de facto em Espanha (e não tou a por em causa, porque acredito) é legal e fica tão barato, é apenas por beleza? É que o afixo de Obiscos (acho que é assim que se escreve) tem um CH de Espanha com um cão de orelhas integras. Isso interfere na decisão dos juizes? Já ouvi dizer que as cortam para evitar otites, é verdade? Ou é simplesmente uma questão de estética?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta dez 01, 2004 12:37 am

Ahem...

desculpe discordar, mas sendo Portugal signatário de uma convenção européia que contempla nos seus artigos a proibição do corte de oelhas, é efectivamente proibido o corte das mesmas e nãos e trata de uma indicação da Ordem dos médicos veterinários, mas sim legislação europeia aceite por nós com a única excepção da repulsa de Portugal de uma alínea que consagra o corte de caudas...esse sim, permitido. Orelhas, é proibido...

Penso eu de que :)
montlilac Escreveu: Olá, sou criador com exemplares campeões com orelhas integras e orelhas cortadas, e os exemplares com orelhas cortadas continuam nas exposições pelo simples facto que não existe lei alguma que o proiba em Portugal, existe sim a proibição da ordem dos Veterinários aos seus associados de o fazerem bem como algumas associações caninas. Mas para haver uma proibição efectiva e geral a lei tem que ir á Assembleia da Republica ser aprovada e vir no Diário da Republica, coisa que ainda não aconteceu, mas acredito que será para breve pois há directivas comunitárias para isso, e então sim os exemplares com orelhas cortadas serão proibidos nas exposições.
Estêvão Figueiredo
montlilac.com
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
montlilac
Membro Júnior

quarta dez 01, 2004 1:33 am

Se me afirmam com tanta certeza que o corte de orelhas é proibido em Portugal agradecia que me fosse facultada a informação da portaria do decreto de lei em vigor para eu mudar a minha opinião sobre o assunto, até lá reafirmo o que disse atrás.
Sobre o corte de orelhas em si tenho para mim muitos argumentos contra e alguns a favor, mas como estou num mundo imperfeito e em constante competição alguns exemplares meus considero que ganham um grande mais valia com esse corte e utilizo-o, mas nunca como atrás foi dito (baratinho), da maneira que eu o faço é bastante dispendioso, e só em condições ideais, tais como saude excelente e idade correta, pelos 2 meses, altura em que a orelha é muito fina, bastando uma ligeira e breve anastesia e com os cuidados corretos em 5 ou 6 dias a orelha está completamente cicatrizada sem o cachorro se dar bem conta sequer do que se passou, mas acredito que na mão de curiosos e sem os devidos cuidados se transforme numa tortura...!
Nessa idade por vezes (aconteceu-me já 3 vezes) na brincadeira os cachorros com os seus dentes afiados rasgam a orelha uns aos outros e o visado pelo golpe nem se dá conta do sucedido.
Sobre a questão do dogue na exposição para alguns exemplares o corte é um mais valia em ring com certos juizes, mas para outros pode ser penalizador, como em quase tudo á pós e contras depende de muitos factores, eu só faço o corte quando acho mesmo que poderá haver uma diferença substancial, mas a grande maioria dos meus cães têm orelhas integras, mesmo alguns por opção para exposição.
Sem mais de momento.
Estêvão Figueiredo
www.montlilac.com
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta dez 01, 2004 1:43 am

Acho extremamente lógico que não acredite só na palavra, nem era isso que estava a quere dizer...

O Diploma em questão encontra-se aqui.

http://www.hospvetprincipal.pt/cepac.htm

suportado por

http://www2.dgv.min-agricultura.pt/Publ ... /27601.pdf

Pode confirmar que foi ratificado por portugal exceptuando a parte do corte de CAUDAS contactando a direcção geral de veterinária em
http://www.dgv.min-agricultura.pt/wps/portal

No que se refere ao corte de orelhas, tendo em vista o corte efectuado a ambas, o animal dá-se bem bem conta do que lhe é efectuado, sendo doloroso durante alguns dias e o que refere da anestesia rápida, pode ser se mal doseada uma forma de tortura, com riscos acrescidos se fôr anestesia fixa e não volátil.

Fique bem.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
montlilac
Membro Júnior

quarta dez 01, 2004 1:56 am

concordo que há um acordo de intenções como já o afirmei atrás (acreditando que está para breve a lei) mas o único orgão legislador do meu país é a Assembleia da Republica e as leis só se tornam efectivas depois de editadas no diário da republica, até lá são meras intenções de lei, portanto até me mostrar a portaria do diário da Republica continuo a reafirmar tudo uma vez mais.
Estêvão Figueiredo
www.montlilac.com
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta dez 01, 2004 2:08 am

Os decretos estão nos links que lhe deixei... Um decreto lei não é uma declaração de intenções..São eles :

dec Lei 276/2001 de 17 de Outubro...

dec Lei 13/93 de 13 de Abril...

Que como é lógico emanaram da Assembleia da República e estão publicadas nO Diário da República há já anos...

