Ai as orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quarta dez 01, 2004 9:52 pm

Boas!!

Voltando à mesma historia do costume!!

E o Estalão...não conta para nada????


Abraços

Arcanjo (Dono de um orelhudo he he he he)
montlilac
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: terça nov 30, 2004 8:54 pm

quarta dez 01, 2004 11:33 pm

Olá, no estalão já nem se fala no corte pois o dono do estalão é a Alemanha o 1º pais a abolir o corte á já muitos anos, mas nos países em que é permitido os juizes aceitam julgar pela tradição de mais de 1 século desse mesmo corte, desde o aparecimento da raça; mas já aconteceram episódios de juizes que não julgam esse exemplares, por isso normalmente quando os juizes são convidados esse assunto é logo esclarecido para não se proporcionarem situações desagradáveis durante as exposições.
Estêvão Figueiredo
www.montlilac.com
Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta dez 02, 2004 3:14 pm

Boas!!!

Pois....só cá em Portugal é que nunca avisam ninguem...so pode...pois garanto sem qualquer dúvida que ao Julgar dois cães ambos exelentes um com orelhas inteiras outro com orelhas cortadas quem ganha é o de orelhas cortadas...já assisti a muitas dessas acredite..Até ja tive um juiz a dizer que o cão era Exelente mas como não tinha as orelhas cortadas nao fazia o seu genero...

A meu ver...as orelhas cortadas hoje em dia só têm a vantagem de disfarçar más orelhas...esta é a verdade...não me falem em mais bonitos ou menos bonitos...fala-se sim são das mas orelhas...mal desenhadas mal inseridas...e com o corte isso é completamente disfarçavel...alias ate digo mais...o corte de orelhas proporciona ao Juiz uma elusão optica de mais stop no cão e muito mais paralelismo na cabeça.

O estalão como ja disse noutro post..deveria ser a batuta do Juiz...logo o proprio juiz nem sequer deveria ter que ser avisado...deveria simplesmente seguir o estalão e mai nada...se não se fala de orelhas cortadas..logo não deveriam sequer poder ser expostos.


Quanto a questões oriculares...bem...ainda alguem tem que me provar que as orelhas cortadas são menos propicias a gerar problemas.

Mas o que me chateia mais...é cada vez mais os nossos Dogues estarem a parecer-se com Dobermanns...tanto na magreza...como ate em angulações...so vejo Dogues "americanados"...sem osso...sem substancia...frageis.. isso sim lamento...e ninguem faz nada!!


Abraços

Arcanjo
montlilac
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: terça nov 30, 2004 8:54 pm

quinta dez 02, 2004 10:01 pm

ok, respeito a sua opinião concerteza fruto da sua experiência, mas em nada me identifico com ela, tenho uma cadela (vicki) campeã de PORTUGAL e do DOGUE ALEMÃO CLUBE DE PORTUGAL com orelhas integras, e no inicio do próximo ano vou por mais exemplares em exposição com orelhas integras, pois embora ache que há muitos juizes maus, acredito (por experiência) que mesmo esses sabem que a interpretação de um cão é um acto muito complexo e difícil onde as orelhas é um de centenas de pontos a considerar...
E em relação á americanização dos nossos dogs, além de não me identificar pois sou totalmente contra, mas também sou contra transformá-los em mastins.E também parto do principio que não conhece os meus cães, pois em nada me identifico com a sua preocupação no futuro do dogue em PORTUGAL, pois sou português e tenho dezenas de certificados de excelente em exposições internacionais e monográficas passados por juizes especialistas na raça da alemanha, frança, italia, suiça, holanda, espanha, hungria, belgica,... e onde incluo este ano no campeonato da Europa um 1º lugar (CH da EUROPA) e dois segundos lugares, conjunto de classificações que eu saiba nunca antes conseguidas por nunhum criador portugues;e vou lembrar também que existem outros exemplares além dos meus a baterem-se de igual para igual com os melhores exemplares do mundo em rings com a presença dos melhores juizes do mundo, coisa que até poucos anos atrás era uma miragem, como tal a meu ver nunca antes PORTUGAL teve tão bons exemplares como agora, MUITO POUCOS é certo mas esses a muito bom nível.
Estêvão Figueiredo
www.montlilac.com
casalc
Membro Veterano
Mensagens: 266
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Localização: 5 dogues e 3 pinscher
Contacto:

quinta dez 02, 2004 10:08 pm

Arcanjo Escreveu: Mas o que me chateia mais...é cada vez mais os nossos Dogues estarem a parecer-se com Dobermanns...tanto na magreza...como ate em angulações...so vejo Dogues "americanados"...sem osso...sem substancia...frageis.. isso sim lamento...e ninguem faz nada!!