E como a Direcção Geral de Veterinária é a entidade responsável pela aplicação de algumas das alíneas, foi essa a razão de lhe dizer para o ver... Não sou eu que o digo note-se, é a lei...
montlilac
Membro Júnior

quarta dez 01, 2004 2:33 am

Esqueci-me de referir atrás que no decreto de lei que me mostrou que eu conheço, se reparar no 3º parágrafo do decreto de lei nº276/2001 de 17 de Outubro diz :
"Assim, para que a referida convenção POSSA SER APLICADA NO TERRITÓRIO NACIONAL importa complementar as suas normas, bem como defenir a autoridade competente e o respectivo regime sancionatorio."
Coisas que não tenho informação de já terem sido feitas e editadas no Diário da Republica, portanto ainda não mudei a minha opinião.Caso contrário como explicar que o clube português de canicultura continue a aceitar esses cães nas exposições sem qualquer problema, sendo esse assunto tão polémico e mediático.
Estêvão Figueiredo
www.montlilac.com
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta dez 01, 2004 2:52 am

Bem, eu não espero nem nunca esperei que fosse na minha palavra, por isso é que referi que se tem dúvidas a aplicação da lei deve contactar a Direcção Geral de Veterinária que o pode esclarecer... E sobre o que digo tenho certeza absoluta pois não vem de uma interpretação pessoal da lei mas do que me foi dito quer pelo gabinete da DGV quer da OMV.

O facto de o sr. não acreditar que a legislação existe e está aprovada não o iliba de se submeter a ela.

A DGV e a OMV deram informações precisas sobre a mesma e sobre o que é legal e ilegal... ou ( e agora num registo mais leve) acha que os vets portugueses ao deixarem de fazer cortes de orelhas tiveram um rebate de consciência ou querem ajudar os colegas espanhóis a ganhar dinheiro ? ;)

Os médicos veterinários seguem os decretos lei que referi. Por indicação quer da DGV quer da Ordem dos Médicos Veterinários.

As autoridades competentes e outras situações que refere não estarem definidas no decreto-lei que disse conhecer estão definidas no mesmo[/b] :o tem de ler o decreto lei todo até ao fim.

Quanto a ser polémico ? Não brinquemos :) Todos sabemos que não é polémico. Todos sabemos o subterfúgio usado quando se vai a Espanha cortar as orelhas...
Todos sabemos que por ex, a nova legislação de animais perigosos não está a ser seguida porque não existem meios para a supervisonar, como sabiamos desde o inicio... :)

Porque o CPC aceita cães de orelhas cortadas ? Simples...basta dizer que foi comprado lá fora... Talvez haja falta de vontade ;) ...não há falta de legislação.

Hélas

Fique bem :)
montlilac
Membro Júnior

quarta dez 01, 2004 3:22 am

OK, esses argumentos são válidos para si e para a sua actividade, para mim é pacifico, mas para mim continuo com a mesma opinião, neste momento em Portugal não é proibido cortar orelhas exactamente pelo motivo que referi na resposta anterior, normas, autoridade,e regime sancionatorio. O que me comenta é o facto já constatado por mim que os veterinários portugueses não o podem fazer, correcto, quanto ao resto a convenção só é totalmente aplicada no dia em que o tal parágrafo do tal decreto de lei esteja totalmente resolvido...! Nesse dia garanto-lhe que o clube português de canicultura não deixa entrar cães com orelhas cortadas nos cães nascidos depois da data da lei, e vai aceitar os nascidos antes.Foi assim em todos os outros países e penso que aqui não vai ser diferente.
Estêvão Figueiredo
www.montlilac.com
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta dez 01, 2004 4:02 am

montlilac Escreveu: exactamente pelo motivo que referi na resposta anterior, normas, autoridade,e regime sancionatorio.
Exacto, normas, autoridade, e regime sancionatorio, esses, que se encontram de facto descritos no decreto lei referido, e que acho estranhissimo que não os consiga ler, mas enfim..Outros que quiserem ler o decreto até ao fim com atenção vão encontrá-los lá e tirarão as devidas conclusões. :)

E claro que toda a gente que vai cortar orelhas lá fora, a Espanha o faz por prazer e para comprar caramelos ;)

Fique bem e até um dia destes.
montlilac
Membro Júnior

quarta dez 01, 2004 4:28 am

OK, dou-me por satisfeito pela conversa, tenho um advogado amigo com um dogue meu que me diz não valer a pena discutir o assunto só com esse decreto de lei pois a sua aplicação é controversa porque existem outros, e não podemos ver a árvore mas sim a floresta e aí a coisa complica-se, basta nomear o assunto das touradas...!
E também para quem faz exposições no estranjeiro como eu deixou de ser de todo compensatório pois já quase toda a Europa não aceita o corte de orelhas, como tal já tinha decidido deixar de o fazer...
Agora como já é muito tarde vou dormir para amanha cedo dar a papinha aos meus "golutões" com "orelhas"...
Boa noite
Estêvão Figueiredo
www.montlilac.com
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta dez 01, 2004 4:38 am

Eu também tenho vários advogados amigos meus com dogues meus, e áté juizes, veja lá, que me darão um jeitão quando tivemos todos de nos preocupar com a lei abortiva dos animais perigosos mas não lhes vou perguntar sobre o corte de orelhas;). Os advogados tem dificuldade quando não estão familiarizados, em se meter na legislação sobe animais...

Basta-me saber que a entidade em Portugal responsável pelo bem estar animal é a Direcção Geral de Veterinária e confiar nela a esse respeito. bem como os juristas que lá prestam serviço ;)

Barrancos.Ui,ui...isso é mesmo outra história..Mas sempre que se fala disso no fórum dos direitos dos animais, dá tourada :p :)

Boa noite e fique bem mais os seus cães. bem pecisamos de tratr dos nossos orelhudos porque com histórias de dogues como as que estão no fórum generalista dos cães...isto está mesmo entregue à bicharada :)
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”