Abraços

Arcanjo
Eu faço. Faço os possiveis para incrementar a massa óssea mesmo prejudicando outros aspectos. Porque um dogue tem que ter osso!

De certeza que não te dói mais a ti do que a mim ver os canitos dos "cowboys lá da terra" que aparecem nas exposições nacionais, a meio da tarde, para exibir o seu cão gigante.
Quando deparam com os dogues que estão a concurso - ainda por cima os melhores, porque ficaram para as finais de grupo da tarde - ficam parados, boquiabertos e desgostosos por saberem que afinal foram enganados.
A mim doi-me ver isto. Dói-me, porque sei que a relação entre aquele cão e o dono pode ter ficado abalada, e isso é mau para os dois.
Já vi isto na Batalha, em Coimbra, no Porto e em Sintra. É geral!
Depois aparecem os menos informados que perguntam " -Não são da mesma raça pois não?"

E por falar em Dogues... O Golias vai à Batalha?

Um abraço,
Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta dez 02, 2004 10:54 pm

Boas!!

montlilac é obvio que conheço os seus cães e muito bem..e ate´acho que me expressei mal pois pareceu-me que levou isto para os seus lados coisa que não era para ser levada...para ser franco gosto muito dos seus cães...bons cães mesmo...logo acho que está a fazer um bom trabalho, mas não deixa de ser verdade que a comparação que fiz é verdadeira...pois passei por ela....logo não é o diz que disse e se ler bem todos os posts deste forum verá o porquê de eu dizer isso...

Seja como for os seus cães são como é obvio muito diferentes das linhagens que eu chamo de "americanadas"..logo..bom trabalho!! ;)

casalc...ui...ja me aconteceu varias vezes...fazer comparações e pensar "lindo cão poxa...quem me dera ou mesmo poxa o Golias não lhe chega aos calcanhares" mas também já me aconteceu pensar "poxa...o meu cão perdeu praquilo???" portanto estamos quites!

Não vou participar na Batalha...vou apenas ver, neste momento o Golias é um cão de trabalho he he he he...vou mudar esta coisa dos Dogues so servirem para Beleza e companhia...aguarda-me vou ter novidades em breve e conto com o apoio do DACP...pois é uma exelente ideia...que ja comçou a ser posta em pratica...

Abraços

Arcanjo
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta dez 02, 2004 11:09 pm

casalc Escreveu: .
Quando deparam com os dogues que estão a concurso - ainda por cima os melhores, porque ficaram para as finais de grupo da tarde - ficam parados, boquiabertos e desgostosos por saberem que afinal foram enganados.
Nem mais... e lemos aqueles anúncios giros...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
montlilac
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: terça nov 30, 2004 8:54 pm

sexta dez 03, 2004 12:29 am

Olá, bem talvez não me tenha também eu expressado bem, não é que me tenha sentido tocado, foi mesmo só dar a minha opinião sobre a situação actual que acho melhor que antes, pois agora já temos cá dogues de top mundial o que antes não acontecia; agora no que se refere á generalidade do dogue concordo totalmente e nem acho que vá melhorar enquanto o conhecimento de quem compra os exemplares for tão superficial e despreocupado em relação á aquisição, escudando-se no facto de ter dado dinheiro pelo cão ser suficiente para ter um bom exemplar, mas infelizmente os cães em geral e os dogues ainda pior não são como os sofás que saem todos iguais da linha de montagem, o que deixa á consciência do criador e á informação e bom senso de quem compra a melhoria ou não...!? da raça.Os clubes só podem ajudar, informar, e infelizmente têm poucos meios para fiscalizar, e mesmo assim não podem proibir a criação de maus exemplares desde que dentro de certos parametros e com saude e de origens documentadas, como tal pode-se considerar a criação uma mistura de ciência e arte logo não pode ser excessivamente regulamentada.Neste momento o único meio de alguma certificação serão as exposições com juizes especialistas na raça e não juizes de outras raças que já se sabe são simples curiosos do dogue na sua maioria, e as provas dadas do criador pelo seu trabalho e seriedade.Mas não chega haver criadores serios enquanto a maioria dos futuros possuidores de dogues telefonarem com a unica preocupação de saber o preço do cão e se tem um disponivel para logo á tarde na cor y,eu nesse caso normalmente digo que se enganou no numero e que se deve dirigir ao IKEA, mas digo-o com educação é claro porque sei que a maioria não para para pensar no absurdo que está a fazer, e normalmente só 1 ou 2 anos depois de adquirir um dogue baratinho e muito bonitinho é que se apercebe que se enganou no julgamento da ordem de valores e garantias. Mas não tenho duvidas que esse continuará a ser o grosso do mercado do dogue e os bons serão sempre para uma minoria preocupada e com humildade suficiente para gastar algum tempo a informar-se e sabedora de que o nível de saúde de um cachorro que nasce com 600 gr e aos 12 meses tem 60kg é proporcional ao bom ou mau investimento no cuidado que temos nele nos primeiros meses, e quase sempre aqui como em muitos casos o barato sai muito caro, e um bom investimento no ínicio vai gerar poupança, felicidade e bem estar futura. Mas volto a afirmar que a qualidade está nas mãos de quem compra e não em algum orgão regulador milagroso...!?Se quem procura não valoriza o trabalho de quem faz bem, esses desistem e em então aparecem os "negociadores" de cães a tomar o lugar dos criadores. E aí o comprador desculpabiliza-se do seu acto muitas vezes impulsivo culpando todos os criadores que são todos uns impostores quando na maioria nunca sequer estiveram perto de um CRIADOR, que dá a sua cara e se responsabiliza seriamente pelo seu trabalho.Bem acho que já dá para perceber o que penso no geral sobre o assunto "né", também aqui não vejo sinais nenhuns de retoma................!.........?
chau
Estêvão Figueiredo
www.montlilac.com
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

sexta dez 03, 2004 3:19 am

Boas noites.
Tenho seguido com agrado este tópico porque já me deu para aprender mais um pouco sobre os nossos dogues. Vejo com agrado também, um nome que nunca tinha visto nestes lados e que para bem do fórum vem dar uma palavra com conhecimento e experiência a alguns níveis que penso que nenhum de nós possui.
Em relação ao corte de orelhas posso dizer ao arcanjo que recentemente adquiri uma cadela que tem umas orelhas a meu ver perfeitas e mesmo assim optei pelo corte! Não para disfarçar mas sim porque gosto mais! Além de que arcanjo deve saber que ao cortar as orelhas tem-se um processo de alguns meses pela frente para que elas fiquem direitas, e no caso de algum incidente e as orelhas não ficarem correctas duvido que este venha a conseguir ganhar qualquer coisa em ringue, tem mais risco de “estragar” um cão para ringue cortando as orelhas do que deixando-as integras.
Ângulações traseiras são indispensáveis num dogue bem construído.
De certo que temos em Portugal alguns excelentes dogues mas também já os houve no passado como por exemplo, Glenn v.d. Gistelbeek Campeão de Portugal, Bélgica e Internacional propriedade de Carlos Casais (in “El nuevo Libro del Dogo ALEMÁN”). Embora de criação portuguesa deverá ser um grande se não o melhor momento do Dogue em Portugal.

Cumprimentos, Tiago Fernandes.
fmanson
Membro
Mensagens: 153
Registado: segunda mai 26, 2003 2:55 pm
Localização: Quatro dogues, Panda, Lee, Eva e Bjanka
Contacto:

sexta dez 03, 2004 12:06 pm

Sim senhor, meus amigos também venho a seguir com atenção este tópico e é deveras interessante ver presenças de pessoas tão importantes no desenvolvimento dos nossos dogues. Também ando a ler com atenção o que se escreve por aqui, RECOMENDA-SE!!!!!
casalc
Membro Veterano
Mensagens: 266
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Localização: 5 dogues e 3 pinscher
Contacto:

sexta dez 03, 2004 10:38 pm

TiagoFernandes Escreveu: Embora de criação portuguesa deverá ser um grande se não o melhor momento do Dogue em Portugal.

Cumprimentos, Tiago Fernandes.
Olá Tiago.

Por mim, o cortejo ainda vai no adro. Roma e Pavia não se fizeram num dia. A seu tempo lá chegaremos...

Uma abraço,

e à Batalha? vais ou estás a guardar-te para 2005; ano grande para o Dogue?
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

sábado dez 04, 2004 4:15 am

Muito boas noites.
É claro que mesmo se estivermos no melhor momento da criação portuguesa muito caminho temos pela frente para melhorar, faço de suas as minhas palavras.
Mas sempre que falo nisto fico sempre um pouco reticente porque o conhecimento que tenho sobre a história do dogue a nível geral e mais concretamente a nível nacional é reduzido. Um dos temas que já abordei pessoalmente mas que não foi muito alargado foi este mesmo de como é que a criação de dogues foi em Portugal? Li algumas muito poucas e ouvi por alto outras de criadores que tinham bons cães mas que rapidamente deixaram de criar e pouco mais soube da criação em Portugal, o que pedia é que quem soubesse o percurso que percorremos, as pessoas que o caminharam e como foi conduzida essa criação nos desse a graça de aprender mais umas coisas.

Batalha vai-me ser mesmo impossível este mês é finalmente o muito aguardado (como sabe o tempo e a ansiedade, esperado com paciência mas chegou!) e tenho uma grande despesa pela frente e pouco tempo livre, mas de certo que para 2005 voltarei a estar presente nas expôs para alimentar o bichinho e conviver convosco pessoalmente que tem um interesse e um sabor completamente diferente que as letras aqui lidas!

Muito Obrigado, Tiago Fernandes.

P.S. Isto parece estar a animar :) já chega de trelas e rações….
fmanson
Membro
Mensagens: 153
Registado: segunda mai 26, 2003 2:55 pm
Localização: Quatro dogues, Panda, Lee, Eva e Bjanka
Contacto:

domingo dez 05, 2004 1:40 am

Olá pessoal, ando a seguir a passo este tópico pois tenho aprendido lago que faz falta a qualquer um, no entanto, quero aprender mais mais e mais pois a minha procissão ainda não nasceu -mas já está fecundada- mas espero no próximo ano puder compartilhar com todos vós a empatia que todos sentimos por estes maravilhosos cães e gostava de puder contar com todos sem excepção, pois quando penso em começar a participar nos ringues no próximo ano, sinto-me algo intimidado porque ao vosso lado sou ainda muito verde. Pena é que, na realidade, por vezes não existe uma relação salutar entre criadores da raça, mas é tudo uma questão de dar tempo ao tempo - acho eu - e as mentalidades vão ao sitio.
Cumprimentos a todos,
Frederico
Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

domingo dez 05, 2004 7:52 pm

Boas!!

fmanson...quem lhe contou essa historia de não haver "ligações" entre os Criadores...poderá sim existir competição..mas isso é de salutar e só melhora a qualidade dos nossos Dogues.

SO uma achega..já vi os Criadores mais distantes uns dos outros..neste momento até acho que as coisas estão muito boas e ficarão de certeza melhor...quando o meu Golias cruzar LOLOLOLOL

Abraços

Arcanjo
fmanson
Membro
Mensagens: 153
Registado: segunda mai 26, 2003 2:55 pm
Localização: Quatro dogues, Panda, Lee, Eva e Bjanka
Contacto:

segunda dez 06, 2004 12:03 am

Arcanjo, com todo o respeito por todos, já vi cenas lamentáveis entre criadores......... Sei bem que existe sempre lugar á competição e é de facto salutar no desenvolvimento e qualidade mas nem senpre a competição é encarada com peso e medida certa.
De facto espero poder contar com todos no próximo ano quando entrar em cena(muito verde), nem que seja pelo menos para aprender muito mais....
Fiquem bem,
fmanson
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”